Menu

Sorveteria artesanal em Brusque: opções para você aproveitar


Você não abre mão de provar sorvetes um pouco mais sofisticados e com ingredientes selecionados? Conheça aqui as opções de sorveteria artesanal em Brusque!





É só chegar o verão que, junto dele, surge o desejo por alimentos gelados e refrescantes. O sorvete, no caso, é uma das alternativas mais práticas e — convenhamos — saborosas para rebater o calor excessivo, não é mesmo?





Encontrado em supermercados, restaurantes, padarias e estabelecimentos próprios para sua comercialização, o sorvete agrada a gregos e troianos por sua variedade de sabores e suas possibilidades. Afinal, hoje em dia, temos o sem lactose, o sem açúcar e até aquele preparado artesanalmente.





Inclusive, é a respeito do último que falaremos ao longo deste artigo, pois o sorvete artesanal conquistou uma parcela significativa do mercado, a qual vem crescendo consideravelmente. Aliás, muitas vezes, é a melhor escolha para o gosto do consumidor que preza por qualidade e sabor inigualável.





Na cidade de Brusque, em Santa Catarina, onde podemos observar inúmeros espaços destinados à gastronomia e confeitaria, não poderiam faltar sorveterias artesanais para atender aos moradores e visitantes.





Desse modo, a partir de agora, você conhecerá um pouco mais a respeito das opções culinárias da região e entenderá as particularidades relacionadas aos sorvetes artesanais. Além disso, terá em mãos algumas sorveterias artesanais em Brusque para se deliciar. Acompanhe o conteúdo!





Variedade de sabores em uma só cidade





Brusque é famosa por sua gastronomia baseada nas tradições alemãs. Os imigrantes que aqui chegaram trouxeram consigo suas raízes, passando os costumes de geração e geração, em especial as receitas de doces, os quais são um espetáculo à parte para quem aprecia a cultura.





A influência ainda impactou em outros aspectos, como na arquitetura, na religião e nas festividades locais, mas é a culinária que ganha maior destaque. A Festa Nacional do Marreco e o Festival Nacional da Cuca são dois eventos que retratam com clareza a importância da gastronomia para a região.





O marreco recheado, por exemplo, é um dos pratos mais conhecidos em Brusque, normalmente acompanhado de repolho roxo e purê de maçã. Já a cuca com farofa — em sua versão tradicional, com banana e canela —, é uma das mais requisitadas pelos que gostam de um doce.





Apesar disso, é claro que o município também oferece uma base sólida para os amantes de outras culturas, como pizzarias, hamburguerias, restaurantes japoneses, confeitarias portuguesas e outros estabelecimentos de dar água na boca, a exemplo das famosas sorveterias artesanais.





Sorvetes artesanais e suas particularidades





sorveteria artesanal em brusque




O sorvete que conhecemos e encontramos com facilidade por aí, tem sua história baseada em lendas. No Egito, dentro de uma tumba, pesquisadores acharam uma taça que poderia ser considerada de sorvete, a qual era dividida em duas para comportar o gelo triturado e frutas cozidas.





Já nas ruínas de Pompeia, foram descobertos vestígios de “lojas” que supostamente vendiam sorvete, ou seja, gelo triturado adocicado com mel. No Equador, a técnica foi aperfeiçoada, sendo que as pessoas derramavam gelo, neve e suco de fruta em uma panela, misturando os ingredientes.





Daí em diante, o sorvete foi tomando cada vez mais forma e conquistando ainda mais paladares. Aos poucos, incluiu-se o leite, o açúcar e outros itens na mistura, justamente para trazer cremosidade à sobremesa.





Alguns acreditam que foi Bernardo Buontalenti quem criou a iguaria, em 1559, quando serviu um prato gelado feito de creme frio de leite, mel, gema de ovo, cálice de vinho e aromatizantes de laranja e limão. Até hoje essa base é vendida nas melhores sorveterias de Florença.





Sorvete industrial x sorvete artesanal





Ao contrário do que muitos pensam, o sorvete industrial ou tradicional é bastante diferente do artesanal, não somente em questão de sabor, mas, também, de ingredientes selecionados para seu preparo.





O percentual de gordura em um sorvete industrial, por exemplo, pode chegar a 18%, ao passo que, no sorvete artesanal, temos 8%. Além disso, o açúcar contido nessa produção mais caseira é calculado em 16% menos do que nas produções industrializadas e de larga escala.





