Menu

Principais festas do Vale Europeu de Santa Catarina

Nessa região cultura e exaltação de suas raízes é o que não falta! Conheça quais são as principais festas do Vale Europeu que ocorrem todo ano!

O Vale Europeu catarinense é uma região que engloba 17 cidades, entre elas Blumenau, Pomerode, Brusque, Nova Trento, Timbó, entre outras.

Marcada por preservar as características dos descendentes europeus, este lugar é mais um dos refúgios que o belo Estado de Santa Catarina oferece aos seus moradores e visitantes.

Grande marca da região do Vale Europeu são as festas e eventos típicos que são realizados no decorrer do ano nas cidades que fazem parte da região.

No artigo de hoje, vamos mostrar para você quais são as principais festas que ocorrem nas cidades que pertencem ao Vale Europeu de Santa Catarina.

Fique com a gente e saiba tudo!

O Vale Europeu de Santa Catarina


Também conhecido como Médio Vale do Itajaí, já que é cortada pelo Rio Itajaí Açú, a região do Vale Europeu é fruto da colonização de imigrantes do ‘velho mundo’, predominantemente os alemães e italianos.

Por isso, nessa região a preservação dos costumes dos descendentes é ainda muito viva. Se você for passar um tempo no Vale, não vai ser difícil encontrar pessoas falando o dialeto de seus antepassados.

E é claro, você com certeza irá provar um pouco da cultura desses imigrantes, entre a deliciosa gastronomia típica, a dança, a agricultura e as festas e eventos da região.

Importante lembrar que na região do Vale Europeu também está a chamada Rota das cervejas artesanais, que engloba, entre outras, as cidades de Blumenau e Ibirama.

O Vale Europeu também conta com uma estrutura turística muito forte, e oferece para os turistas e moradores vizinhos o conhecido “Circuito do Vale Europeu”.

Este circuito conta com uma infinidade de dicas, que vão desde passeios ao ar livre, como o cicloturismo, passeios para caminhantes ou ciclistas, e até mesmo roteiros que contemplam passeio de trem, turismo religioso e gastronômico.

Aproveite e conheça aqui as principais cidades que fazem parte do Vale Europeu de Santa Catarina. Um dos marcos dessa região são os eventos que ocorrem anualmente por ali e sobre as quais falaremos a seguir.

Principais festas que ocorrem anualmente no Vale Europeu


Conheça, abaixo, quais são as principais festas e eventos que ocorrem durante o ano no Vale Europeu.

1. Fenarreco, em Brusque




A Festa Nacional do Marreco - Fenarreco - é uma das mais tradicionais do Vale Europeu. Ela ocorrem anualmente na cidade de Brusque, homenageando o marreco, prato típico da culinária alemã.

Evento consolidado no calendário de festas do Vale Europeu, a  Fenarreco é considerada uma das maiores festas de outubro em Santa Catarina. Milhares de visitantes são atraídos todos os anos.

A principal atração da festa é o marreco recheado com repolho roxo, junto de outros deliciosos pratos típicos, como o joelho de porco.

Brincadeiras, competições como o chope em metro e também shows com bandas ao vivo completam os dias de festa..

A Fenarreco é realizada anualmente em outubro, no Pavilhão de Eventos da Fenarreco (Rua Gentil B. Archer, s/nº)

2. Festa Pomerana, em Pomerode




Com 37 edições, a Festa Pomerana celebra, há mais de três décadas, as tradições dos imigrantes pomeranos.

Na programação estão desfiles, danças típicas, competições e o melhor da gastronomia local. A diversão rola solta para a família toda.

A alegria tem endereço certo durante a festa pomerana: até mesmo competições de cabo de guerra e corrida do barril estão na programação da festa.

Geralmente essa festa ocorre no mês de janeiro e envolve mais de dez dias de programação, incluindo encontros de tocadores de  bandoneon, encontros de  grupos folclóricos e feira industrial, comercial e artesanal.

