Menu

Curiosidades sobre a Fenarreco em Brusque

Quer saber tudo sobre uma das principais festas de Santa Catarina no mês de outubro? Conheça aqui as curiosidades sobre a Fenarreco em Brusque.

Localizada no Vale do Itajaí de Santa Catarina, Brusque foi praticamente uma colônia de alemães no século XIX. Foram eles os primeiros imigrantes a desbravarem o território que hoje é o nosso belo município. 

Na bagagem, estavam os hábitos, costumes e tradições do povo do velho continente que mesmo após 160 anos de colonização, ainda continuam vivas no imaginário social da população, seja na arquitetura, na gastronomia, no idioma, no estilo das roupas ou então nas boas festas de outubro. 

E por falar em festa, a cidade de Brusque é casa de uma das principais festas do Vale do Itajaí: a Fenarreco. E é sobre as curiosidades dessa festa tão popular que ocorre todos os meses de outubro que falaremos neste artigo. 

Ainda não conhece a festa? Então confira o material que nós preparamos especialmente para você!

Uma cidade que cultiva as tradições


Ano após ano, muitas coisas podem mudar. Mas o que está enraizado no coração de uma população - isso não muda nunca. 

É mais ou menos assim que funciona a tradição germânica brusquense. As heranças estão presentes arquitetura da cidade, com a predominância de residências e prédios com os traços enxaimel, principal técnica arquitetônica dos alemães; na vestimenta com os trajes típicos para homens e mulheres; no estilo musical (Schlager) que é tocada em restaurantes, bares e nas festas do município; e, é claro, na gastronomia, servindo pratos como: strudel, joelho de porco, salsichas, marreco recheado e cucas. 

E sabe onde você consegue encontrar todas as tradições juntas, em um único lugar? São nas grandes festas de outubro, presentes em todo o Vale Europeu de Santa Catarina! 

Principais festas de outubro no Vale Europeu


As festas do Vale Europeu são sinônimo de boa música, regada a muita cerveja e chopp. É diversão garantida, com opções de eventos para todas as idades. 

Vamos conhecer alguns que agitam a região catarinense? 

OktoberFest - Blumenau


É claro que a gente não poderia deixar de começar falando da maior festa germânica das américas!

A OktoberFest Blumenau é um evento referência. Reúne mais de 1 milhão de pessoas durante os seus 21 dias de alegria e diversão. 

Durante o mês de outubro, toda a cidade para! Os hotéis enchem e as ruas são tomadas por turistas e amantes da cultura alemã.

Na rua XV de Novembro que fica no centro da cidade, todos os dias há desfiles com carros alegóricos junto com os foliões.

Todas as ruas da área central e nos arredores do Parque Vila Germânica, local onde é sediada a festa, ficam decoradas com as cores escolhidas para a edição do evento, trazendo uma beleza extraordinária para Blumenau.

Festa do Imigrante - Timbó



A Festa do Imigrante teve início nas comemorações do aniversário de colonização do município de Timbó, fundado em 12 de outubro de 1869 e, a partir daí, o festejo vem preservando e resgatando as tradições dos colonizadores locais. 

No evento, há bailes, danças folclóricas, desfiles típicos, apresentações musicais, esportivas e recreativas, além da gastronomia típica alemã, italiana e brasileira. 

Diversificadas são as bandas, shows e gastronomia que animam as noites no Pavilhão de Eventos “Henry Paul” e no Pavilhão Cultural.

A Fenarreco em Brusque marca presença todos os anos no calendário 



E é claro que não poderíamos esquecer a grande Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco, realizada todos os anos no mês de outubro em Brusque.

A Fenarreco é mais uma das grandes propulsoras do turismo catarinense no mês de outubro. Desde 1985, o evento ocorre todos os anos com turistas do Brasil inteiro que vêm até Brusque se divertir e conhecer mais da cultura germânica. 

A festa tinha como foco inicial, a divulgação do prato típico da cozinha alemã, o marreco recheado Uma tradição trazida pelos imigrantes que no continente europeu utilizavam o ganso como elemento principal na ceia natalina. 

