Menu

Vale Europeu em Santa Catarina: conheça as principais cidades

A região turística na qual Brusque está localizada teve fortes influências da colonização europeia. Conheça aqui o Vale Europeu em Santa Catarina!

Uma das principais regiões procuradas pelos turistas que desejam conhecer o estado de Santa Catarina, está o Vale Europeu. 

Ele abriga uma série de cidades que preservam características dos imigrantes europeus que chegaram ao estado por volta dos anos 1800. Estes imigrantes responsáveis por colonizar a região tinham origem principalmente na Alemanha, Polônia e Itália. 

Por este motivo, a região turística - situada no Vale do Itajaí - recebeu o nome de Vale Europeu.

No artigo de hoje, você conhecerá mais sobre essa região, como ela foi formada e algumas das cidades que dela fazem parte, inclusive, nossa querida Brusque. 

Fique com a gente e confira. 

O Vale Europeu em Santa Catarina 


O Vale Europeu, localizado na região de Santa Catarina conhecida como Vale do Itajaí,recebeu este nome por ser considerado um pedacinho da Europa no Brasil. 

Isso se deve, especialmente, por seu clima agradável ter atraído uma série de imigrantes europeus, das mais variadas nacionalidades, que colonizaram a região. 

Os principais grupos que chegaram por aqui, por volta dos anos 1800, eram predominantemente alemães, italianos, poloneses, entre outros. 

O Vale Europeu possui lindos morros de natureza preservada e é toda cortada pelo rio Itajaí-Açu, motivo pelo qual a região geográfica é conhecida como Vale do Itajaí. 

Nas cidades integrantes, até hoje são preservados os costumes destes imigrantes, principalmente através de sua gastronomia, agricultura, danças e festas típicas, e até mesmo em alguns dialetos. 

Embora cada uma delas possua suas próprias particularidades e belezas, todas elas encantam os visitantes que chegam anualmente a região para conhecer e movimentar o turismo local.

Cidades do Vale Europeu: conheça algumas das principais


A região turística do Vale Europeu possui ao todo 17 cidades cidades. Elas trazem viva a cultura de seus colonizadores e é destino certo para viajantes do Brasil inteiro. 

A seguir você acompanha a nossa seleção com algumas das principais cidades que estão localizadas nessa riquíssima região catarinense. Confira!

Blumenau




Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre Blumenau, não é mesmo? A cidade possui fama nacional e internacional por abrigar a maior Oktoberfest das Américas. 

O evento acontece todos os anos no mês de outubro, na Vila Germânica, e é responsável por atrair turistas do Brasil e do mundo para celebrar a cultura alemã, suas danças e culinária típicas e também os mais diversos chopes. 

A cidade de Blumenau, para além de seus eventos, possui em sua arquitetura e tradição os traços de suas raízes. Por lá, inclusive, muitos moradores ainda falam o alemão. 

Considerada uma das maiores cidades de Santa Catarina, estima-se que a população em 2019 já beirava os 362 mil habitantes. Um aumento de mais de 60 mil pessoas em relação ao último censo realizado pelo IBGE, em 2010

Blumenau é tida como uma cidade de alta qualidade de vida. Possui um IDH de 0,806, motivo pelo qual tem recebido um crescimento populacional significativo nos últimos 10 anos. 

Além disso, é uma cidade belíssima, com lindos morros e natureza privilegiada e preservada, ideal para a prática de esportes como trilhas, ciclismo e muito mais. 

Brusque


vale europeu em santa catarina

A cidade de Brusque, como você deve ter acompanhado diversas vezes aqui no Blog da Moresco, é conhecida pela capital da indústria têxtil em Santa Catarina. 

Berço da fiação, a cidade trouxe esse talento para a indústria de tecidos dos imigrantes poloneses que chegaram à cidades por volta dos anos 1800. 

