Menu

O que fazer em Brusque-SC: 5 coisas que você não pode perder

Que saber o que fazer em Brusque? Localizada a 101 KM de Florianópolis, é um dos pontos mais visitados na região conhecida como Vale do Itajaí. 

Com opções de lazer, cultura e paisagens exuberantes, a cidade é parada obrigatória para quem deseja descansar e curtir o melhor de Santa Catarina. 

Está de passagem por Brusque e não sabe o que fazer ou mora por aqui e quer dicas para sair da rotina? 

No artigo de hoje você acompanha um pouco mais sobre a cidade e descobre algumas opções de lazer que ela disponibiliza a seus moradores e visitantes. 

A cidade de Brusque


O trajeto até a cidade de Brusque em Santa Catarina, saindo da capital Florianópolis, pode ser feito em duas horas. 

A cidade possui cerca de 105.503 moradores, de acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010. No entanto, a estimativa é que, no ano passado, esse número tenha ultrapassado a marca de 134 mil habitantes. 

Com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,795, considerado alto na escala que tem como parâmetros a educação, longevidade e renda, a cidade se destaca entre uma das melhores de Santa Catarina para se viver. 

Turismo em qualquer época do ano 


Não é novidade para ninguém: os brasileiros são apaixonados por viagens, seja para conhecer o próprio país ou locais estrangeiros. 

Prova disso são os números do Anuário Braztoa 2019, realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. O levantamento foi responsável por indicar que em 2018 os brasileiros viajaram mais do que em 2017, realizando o total de 6,5 milhões de embarques. 

Os dados são ainda mais impressionantes quando analisamos o números de viagens em território nacional, já que 5 milhões de pessoas que optaram por conhecer cidades brasileiras. 

Assim como outras da região, Brusque é uma cidade que recebe muitos turistas. Por estar localizada no sul do Brasil, aqui o turismo tem lugar de destaque principalmente na época mais fria do ano, quando atrai pessoas em busca das baixas temperaturas.

Entretanto, quem está de passagem em Santa Catarina no verão com destino às praias, também pode desfrutar de alguns pontos turísticos da cidade nesta época do ano. 

Opções não faltam!


A seguir, você acompanha uma lista do que fazer em Brusque, seja você um morador ou visitante. 

1. Passeio em um dos polos da indústria têxtil


Viajar e descansar é tudo de bom, ainda mais se o passeio estiver acompanhado de compras, não é mesmo? 

Quem optar por momentos de lazer em Brusque pode desfrutar do polo têxtil que cerca a região. 

São diversas lojas com muitos modelos e variedades de roupas. Os valores também vão de acordo com o produto, adequando-se desde os orçamentos mais modestos até os de quem está disposto a voltar para casa cheio de sacolas. 

Um dos pontos mais conhecidos é a Feira da Moda (FIP). O local é parada obrigatória para quem busca novos estilos para a toda a família. 

Outro diferencial são os restaurantes e bares, além da ampla variedade de serviços. 

o que fazer em brusque

2. Parque das Esculturas


Depois de desfrutar de um dos maiores atrativos de Brusque, o setor têxtil, agora é hora de aproveitar ao ar livre! O Parque das Esculturas pode ser o local ideal para  relaxar. 

Com diversas obras de artistas renomados, o ambiente é uma boa opção para passar o dia. 

É possível reconhecer obras realistas e outras ligadas aos momentos históricos, como a escultura Ditadura Nunca Mais, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 

O feito é um dos mais conhecidos do parque, relembrando um momento marcante da história do Brasil. 

Outro artista que deixou sua marca foi Amilcar de Castro, já que o local conta com a única obra esculpida em mármore pelo artista. Desta forma, além de ser um ótimo local para passear ao ar livre, o parque é parada obrigatória para quem aprecia a arte e a cultura. 

Após conhecer as obras, aproveite o tempo para descansar. Também é possível utilizar o espaço para um belo piquenique com a família.

Algumas informações:

  • A entrada no Parque das Esculturas é gratuita;

  • A visita é guiada, ou seja, com a presença de um funcionário; 

  • Há estacionamento para os visitantes;

  • O local fica próximo à Rodovia Antônio Heil. 


o que fazer em brusque

3. Contato com a natureza


Para aqueles que estão em busca de atividades para fazer em família, o Parque Zoobotânico pode ser uma ótima opção.

Inaugurado em 1992, possui atualmente 120.000 metros quadrados de muito verde e espaço para os animais que têm o lugar como casa.

O local é ideal para levar as crianças, que podem, além de conhecer os animais, desfrutar da calma da mata e do ar limpo e puro. 

O passeio é longo, portanto, é indicado que você separe um dia inteiro apenas para conhecê-lo.

Está situado à Rua Manoel Tavares, no centro da cidade de Brusque e a entrada é paga. As informações de horários de funcionamento podem ser acessadas no portal da Prefeitura de Brusque.  

o que fazer em brusque

4. Contemplar o céu


Se você gosta de observar as estrelas e outros astros no céu, por aqui há um lugar perfeito para você: o Observatório Astronômico de Brusque, situado no centro da cidade. 

Ótimo para as noites de céu limpo, quando a visibilidade é maior e são possíveis observações mais nítidas.

O espaço fica aberto em dias específicos, portanto, o recomendável verificar com antecedência. 

o que fazer em brusque

5. A famosa Fenarreco


Por último, mas não menos importante: A Fenarreco! A Festa que ocorre no todo ano em Brusque e que faz parte do circuito de festas de outubro de Santa Catarina.

A Festa Nacional do Marreco celebra a cultura e a gastronomia alemã, sendo um dos atrativos da cidade mais visitados por brasileiros de todas as regiões. 

É possível saborear o conhecido marreco recheado com repolho roxo, além de desfrutar de muita cerveja e músicas germânicas.  

Como a tradição está ligada à cultura alemã, também é possível experimentar joelho de porco, salsichas e o marreco crispy - fatias do peito do marreco empanadas. 

Chope em metro, corrida de tamanco e corrida do saco são algumas brincadeiras que conquistam os visitantes e prometem diversão durante toda a festa. A celebração também conta com a presença da realeza da Fenarreco. 

o que fazer em Brusque

Aproveite o que a cidade tem de melhor


Como você pôde perceber, opções do que fazer em Brusque não faltam! 

Seja para os amantes da cultura europeia, os apaixonados por moda e até para aqueles que preferem um passeio em família ao ar livre, a cidade oferece variedade e diversão para todos os gostos e idades.

Não deixe de conhecer o que a cidade tem de melhor. 

E se você já conhece um desses lugares citados, conta pra gente nos comentários as suas impressões. 

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)