A iguaria trouxe a combinação entre o exótico e o tempero da região, tornando-se referência a curiosos e visitantes.

A partir dessa procura surgiu, então, a ideia da criação de uma festa gastronômica na cidade, contudo devido às catástrofes que assolaram a região nesse período, essa idealização só pôde ser concretizada no ano seguinte em 1986.

Curiosidades sobre a Fenarreco



Ficou curioso sobre como funciona esta grande festa? Calma! A gente separou algumas curiosidades para você saber tudo sobre a Fenarreco. 

Festa como propulsora da economia 



Brusque, assim como a maioria das cidades do Vale do Itajaí, é cortada por rios. Em diversos anos de sua história, o município sofreu com enchentes de diversos portes, o que fez muita gente perder tudo o que tinha, como foi o caso de 1985.

Por isso, os moradores da época não mediram esforços para achar uma maneira de trazer a alegria e novos investimentos para o município. Assim foi criada a Fenarreco. 

O mesmo ocorreu em Blumenau, que ficou devastada nos anos 80 por conta das fortes chuvas. Este espírito de renovação sempre foi um grande marco dos imigrantes alemães.

A festa teve mais sucesso do que a organização esperava



Na primeira edição, os organizadores não esperavam um imenso público. Por isso, reservaram somente um número limitado de chopp e carne a ser dividido entre os 10 dias de programação.

Entretanto, o sucesso foi tão grande que essa estimativa acabou logo nos primeiros dias. 

Com muita gente reunida, Brusque enfrentou grandes dificuldades, principalmente com comunicação e mobilidade urbana, precisando contar com o apoio das forças de segurança pública para dar conta de tanta gente em um mesmo lugar.

Competições esportivas



Nem só de chopp e dança vive a Fenarreco! Também tem muita diversão e competição esportiva.

Você já ouviu falar da corrida do tamanco, da  serra-serrador e da corrida do saco? Esses são alguns dos desafios que a organização proporciona para os foliões. 


curiosidades sobre a fenarreco



E tem gente que leva a sério estes desafios, treinando o ano inteiro para fazer bonito e levar a faixa de campeão para a casa! As competições são realmente bem disputadas! 

Tem uma ala exclusiva para matar a fome



Geralmente em grandes festas como a Fenarreco, a seção alimentícia não é muito agradável. Mas, em Brusque, dá pra dizer que existem opções de banquete! 

Bateu a fome no meio da noite e você quer jantar? Tem buffet típico à sua espera. Ou então, prefere um lanche? Também tem esta opção. 

Na Fenarreco, ninguém passa fome! 

Paraíso para os fãs de chopp artesanal



A maioria das cidades do Vale Europeu são excelentes na produção de cerveja e chopp artesanal. As festas de outubro, portanto, são uma vitrine para conquistar novos consumidores. Por isso, existem muitas opções de chopp! 

Um dos momentos mais aguardados é a sangria do primeiro barril de chopp, que geralmente acontece no Pavilhão de Eventos e que marca o início da festa todos os anos.


curiosidades sobre a fenarreco



Conclusão



No artigo de hoje você conheceu um pouco mais sobre a cultura e tradição no Vale do Itajaí e também curiosidades sobre a Fenarreco em Brusque, uma das principais festas anuais da cidade.

E aí, deu para sentir vontade de conhecer o evento? Nós te garantimos que vale muito a pena!  

Desde a primeira edição, ele traz enraizado seus laços culturais e garante diversão propícia para toda a família, desde as crianças até os idosos. Não deixe de conhecer.

Além disso, não perca a oportunidade de ficar por dentro de tudo sobre a cidade de Brusque e assine a nossa newsletter! Aqui no Blog da Moresco trazemos conteúdos atualizados com tudo que possa interessar ao povo brusquense. 

E não esqueça: deixe também a sua sugestão de temas que quer ver por aqui, pois adoramos responder as suas dúvidas. Até a próxima!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)