Menu

Vantagens de morar no centro de Brusque

Quem conhece as cidades do interior sabe que a melhor opção é, sempre, morar no centro. Ficar pertinho de supermercados, lojas, farmácias e escolas é um fator determinante quando estamos pensando em qual imóvel escolher. Com o centro de Brusque, isso não é diferente.

A cidade que é considerada a Capital da Indústria Têxtil por estar consolidada no cenário nacional como um dos maiores polos brasileiros quando o assunto é fabricação de tecidos, tem no seu centro tudo que um morador precisa bem pertinho. 

Além da localização privilegiada, no texto de hoje você acompanha aqui os principais motivos que fazem o centro de Brusque ser o local certo para você.

Fique com a gente e confira!

Onde está localizada a cidade de Brusque? 


Brusque é uma cidade que fica na região do vale do Itajaí de Santa Catarina. É a 12ª maior cidade do estado. Segundo estimativa do IBGE, a população de Brusque em 2019 já era de aproximadamente 140 mil habitantes. 

É cercada pelo rio Itajaí-Mirim, bem como toda a região do Vale e do Alto Vale do Itajaí e está cerca de 100 km de distância da capital Florianópolis. 

Sua proximidade com o litoral norte catarinense (Itajaí e Balneário Camboriú), também contribui para o destaque da cidade no cenário estadual.

As raízes culturais de Brusque


centro de brusque

Assim como nas cidades da região, Brusque teve o início da sua colonização nas margens do rio Itajaí-Mirim. 

Tudo começou com a chegada do nobre austríaco Barão von Schneeburg, que liderava 55 imigrantes alemães, vindos do Grão-ducado de Baden, no sul da Alemanha, em 1860. 

O período foi marcado por grande imigração alemã a todo Brasil para a substituição da mão de obra, que até então, era escrava.

Em 4 de agosto de 1860, o núcleo formado pelos imigrantes batizou o local como: Colônia Itajahy. E a chegada de imigrantes oriundos da Alemanha e dos países baixos foi intensa. 

Em 1890, a cidade foi batizada de Brusque, em homenagem ao presidente da província de Santa Catarina, o gaúcho Francisco Carlos de Araújo Brusque. 

Por suas raízes, Brusque herdou uma cultura fidedigna aos seus colonizadores, seja na arquitetura, gastronomia, literatura, nas festas populares e no estilo de viver.

Durante as décadas que ainda estavam sob o império de Dom Pedro II, Brusque recebeu diversos imigrantes britânicos, irlandeses e americanos, estes, que fugiam da guerra de secessão.

O centro da cidade: um dos melhores bairros para morar em Brusque


Uma cidade com uma história tão avivada no seu cotidiano, Brusque tem se desenvolvido muito nos últimos anos. 

A cidade dos tecidos, como também é conhecida, não para. E o desenvolvimento urbano está por todos os lados, mas, principalmente, na região central da cidade.

Então, fica conosco para conhecer um pouco mais sobre o centro de Brusque.

Arquitetura Germânica


Apreciar uma arquitetura histórica, com certeza, é um benefício de quem mora nas proximidades do centro de Brusque. 

Assim como Blumenau e Pomerode, cidades que também são de predominância alemã, muitos edifícios de Brusque foram foram conservados com o estilo arquitetônico germânico. 

O estilo enxaimel baseia-se na montagem de paredes com hastes de madeira que tem seus espaços preenchidos por pedras ou tijolos. O telhado inclinado dessas construções justifica-se pelo clima alemão, que tem períodos muito úmidos e chuvosos. A estrutura inclinada serve para preservar a madeira da chuva.

A Prefeitura de Brusque é um exemplo tradicional da preservação da cultura alemã na arquitetura da cidade. 

Fica perto de tudo


Estar no “epicentro” da cidade ajuda muito. Evitar longos deslocamentos e até aquele tempo perdido no trânsito é essencial para uma melhor qualidade de vida em qualquer lugar. 

No centro de Brusque você pode ir caminhando a bons mercados, farmácias, lojas de roupas, cosméticos e tem acesso ao comércio em geral. 

Por ter uma localização privilegiada na cidade, a valorização imobiliária do centro chama bastante a atenção, pois é uma boa oportunidade para investimentos a longo prazo. 

Praça Barão de Schneeburg foi revitalizada


Toda estrutura da praça central de Brusque foi revitalizada em 2019. As obras foram pensadas, justamente, para proporcionar uma opção de lazer consolidada no centro de Brusque.

Foram criados espaços para eventos como shows acústicos e feirinhas de artesanato e de alimentos orgânicos.

O espaço para caminhada foi aperfeiçoado e os canteiros ganharam um colorido especial com as novas flores. Portanto, uma ótima opção para o lazer com a família toda.