Na cidade nasceram algumas empresas de renome como a Havan e a Colcci, além de abrigar a famosa FIP, a maior feira de moda da região sul. 

Brusque se destaca bastante também no turismo religioso, uma vez que possui o Santuário de Nossa Senhora de Azambuja, motivo que traz à cidade milhares de fiéis. 

O município também possui um carinho imenso pela sua cultura, estampada em suas tradições e festas como a Fenarreco. O evento ocorre todos os anos em outubro e reúne diversas homenagens aos colonizadores alemães, em especial a gastronomia, com o famoso Marreco.

Para além disso tudo, trata-se de uma cidade com respeito pela natureza, lindos parques e trilhas nas quais é possível estar ao ar livre, seja na prática de esportes ou simplesmente relaxando. 

Brusque é uma cidade com quase 138 mil habitantes e tem um alto índice de desenvolvimento humano, de 0,795. Sem dúvidas, uma cidade maravilhosa para conhecer e morar. 

Nova Trento


cidades do vale europeu em santa catarina

A pequena cidade de Nova Trento possui pouco menos de 15 mil habitantes, segundo estimativa. Ela é famosa por ter muito presente em suas raízes e tradições a colonização italiana. 

A cidade é conhecida por abrigar o Santuário de Santa Paulina, considerada a primeira santa brasileira e que foi canonizada pelo Papa João Paulo II.

Nova Trento possui, além do turismo religioso, um turismo rural muito forte, com lindas fazendas e paisagens rurais de encher os olhos. 

A cidade possui um ótimo índice de desenvolvimento também, com destaque para a escolarização que chega a 99,1% de sua população. 

Pomerode


vale europeu em santa catarina: nova trento

A cidade de Pomerode é uma das 7 que estão na rota do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu. Ela é considerada a cidade mais alemã do Brasil!

Uma tradição muito curiosa no município é a realização anual da Osterfest, a festa da páscoa. Nela a cidade é toda enfeitada com o tema em questão e recebe visitantes do Brasil todo que querem conhecer atrações incríveis como a maior árvore e o maior ovo de Páscoa decorado do mundo. 

A Osterfest é um dos principais eventos turísticos do estado catarinense e possui atrações para toda a família.

A cultura alemã na cidade está presente não só nos eventos como em sua arquitetura, danças típicas e a gastronomia de Pomerode. Além de uma natureza preservada, digna de lindas fotos. 

Pomerode em pouco mais de 34 mil habitantes e um IDH de 0,780, considerado alto.

Timbó




Outra cidade que faz parte do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, Timbó possui um visual encantador em seus pouco mais de 128 km². 

É uma cidade de colonização principalmente alemã e italiana, que deixou herança na organização, na força do trabalho, na indústria, na limpeza das ruas, no cuidado com as casas e jardins, na hospitalidade e na simpatia de seu povo.

Em Timbó é realizada anualmente a Festa do Imigrante, que celebra suas origens com muita música, pratos típicos e muito chope gelado e vinho. 

É uma cidade que apresenta alta qualidade de vida, com ótimos índices de saúde, educação e renda para seus moradores. 

Conclusão: conheça e se apaixone pelas cidades do Vale Europeu


No artigo de hoje você pôde conhecer o Vale Europeu, região privilegiada no Vale do Itajaí que preserva suas raízes culturais. Também teve um panorama geral de algumas das principais cidades dessa região e viu que qualidade de vida e belezas naturais é o que não faltam por aqui. 

Se você ainda não conhece essa região, não perca tempo. Temos a certeza que você irá se apaixonar por cada uma das cidades que fazer parte dela. 

Além de serem ideias para o turismo, as cidades do Vale Europeu ofertam muitas opções para quem deseja morar com mais qualidade em Santa Catarina. 

E aí, qual dessas cidades você ficou com vontade de conhecer? Já conhece alguma delas? Conta para gente nos comentários as suas impressões! 

Até a próxima!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)