Menu

Passeios de um dia para fazer em Blumenau partindo de Brusque

Quer conhecer alguns passeios de um dia para fazer em Blumenau partindo de Brusque? Confira a lista que nós preparamos a seguir!

Tem gente que gosta de curtir uma viagem ao máximo, não é mesmo? Quer aproveitar, conhecer novos lugares, pessoas, costumes e se aventurar no que há de melhor na vida.

Quando o tempo que você tem é curto, a alternativa é otimizar. Por isso, não dá para fazer viagens e roteiros longos, o melhor é escolher as opções que você pode fazer em apenas um dia

No Vale do Itajaí catarinense, a proximidade de diversos municípios turísticos facilita a escolha do que fazer nos momentos de lazer.

Pensando nisso, nós trazemos neste artigo quais são os passeios que você pode fazer em um dia em Blumenau, saindo de Brusque.

Confira as nossas dicas! 

Brusque e sua localização privilegiada no estado catarinense



Já imaginou uma cidade com alto potencial de desenvolvimento industrial e pertinho de cidades turísticas que parecem com a Europa? E se esta mesma cidade for perto do litoral, você acredita?

Pois é, nós estamos falando de Brusque! Um município com uma localização de dar inveja a qualquer região! 

A cidade faz parte do Médio Vale do Itajaí e está a cerca de 100 km da capital, Florianópolis. E com apenas 30min de viagem, você consegue visitar as principais cidades do litoral norte, como Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes e Penha. 

Para quem deseja chegar até Brusque, há muitas linhas de ônibus até o município. Já se você vem de destinos mais longes e quer utilizar o transporte aéreo, o aeroporto mais próximo está localizado em Navegantes. 

Por estar em uma região cercada por cidades importantes para Santa Catarina, Brusque tem se tornado cada vez mais um local para grandes investimentos imobiliários, o que faz muitos especialistas afirmarem que “Brusque está virando uma nova Blumenau”.

E por falar em Blumenau, esse é um outro município que - praticamente - está colado em Brusque. De carro, você leva cerca de 40 min. 


Seja pela força da cultura germânica ou pelo turismo, Blumenau é uma cidade com muitas atrações para quem quer se divertir tomando uma boa cerveja artesanal ou se deliciar, saboreando a gastronomia alemã. Portanto, vale a pena o passeio!


Vamos conhecer mais sobre Blumenau? 


Uma vizinha encantadora: conheça a cidade de Blumenau




Blumenau é a terceira maior cidade de Santa Catarina. De acordo com o IBGE, a população estimada é de 361 mil habitantes. 


Com 170 anos de história, a cidade é uma das pioneiras das regiões do Vale. Assim como Brusque, ela também é banhada por um rio: o Itajaí-Açú.



passeios de um dia para fazer em blumenau




Raízes históricas 




A história do município começou em 1850, quando o filósofo e farmacêutico  alemão, Hermann Bruno Otto Blumenau  obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus.


Meses depois, dezessete colonos chegaram ao local onde hoje existe a cidade. Muitos outros imigrantes atravessavam o Oceano Atlântico em veleiros de companhias particulares. 


E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da concessão.


A influência dos fundadores alemães está presente até hoje, principalmente nos hábitos e costumes dos blumenauenses. 


Estilo de vida




Quem visita Blumenau pela primeira vez se encanta pela organização e beleza da cidade. Dificilmente você irá encontrar lixo jogado nas calçadas ou casas e ruas sem árvores. 


Em Blumenau, o ar que se respira é de prosperidade e progresso. O que faz com que o município seja uma das 8 melhores cidades para viver na América Latina.  


A preservação da natureza também é uma característica forte dos blumenauenses. Parques públicos como o Ramiro Rüdiger são locais rotineiros de quem gosta de fazer pique-niques ou passear com a família e os pets. 


Cultura que apaixona




Além dos hábitos e costumes, a cultura alemã está presente no visual estético da cidade. A arquitetura enxaimel, em forma de cabana, é amplamente preservada no município.


Casas, prédios e estruturas públicas são inspiradas no estilo dos colonizadores. A Prefeitura de Blumenau, por exemplo, é um dos grandes pontos turísticos que se destaca pela beleza arquitetônica. 


Capital Brasileira da Cerveja 




Desde 2017, Blumenau é considerada como a capital brasileira da cerveja. Isso é devido ao grande número de cervejarias artesanais que a cidade comporta.



A primeira cervejaria blumenauense foi aberta 10 anos após a fundação da cidade. Em 1860, a Hosang começou a sua produção sendo pioneira no Estado. 



Esta tradição, também movimenta muito o calendário festivo. 



