Menu

Os melhores parques em Brusque

A qualidade de vida é um dos quesitos que mais chama a atenção quando falamos em Brusque.

Localizada no Vale Europeu, no Estado de Santa Catarina, é muito mais do que a Capital da Indústria Têxtil, como a cidade ficou conhecida.

O município, um dos mais pacíficos para se viver no Brasil, também é conhecido por suas belezas naturais, espaços verdes ao ar livre que encantam moradores e turistas.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos trazer para você quais são os melhores parques para visitar em Brusque e aproveitar o melhor da natureza.

Neste texto você vai encontrar tudo o que precisa saber para visitar esses locais: onde fica, como chegar, e o que cada local oferece para você e sua família.

Fique com a gente!

Brusque: sinônimo de qualidade de vida


Como mencionamos anteriormente, Brusque é sinônimo de qualidade de vida. Um dos pontos que permitem isso é sua localização estratégica, muito perto de várias atrações turísticas incríveis no Estado catarinense.

Mas, para além disso, Brusque oferece uma  expectativa de vida maravilhosa aos seus moradores, que de com pesquisa do Atlas Brasil, ultrapassa os 78 anos. 

Outro ponto que favorece a fama de a cidade ter uma ótima qualidade de vida é o índice de desenvolvimento humano (IDH) que tem em Brusque.

Os cerca de 140 mil moradores de Brusque, segundo estimativa do IBGE, também podem dizer que vivem na cidade mais pacífica do país, já que ela esteve em primeiro lugar como a cidade com menor índice de mortes violentas por habitante.

Esses dados são de  uma pesquisa do Ipea e do Fórum Brasileiro de segurança pública, que concluiu que Brusque é a cidade mais pacífica do Brasil entre as que têm mais de 100 mil habitantes. 

A natureza em Brusque


A natureza exuberante da Capital da Paz, como também é conhecida a cidade de Brusque, é outro ponto forte do município.

Parques com belezas naturais, cachoeiras e cascatas também estão na rota dos turistas que buscam conhecer a cidade e ajudam a fazer com que Brusque mantenha o título de uma cidade com maravilhosa qualidade de vida.

Como exemplo disso, no ano passado a cidade recebeu o Circuito Sesc de Caminhada na Natureza.

A rota foi pensada estrategicamente para oferecer contato com belezas naturais raras aos participantes do passeio, que puderam conhecer quatro cachoeiras diferentes.

Além disso, Brusque também conta com uma reserva ambiental de preservação da Mata Atlântica.

Ela está localizada no Centro da cidade, na Chácara Edith, e tem 5 milhões de metros quadrados com flora e fauna catarinenses preservados.

Além disso, estão espalhados pela cidade, diversos parques que possibilitam aos visitantes um ótimo contato com a natureza. Seja para um passeio em família, um piquenique, por aqui é possível encontrar diversas opções, que você confere a seguir.

Melhores parques em Brusque para curtir a natureza


Confira, abaixo, a lista com 4 parques em Brusque para você curtir o melhor contato com a natureza

Parque Ecológico e Zoobotânico / Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque


parques em brusque: zoobotânico

O Parque Zoobotânico é um ótimo destino para quem busca curtir uma tarde de fim de semana em família em um parque de Brusque.

Inaugurado o ano de 1992, o Parque Zoobotânico tem atualmente 120 mil metros quadrados de muito verde, e espaço para os animais que têm este parque como sua casa.

O espaço tem uma variedade de 200 animais de cerca de 70 espécies, incluindo aves, mamíferos e répteis. É ideal para levar as crianças, que podem conhecer os animais e aproveitar a calmaria da mata e do ar limpo e puro.

A estrutura do Parque Zoobotânico também oferece muita área verde com sombra, banheiros, restaurantes para alimentação no local e recreação para as crianças.

O local tem fácil acesso e possui estacionamento. Abre diariamente, das 8h às 17h30min.

