Menu

Quanto cobrar pelo aluguel do seu imóvel?

Muitas pessoas acabam adquirindo mais de um imóvel ao longo dos anos e uma ótima opção de renda extra é disponibilizar um imóvel que ficaria fechado para locação. Assim você garante aquela grana a mais todo final de mês e ainda possibilita que outra pessoa usufrua do seu imóvel.  Neste momento o ideal é que você procure uma imobiliária para não correr riscos, afinal certos cuidados devem ser tomados. Você pode saber mais sobre estes riscos em um post completo clicando aqui.

Após tomar a decisão, a dúvida que fica é: Quanto cobrar pelo aluguel? Para chegar a esta resposta, deve-se analisar uma série de fatores.



 

Primeiro você deve pensar em quanto tempo pretende alugar o imóvel. Se quer alugar rapidamente ou não se importa se o imóvel ficar alguns meses desocupados. Caso queira alugar rapidamente, talvez tenha que trabalhar com um valor um pouco mais atrativo, mas isso também depende de um outro fator que explicarei a seguir.

A localização! Áreas mais centrais são as mais procuradas, logo imóveis nessas regiões não costumam ficar muito tempo disponíveis. Quanto maior a distância, menor a busca pelos imóveis, então nesse caso, talvez você tenha que ajustar o valor para aumentar a procura.
É importante estabelecer um valor que não fique muito caro, mas também não cobrar pouco para não perder dinheiro.

A Imobiliária Moresco conta com uma gerente de captação, que pode auxiliar você neste momento, avaliando seu imóvel. Com base em dados do mercado, ela vai dizer o valor ideal para ser cobrado pelo seu aluguel e ainda pode dar dicas sobre como valorizar seu imóvel para locação. Caso você prefira também pode chegar ao valor sozinho, vamos descobrir como?

Vamos aos cálculos!

1º Passo:

É aconselhável cobrar o aluguel sobre um percentual do valor do imóvel. Antigamente se cobrava 1% do valor do imóvel. Por exemplo: Se um apartamento era de R$ 150.000,00 o aluguel ficava em torno de R$ 1.500,00. Mas com a alta imobiliária esse percentual acabou ficando muito alto. Hoje o mais comum é encontrarmos valores de aluguéis de 0,3% a 0,5% do valor do imóvel.



2º Passo:

Pretende alugar mobiliado ou sem mobília? Se for com os móveis prontos para morar você pode cobrar de 25% a 30% a mais em função da estrutura oferecida. Além disso, imóveis mobiliados são alugados mais rapidamente, em média de duas semanas, enquanto um imóvel sem mobília, leva de um a dois meses.



3º Passo:

Você pode pesquisar os valores cobrados por imóveis semelhantes ao seu. Para auxiliar busque comparar com aqueles que possuem a mesma metragem, condomínios com infraestrutura parecida, mesmo número de quartos e banheiros. Isso pode te dar um norte.



4º Passo:

Avalie sua localização, visto que imóveis idênticos variam de valor de local para local. Isto acontece porque uns são mais próximos de determinados centros que outros. Ou também possuem locais onde são mais “calmos”, o que sugere maior tranquilidade para os inquilinos.

Então faça o seguinte cálculo:

– Calcule de 0,3% a 0,5% do valor de seu imóvel.

– Depois adicione de 25% a 30% no valor caso esteja mobiliado.

– Para finalizar compare com imóveis semelhantes e se possível em uma localização próxima.



Lembre-se que enquanto seu imóvel não estiver locado, você é responsável pelo pagamento do condomínio e IPTU do imóvel.

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo ou entre em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento. Pode ser pelas redes sociais Facebook e Instagram, pelo whatsapp, e-mail ou pelo 47 3351 1500. Vai ser um prazer atender você.

Forte abraço e até logo!

 

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)