A festa ainda conta com o dia da melhor idade e concurso de delícias da tradição alemã.

3. Marejada de Itajaí


principais festas do vale europeu

A Marejada de Itajaí, que acontece na região da Costa Verde e Mar, também é realizada em outubro e é considerada a maior festa do pescado no Brasil, segundo a prefeitura de Itajaí.

Na festa, o carro-chefe são os pratos gastronômicos tendo como base os frutos do mar. A sardinha, frita e assada, é o prato de destaque da Marejada.

Na última edição do evento, foram mais de 40 opções gastronômicas preparadas por 10 restaurantes da região, além de a Marejada também contar com um espaço exclusivo para as cervejarias locais.

A festa acontece anualmente no Centreventos de Itajaí.

4. Osterdorf - Vila de Páscoa em Blumenau




A região do Vale Europeu também tem festas marcando a época da Páscoa, como é o caso da Osterdorf, em Blumenau.

Geralmente realizada entre os meses de março e abril, contemplando o período do calendário que contempla a Páscoa, a Osterdorf veio para deixar o Parque Vila Germânica, onde acontece o evento, ainda mais doce.

A festa traz atrações para toda a família, que pode curtir os recantos de coelhinhos, pinturas faciais, feira de livros e contação de histórias.

Além disso, para a criançada entrar ainda mais no clima da Páscoa, tem pintura de casquinhas, artesanato, passeio de coelho e oficina de ‘osterbaum’, que é a árvore de Páscoa.

5. Festa Trentina, em Rio dos Cedros


principais festas do vale europeu
Rio dos Cedros é uma cidade pequena, com pouco mais de 10 mil habitantes, mas também preserva a sua tradição italiana, com festa, gastronomia e muita música e dança típica.

Com quase 30 edições, a Festa Trentina costuma ocorrer no Parque de eventos da cidade nos meses de julho - data que foi alterada desde a última edição, antes a festa ocorria em setembro.

Esta festa busca cultivar a tradição dos imigrantes italianos vindos de Trento, região do norte da Itália e de origem dos colonizadores do município.

Quem organiza o evento é o Circolo Trentino. As festas buscam valorizar sempre a gastronomia típica italiana, reforçando a tradição dos pratos combinados a um delicioso vinho - com carta de variedades vindas da região norte da Itália

A festa trentina também conta com várias atrações musicais e culturais, café colonial, exposição cultural e parque de diversões com brinquedos infláveis.

6. Osterfest, em Pomerode


Voltando às deliciosas festividades da  Páscoa, não é só em Blumenau que tem festa  especial para o coelhinho. 

Pomerode, que citamos aqui, também conta com a sua Osterfest, que traz atrações exclusivas para encantar adultos e crianças de todas as idades.

É em Pomerode que está a Osterbaum, registrada no Guiness World Record  como a maior árvore de Páscoa do Mundo - com mais de 100 mil casquinhas de ovos naturais na decoração.

Com uma decoração charmosa, a festa ainda oferece apresentações culturais, com dança e música típica, e muita diversão para a criançada - inclusive com coelhinhos de verdade para encantar os pequenos.

Conheça e se apaixone pelo Vale Europeu de Santa Catarina


Você acabou de conhecer algumas das principais festas que acontecem no decorrer do ano no Vale Europeu de Santa Catarina.

Anote as dicas que colocamos aqui e planeje em qual próximo evento você vai participar!

Essa pode ser uma boa chance de você conhecer um pouco mais sobre o Vale Europeu. Além disso, pode planejar uma visita para se encantar pelas belezas catarinenses escondidas nesse maravilhoso vale.

Se você gostou deste artigo, aproveite também para conhecer um pouco sobre o Parque das Esculturas, uma das belezas da cidade de Brusque, onde está localizada a Imobiliária Moresco.

Se quiser ver mais artigos como esse, deixe a sua sugestão nos comentários! Até logo!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)