Como o passeio é longo, a nossa sugestão é que você separe um dia inteiro para conhecer este lugar incrível.

Endereço: Rua Manoel Tavares, Centro / Praça da Bandeira, nº 45

Telefone para contato: (47) 3351-1481 / 3355-5640.

A entrada é paga. Confira mais informações no site da Prefeitura de Brusque.  

Morro do Rosário (Santuário de Azambuja)


parques em brusque: azambuja

Localizado a menos de três quilômetros do Centro de Brusque, o Complexo do Santuário de Azambuja, que conta com o morro do Rosário, também é um ótimo lugar para quem busca contato com a natureza em combinação com momentos de espiritualidade.

Também chamado de ‘Vale de Graças’, o Vale do Azambuja é sede do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Azambuja, e também do Seminário Nossa Senhora de Lourdes ou Seminário Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis.

No complexo, também está localizado o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e Hospital Cônsul Carlos Renaux. 

O local ainda conta com uma gruta subterrânea, dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, e no Morro do Rosário estão representados os 15 Mistérios do Rosário, em imagens de cimento em tamanho natural.

Eles são pontos obrigatórios para os visitantes, que buscam subir o morro para se conectar com a fé e também participar de celebrações. A subida do morro dura cerca de 20 minutos.

Endereço:  Praça de Azambuja, 1076

Telefone para contato (47) 3396-6276

Parque das Esculturas




O Parque das Estruturas pode ser o seu lugar ideal para relaxar com a família, amigos ou em um passeio sozinho. 

O local tem no seu acervo 40 obras esculpidas em mármore, de artistas de várias partes do mundo, e é considerado o maior da América Latina no gênero.

Em uma estrutura com aproximadamente 23 mil metros quadrados, o local conta com obras de diversos artistas renomados. 

Em uma visita por lá é possível que você reconheça as obras realistas e outras, ligadas a momentos históricos, como a escultura projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, intitulada ‘Ditadura Nunca Mais’.

No parque das Esculturas, os visitantes podem circular livremente e fazer o seu próprio roteiro, fotografar e conhecer todas as esculturas. É possível usufruir do local também para um delicioso piquenique em família.

Endereço: Bairro Montserrat, às margens da Rodovia Antônio Heil

Parque Municipal Leopoldo Moritz


parques em brusque: moritz

Considerado um refúgio verde encravado no coração de Brusque, o Parque Municipal Leopoldo Moritz tornou-se ponto de encontro de famílias e pessoas que procuram ar puro, sossego e contato com a natureza.

O Parque é uma espécie de mini fazenda com animais domésticos, cachoeiras e rodas d’água.

Conta com um lago com peixes e uma ponte pênsil. Ao redor deste lago é possível ver marrecos, patos, galinhas, pombos e peixes que vivem no local.

Está localizado na parte alta do Centro de Brusque, no conhecido Morro da Caixa D’água,  e oferece uma linda vista panorâmica da cidade.

Na parte superior do parque, estão disponíveis espreguiçadeiras e até um parquinho infantil que garante a felicidade da criançada.

O Parque Leopoldo Moritz ainda oferece na sua estrutura quiosques com churrasqueiras, disponíveis aos frequentadores por ordem de chegada.

Completam a estrutura banheiros e uma lanchonete. O local está aberto todos os dias a partir das 8h até as 20h.

Endereço: Rua Dr. Penido, 297

Mais informações no site.

Venha conhecer as belezas de Brusque


No artigo de hoje mostramos para você os cinco parques de Brusque que com certeza irão te encantar. 

Se você quer conhecer mais belezas e encantos da cidade, aproveite também para conferir aqui no nosso blog este artigo sobre  5 coisas que você não pode perder na cidade de Brusque.

Você já conhece algum dos parques que citamos neste texto? Sentiu falta de algum parque de Brusque na nossa lista? Não esqueça de deixar nos comentários a sua opinião. Até a próxima.

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)