Outro ponto interessante é a quantidade de ar, que confere cremosidade ao produto. Os sorvetes artesanais ou gelatos, como também são conhecidos, possuem de 25% a 30% de ar, enquanto que os tradicionais chegam a 100%, o que os fazem derreter mais rápido.





Dessa forma, podemos mencionar que o sorvete artesanal é mais cremoso, denso, saboroso e fresco, com taxas menores de gordura e sódio. Afinal, em sua maioria, é feito de frutas naturais, grãos e castanhas.





Sorveterias artesanais em Brusque para você se deliciar





Entendendo melhor sobre o que são os sorvetes artesanais e quais as principais diferenças quando comparados aos tradicionais, não poderíamos deixar de compartilhar alguns estabelecimentos em Brusque que merecem uma visita e a degustação dos sabores oferecidos.





Na sequência, de acordo com a avaliação dos clientes, selecionamos três sorveterias artesanais em Brusque para você conhecer e ficar com vontade de provar essa especialidade. Confira a lista que preparamos!





Sorveteria 60 Sabores





Na Rua João Bauer, número 233, temos a Sorveteria 60 Sabores, que nada mais é do que uma rede de sorvetes artesanais que vem crescendo a cada dia. Como o próprio nome indica, o estabelecimento oferece 60 sabores diferenciados, além de opções sem açúcar ou lactose.





No cardápio, encontramos sorvetes de chocolate, morango, paçoca, milho verde, flocos, crocante, marta rocha, romeu e julieta, café, kinder, caipirinha, entre outras alternativas para refrescar seu paladar e adoçar o dia.





A 60 Sabores também comercializa seus produtos para que os clientes possam levar para casa. Algumas opções são os sorvetes em potes ou os picolés.





O espaço funciona de segunda a sexta, das 12 às 21 horas; e aos sábados e domingos, das 12 às 22 horas. Para saber mais informações a respeito da sorveteria, vale entrar em contato pelo número (47) 99759-8651.





Sorveteria QMay





Na lista das melhores sorveterias em Brusque, a QMay fica localizada na Rua Sete de Setembro, número 640. Assim como a anterior, ela traz uma diversidade de sabores para agradar a todos os gostos e estilos, sendo que o próprio cliente monta o sorvete que quer consumir.





Entre as possibilidades disponíveis para combinação, encontramos sorvetes de uva, flocos, creme, leite condensado, ninho trufado, chocolate e morango. Para harmonizar, há um balcão de doces com jujubas, balas ácidas, confetes, granulados, amendoim triturado e outros tipos de gostosuras.





A QMay funciona todos os dias, das 6 às 20 horas, com opção de entrega, caso seja necessário e do seu desejo, respeitando o horário de funcionamento. Para saber mais quanto à sorveteria, basta ligar para (47) 99709-2714.





Sorveteria Elee





sorveteria artesanal em brusque




Por último, mas não menos interessante, temos a Sorveteria Elee, situada na Rua Ernesto Bianchini, número 260. Entre as sorveterias artesanais em Brusque, ela é considerada uma das mais bem avaliadas pelos clientes.





O cardápio de sobremesas foi feito com atenção pelos responsáveis para que todos os gostos fossem atendidos, sendo que os sorvetes são de fabricação própria. Entre as opções disponíveis, temos chocolate branco, morango, maracujá, flocos, creme e leite condensado.





Além disso, o espaço também oferece outros produtos, como açaí e pastel, complementando a variedade. E se você quiser levar para casa, pode optar pelos picolés da Elee, que são práticos e deliciosos.





O estabelecimento atende 24 horas durante a segunda-feira, mas traz horários específicos de terça a sábado, funcionando das 9 às 12 horas e das 13 às 19:30 horas; assim como no domingo, com horário das 9 às 20 horas. Em caso de dúvidas, contate a sorveteria pelo número (47) 3355-1109.





Visite a cidade de Brusque e experimente a gastronomia local





Os sorvetes artesanais em Brusque são apenas a pontinha de uma infinidade de opções gastronômicas para quem gosta de apreciar bons temperos e adoçar o paladar com combinações harmônicas inspiradoras. Inclusive, se você passar pela cidade, precisa provar os pratos típicos!





Vale destacar, também, que as cafeterias na região são sucesso entre os visitantes, por isso, sugerimos a leitura do artigo “Cafeterias em Brusque: 5 opções para você provar um delicioso café”. Assim, depois de tomar um sorvete artesanal, o doce pode ser equilibrado com um cafézinho amargo.


Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)