Cidade das grandes festas germânicas





Quem nunca ouviu falar da OktoberFest? Quase impossível, né? Ainda mais quando falamos da maior Oktober fora da Alemanha, que ocorre todos os anos, em outubro, em Blumenau.



A festa, que dura em torno de 21 dias, movimenta mais de 5 milhões de pessoas. São turistas que vêm de todos os cantos do Brasil e - também - de países vizinhos.



Outro evento de grande renome é o Festival Internacional da Cerveja. Uma premiação que reúne as melhores cervejarias artesanais do Brasil em um concurso, para saber qual é a bebida nota 10!



Já que estamos falando de atrações, vamos conhecer quais são as opções turísticas para passeios de um dia em Blumenau? 

5 passeios que você pode fazer em um dia em Blumenau partindo de Brusque




Cidade boa, é assim! Dispõe de passeios para todos os tipos e idades! Aqui, nós separamos os 5 roteiros mais conhecidos, para você que quer passar somente um dia em Blumenau, saindo de Brusque. 

E cá entre nós, dá pra fazer muita coisa bacana em apenas um dia! 


passeios de uma dia para fazer em blumenau




1. Visita à Vila Germânica




O parque Vila Germânica é o principal ponto turístico de Blumenau. É lá que ocorrem as principais festas da cidade, com um pavilhão de eventos com mais de 30 mil metros quadrados. 

O local é bem equipado, com barzinhos, panificadoras, cafés, restaurantes e lojas de souvenirs. 


A arquitetura e a decoração típica alemã, fazem você se sentir em outro mundo! 


Ah, a entrada no Parque é gratuita, então, dá para fazer um passeio bem bacana com toda a família. 


2. Rua XV de Novembro




Esta foi uma das primeiras edificações da cidade de Blumenau. Muito conhecida por ser a rua do “comércio”, durante os últimos anos tornou-se um grande ponto turístico. 

Nela estão presentes os principais traços da cidade, como:



  • A Catedral São Paulo Apóstolo

  • Castelinho da Havan

  • Prefeitura Municipal

  • Centro Histórico

  • Teatro Carlos Gomes



Em épocas de festas, toda a rua XV é enfeitada com faixas, bandeiras e cores que remetem às tradições, o que traz uma leveza e satisfação para quem circula por lá todos os dias.


3. Visita às fábricas cervejeiras 




Como a gente falou acima, Blumenau é a capital brasileira da cerveja. E se você quer conhecer mais sobre como funciona a produção da bebida, diversas cervejarias disponibilizam um tour por dentro das instalações.

No passeio é possível ver a cerveja sendo produzida e entender mais sobre os processos químicos que resultam no líquido preferido pelos brasileiros. 



Além disso, um destino que vale a pena incluir no “tour cervejeiro” é uma visita ao Museu da Cerveja. 



O museu conta a história do produto em Santa Catarina, bem como apresenta os equipamentos utilizados para a produção, no século XIX.



4. Museu da família colonial




Como o próprio nome diz, esse museu retrata a história da colonização de Blumenau. Com mais de 6.200 peças, é possível observar móveis e itens pessoais, tanto do fundador da cidade, quanto de famílias colonizadoras. Além disso, conta com um Horto Florestal com árvores plantadas nesta época.


Nos fundos do Museu há o “Cemitério dos Gatos”. Criado pela neta do Dr. Blumenau, Edith tinha grande afeto pelos gatos. Ao morrerem, os felinos eram enterrados com direito a funeral e cortejo fúnebre. 


Com o passar do tempo, o local acabou se tornando atração turística e tema de programas de notícias de âmbito nacional.

5. Vila Itoupava





Este é um bairro que fica a 25km do centro de Blumenau. É lá onde está guardada a essência da tradição germânica da cidade. Os moradores falam, na sua grande maioria, o idioma alemão.


Ao passar pelas ruas, você verá bandeiras alemãs hasteadas e pintadas nas paredes das casas.

É um local agradável e típico para um passeio, em que é possível conhecer casas antigas de famílias tradicionais, confeitarias, restaurantes, cervejarias e muito mais.


Conclusão



No artigo de hoje você conheceu mais sobre a vizinha de Brusque, Blumenau, e os passeios que pode fazer de um dia na cidade. 


Com certeza, essa é uma ótima opção para você, brusquense, aproveitar com toda a família.


Agora, conta para a gente: você já conhece algum dos lugares citados aqui? Qual o seu preferido? Deixe o seu comentário abaixo dizendo o que você acha de cada um deles.


Ah, e não se esqueça! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso Blog! 


Até a próxima!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)