Junto à praça encontra-se a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. Essa imponente instituição foi erguida totalmente com pedras de granito extraídas em Brusque. Uma curiosidade é que nenhuma tem o mesmo formato.

São 25 mil peças e essa característica torna sua construção ainda mais curiosa, com capacidade para duas mil pessoas. O Santuário, em estilo romântico belíssimo, ostenta duas torres de 40 metros de altura, três naves com 45 metros de comprimento e 16 de largura.


Opções gastronômicas


No centro da cidade você encontra diversos restaurantes. Muitos deles servem a gastronomia típica da cultura brusquense. Os principais pratos são: marreco recheado com repolho roxo; joelho de porco e batata recheada. 

E como não pensar na habilidade alemã de fazer massas e pães? O centro da cidade também tem opções de muitas padarias. Pães, bolos, cucas, bolachas artesanais; tem de tudo.

Por ser tão importante na cidade, o marreco recheado ganhou uma festa com seu nome, a Fenarreco. 

A Fenarreco é a maior festa de Brusque e uma das maiores festas de outubro de Santa Catarina. A gastronomia típica é a atração principal do evento, que é regado a chope gelado e embalado pelo som das músicas germânicas.

Segurança


E quando o assunto é segurança, Brusque desponta. O município é a cidade menos violenta do país para se viver e também pode ser chamada de “a cidade da paz”.

Isso tudo porque a taxa de homicídios na cidade representa um número muito abaixo da média nacional: quase oito vezes menos.

Brusque foi escolhida pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a cidade mais pacífica do Brasil para se viver entre as que têm mais de 100 mil habitantes. 

O índice de solução de crimes também contribui para a segurança, já que cerca de 90% dos casos de crimes que acontecem em Brusque são solucionados na cidade, com a integração de forças de segurança e do judiciário. Na cidade, a polícia é tratada como gente de casa.

Nos últimos 15 anos, a cidade recebeu 45 mil pessoas de fora. Um dos maiores crescimentos populacionais do país. 

E mesmo com todo este crescimento, o IDH de Brusque é considerado como “município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto”. 

A nomenclatura significa que a cidade dispõe de uma qualidade de vida elevada com uma expectativa de 78 anos.

Turismo que encanta


Brusque pertence ao Vale Europeu de Santa Catarina e é um importante destino turístico para quem gosta de desfrutar de belezas naturais e arquitetônicas, na gastronomia e na hospitalidade de seu povo.

As influências culturais europeias replicam como é a vida no velho continente.

Destaca-se também o Parque Zoobotânico, com mais de 220 mil m²  de área preservada, onde vivem cerca de 650 animais de 135 espécies diferentes, mantidos o mais próximo possível do seu habitat natural. 

O parque fica localizado na área central de Brusque, por isso, é um local de fácil acesso para todos que desejam visitá-lo. 

Um teleférico de 578m liga o Parque Leopoldo Moritz, permitindo a visão panorâmica da cidade e da Mata Atlântica.

Junto ao Parque Leopoldo Moritz encontra-se um Avião North American T6-D da Segunda Guerra Mundial, que encanta os visitantes. 

Para quem gosta de flores, vale visitar o Orquidário e Bromeliário, onde existem mais de 300 espécies de orquídeas e bromélias, regionais e híbridas, obtidas através de sementes de matrizes importadas. 

Além disso, grande parte do turismo de Brusque é movimentado pela Indústria Têxtil, que atrai milhares de pessoas para a compra de tecidos. Além das festas importantes no cenário nacional como a Fenarreco e a Fenajeep.

centro de brusque

Apaixone-se por Brusque


É difícil não se apaixonar por uma cidade tão atrativa como Brusque, não é mesmo? 

De acordo com o Conselho Federal de Administração, Brusque é a oitava melhor cidade do Brasil no ranking IGM, que mede a qualidade da administração pública. 

São diversos os atrativos turísticos e culturais da cidade, que a transformam numa das preferidas para se viver no país. Não é atoa que nos últimos anos sua população tem crescido exponencialmente. 

O centro de Brusque é uma das melhores opções quando falamos em valorização imobiliária e de opções para moradia. O fácil acesso ao comércio e a pontos turísticos da cidade, fazem o bairro se destacar. 

É, sem dúvidas, um dos melhores bairros para morar em Brusque, com uma ampla variedade de imóveis para você e sua família desfrutarem o melhor que a cidade tem a oferecer.

A Imobiliária Moresco é especialista no mercado imobiliário da região e pode ajudar você a encontrar o imóvel perfeito. 

Entre em contato conosco e venha conhecer as melhores opções!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)