Menu

Como é o clima em Brusque - SC?


Uma das cidades mais agradáveis para se viver no Brasil, saiba aqui como é o clima em Brusque. 





O Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, é um dos poucos Estados brasileiros que contam com um clima muito peculiar.





Isso porque o estado possui, por exemplo,a cidade mais fria do Brasil - que é São Joaquim, na serra catarinense -, onde inclusive há vários registros de neve.





Ao mesmo tempo, Santa Catarina tem um litoral privilegiado que conta com clima ameno durante o ano todo..





No entanto, em geral, é um estado caracterizado por um clima que conta com dias úmidos e temperaturas médias, que variam entre 13 e 25 graus.





Mas, como será que funciona o clima na cidade de Brusque?





É exatamente sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje.Aqui você conhecerá quais são os principais aspectos do clima dessa linda cidade do Vale Europeu.






Também falaremos sobre os principais aspectos que influenciam o clima na região e a média anual de temperatura





Fique com a gente e confira tudo que você precisa saber sobre as características do clima em Brusque.





Pensando em morar em Brusque? Pois devia!




como é o clima em brusque




Se já passou pela sua cabeça a ideia de morar em Brusque, saiba que essa cidade te espera! E podemos garantir que você não irá se arrepender caso esteja pensando em se mudar.





Ela é famosa por sua qualidade de vida indiscutível, e é considerada uma das cidades menos violentas do Brasil. Isso sem mencionar que também possui um povo acolhedor e tranquilo, com muito respeito pelas suas origens.





E não é só isso. Brusque é considerada a 14ª cidade catarinense melhor pontuada no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)., com pontuação de 0,795.





Entre os itens levados em conta para se chegar a este número, estão a educação, longevidade e renda. Quanto mais alto o índice de desenvolvimento humano, significa que mais qualidade de vida o município oferece aos seus habitantes.





Brusque também tem uma forte indústria, especialmente por ser conhecida como o berço têxtil e concentrar diversas fábricas de tecido.





E se para você, é preciso morar em um local onde não faltem opções de lazer, estamos dizendo: este lugar é o seu lugar!





A cidade conta com uma infinidade de clubes esportivos e de lazer, onde você pode aproveitar e usufruir curtindo ao mesmo tempo em que se exercita..









Por aqui, parques, praças, trilhas e cachoeiras irão permitir que a cada folga ou fim de semana você conheça um lugar diferente mesmo dentro da cidade e nos seus arredores.









A natureza de Brusque é, sem dúvidas, valiosíssima. Por isso outro passeio indispensável na cidade é conhecer o Parque Zoobotânico.





Uma localização privilegiada em Santa Catarina





Brusque é conhecida por ter uma localização privilegiada e estratégica no Estado de Santa Catarina. A cidade está localizada no chamado Vale Europeu, dentro do Vale do Itajaí.





E apesar de não contar com litoral, está muito bem ‘acompanhada’ de cidades vizinhas que oferecem praias badaladas ou calmas, com águas cristalinas ou ideais para a prática de surf.





Praias como as de Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Florianópolis e Itajaí podem ser visitadas em menos de uma hora partindo de Brusque, e são ótimas alternativas para um passeio de fim de semana com o famoso bate-e-volta.





Na Capital Florianópolis, distante menos de 70 quilômetros de Brusque, a quantidade de praias privilegia qualquer tipo de turista.





Desde os que buscam ondas para  surfar até quem quer apenas a tranquilidade de uma areia branca em águas calmas - tudo isso a poucos minutos de carro de Brusque.





Além disso, cidades como Blumenau, a capital cervejeira, também fica pertinho de Brusque. A dica é visitar a cidade em março, quando acontece o Festival da Cerveja, ou em outubro, quando é realizada a famosa Oktoberfest.





O fato é que morar em Brusque não significa apenas usufruir das programações e atrações brusquenses. Significa aproveitar tudo o que essa rica região no Estado de Santa Catarina tem para oferecer a você!









Como é o clima em Brusque





Brusque está localizada a 22 metros acima do nível do mar e apresenta um clima quente e temperado. O clima da cidade é considerado, na definição teórica de Köppen, como ‘mesotérmico úmido’. 





Isso significa que ele se apresenta sem estação verdadeiramente seca, com os seus verões tipicamente quentes e com uma temperatura média anual de 20ºC.





Geralmente, o verão brusquense é morno e o inverno costuma ser ameno. Durante todo o ano, costuma chover significativamente, e o céu é parcialmente encoberto.





Em geral, a temperatura na cidade varia entre 13 e 29 graus. No verão, não costuma passar dos 32ªC, e no inverno, dificilmente chega a menos de 8ªC.





De acordo com o Índice de Turismo, quem quer aproveitar atividades em clima de verão em Brusque precisa programar para visitar ou estar na cidade entre o fim de março até o meio de junho, e do início de agosto até o fim de novembro.





O mês mais quente do ano na cidade é janeiro, quando a maior parte das regiões brasileiras chegam ao auge do verão. Já o mês mais seco do ano é julho, que geralmente conta com 88 milímetros de precipitação.





E o mês no qual mais chove em Brusque é em fevereiro, com uma média de 205 milímetros de chuva no mês. A média de chuva anual na cidade é de cerca de 1.700 milímetros.





Outros índices interessantes sobre o clima em Brusque




como é o clima em brusque




A cidade também já recebeu outros eventos climáticos curiosos, como foi o caso do que aconteceu no ano de julho de 2013. 





Naquela época, a cidade foi uma das várias regiões do Vale do Itajaí que registrou ocorrência de chuva congelada e neve.





Naquele ano, Brusque foi a cidade mais ao norte do Hemisfério Sul que recebeu neve no centro da cidade. Isso aconteceu durante a madrugada de 23 de julho de 2013 e durou poucos minutos.





A umidade do ar da cidade é relativamente alta, e conta com uma média anual de 65%. Já os períodos mais abafados do ano em Brusque costumam durar pouco mais de 7 meses - geralmente entre os meses de outubro a maio.





Nesse período, o tempo costuma ficar mais abafado, opressivo ou até mesmo extremamente úmido.





É no mês de fevereiro que está o dia mais abafado do ano, com condições abafadas durante mais de 90% do tempo.





Conclusão





Você acabou de conhecer algumas das principais características de como funciona o clima em Brusque e o que influencia cada fenômeno climático que ocorre na cidade.





E também reforçamos os motivos pelos quais vale a pena escolher Brusque para morar e viver com tranquilidade.





Se você ficou com dúvidas ou gostaria de ver algum outro tema por aqui, não esqueça de deixar nos comentários a sua opinião.





Lembrando que, se sua vontade é morar na Capital da Paz, nós da Moresco estamos prontos para ajudar você a encontrar o seu melhor imóvel.









Não deixe de entrar em contato conosco e vamos juntos colocar o seu sonho em prática!


Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)