Menu

Melhores cidades para morar no Vale Europeu

Em busca de maior qualidade de vida para você e sua família? Então não deixe de conferir aqui as melhores cidades para morar no Vale Europeu.

Que o Vale Europeu é uma região lindíssima no Estado de Santa Catarina, composta por morros, muita cultura e tradição dos povos colonizadores e natureza preservada, todo mundo já sabe. 

Mas você sabia que essa região localizada no Vale do Itajaí catarinense é também uma das melhores para se viver no Brasil? Pois é verdade. 

Algumas das cidades que fazem parte do Vale Europeu são conhecidas por apresentar ótimos índices nos quesitos educação, renda e longevidade. 

Com isso, quem procura por mais tranquilidade e bem estar em família, além de ótimas oportunidades de emprego, encontra nessa região um bom lar. 

Se você está em busca de mais qualidade de vida para você e sua família, então precisa acompanhar o artigo de hoje. 

Nele nós apresentaremos mais sobre essa região e também quais são as melhores cidades para morar no Vale Europeu. 

Não deixe de conferir!

Como é morar no Vale Europeu, em Santa Catarina


melhores cidades para morar no vale europeu

O Vale Europeu, que está localizado na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, proporciona à população a sensação de estar vivendo num pedacinho da Europa no Brasil. 

Com um clima agradável o ano todo, a região atraiu diversos imigrantes vindos de vários países europeus no durante os séculos XIX e XX, especialmente devido a Primeira Guerra Mundial. 

É uma região de natureza privilegiada, com lindos morros e Mata Atlântica de fauna e flora ricas, espalhadas pelas 17 cidades que a compõe. 

No geral, as cidades são conhecidas pela sua tranquilidade, segurança e também qualidade de vida. É uma das regiões do país com altos índices de longevidade e bem estar. 

Sem contar que, estar no Vale Europeu é poder reverenciar sua história e cultura, além das raízes dos povos responsáveis por povoar inicialmente a região. 

Em homenagem a esses povos, o Vale Europeu possui algumas festas que ocorrem anualmente, como é o caso da Oktoberfest, Fenarreco, e muitas outras. 

Conheça alguns dos pontos turísticos do Vale Europeu clicando aqui.

A seguir, conheça algumas das cidades que fazem parte do Vale Europeu e representam qualidade de vida.

Melhores cidades para morar no Vale Europeu


Agora que você conheceu um pouco sobre como é morar no Vale Europeu, conheça algumas das melhores cidades para viver na região. 

Confira!

Blumenau


A cidade de Blumenau é considerada a terceira maior do Estado de Santa Catarina, com aproximadamente 362 mil habitantes. Ela tem fama internacional, por abrigar a maior Oktoberfest fora da Alemanha no mundo. 

Esse evento ocorre todos os anos no mês de Outubro, na Vila Germânica, e tem como principal motivo exaltar a cultura alemã no Brasil. No mês todo de festa o público curte desfiles, gastronomia e muita cerveja e chope gelado. 

A cidade também tem os traços da cultura alemã na sua arquitetura e costume, sendo que em algumas regiões da cidade há falantes da língua alemã. 

Blumenau também é conhecida pela qualidade de vida. O índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) da cidade é de 0,806. Com isso, a cidade teve um crescimento populacional nos últimos 10 anos de quase 53 mil habitantes.

Brusque


A capital da Indústria têxtil também não perde em qualidade de vida. Brusque, conhecida por ser a casa da Festa Nacional do Marreco, possui um IDHM de 0,795. 

Ela tem uma população de pouco mais de 137 mil habitantes e é considerada um dos lugares mais seguros para se viver no Brasil. 

A cidade é destino de lojistas do país inteiro, que buscam por roupas e acessórios para revender em suas cidades. Por ter uma forte atividade industrial, Brusque também tem se tornado destino de famílias em busca de uma vida melhor. 

É uma ótima opção para quem quer estar perto da natureza, uma vez que possui diversos parques pela cidade. Um deles é o famoso Parque Zoobotânico, com sua variedade de fauna e flora em meio a Mata Atlântica.

Vale lembrar que Brusque também é a cidade do Empresário Luciano Hang, dono da Havan. Por isso mesmo, na cidade está localizada a sede da empresa. 

Leia mais sobre a Havan clicando aqui

Timbó


Timbó também é uma das melhores cidades para morar no Vale Europeu e, embora seja uma cidade pequena, oferece tranquilidade e qualidade de vida. 

A cidade tem um IDHM de 0,784 e quase 45 mil habitantes. É cercada pela Mata Atlântica, formando lindos cenários em meio a natureza, motivo pelo qual é destino de aventureiros em busca de trilhas de caminhada e bicicleta. 

Em Timbó também é realizada todos os anos a Festa do Imigrante. É um evento que celebra os colonizadores da cidade, sinônimo de muita diversão e gastronomia alemã, italiana e brasileira. 

A festa é realizada no Pavilhão de Eventos Henry Paul e no Pavilhão Cultural, e tem diversas atrações em todo mês de outubro.

Pomerode


Com estimativa de 34 mil habitantes, o município de Pomerode é considerada a cidade mais alemã no Brasil. Além de todo o charme das construções em estilo enxaimel, também possui um alto índice de desenvolvimento, de 0,780. 

O município tem um clima agradável, com temperatura média anual de 20,6º, sendo um lugar tranquilo para se viver. 

A natureza está muito presente na cidade e ela é famosa por celebrar a Osterfest (Páscoa), transformando toda a sua decoração. Além disso, todo mês janeiro é celebrada a Festa Pomerana, que é bem semelhante à Oktoberfest. São várias dias de evento celebrando a cultura e gastronomia alemã. 

Gaspar


Por último, mas não menos importante, a cidade de Gaspar também está entre as melhores para se viver no Vale Europeu. 

A cidade contabiliza aproximadamente 71 mil habitantes e tem IDHM de 0,765, sinal de muita qualidade de vida para a população no que diz respeito à educação, renda e longevidade. 

Ela é considerada a cidade dos parques aquáticos no estado de Santa Catarina, a famosa Rota das Águas. São diversos parques espalhados que garantem a diversão dos moradores e atraem cerca de 500 mil turistas todos os anos. 

Entre os parques mais famosos podemos citar: Parque Aquático Cascanéia, Cascata Berlim e Cascata Carolina. Além da estrutura com tobogãs e piscinas naturais, os parques oferecem também restaurantes e lanchonetes para uma experiência completa.

melhores cidades para morar no vale europeu

Conclusão


Neste artigo você pôde conhecer mais sobre essa região apaixonante que é o Vale Europeu de Santa Catarina, além das melhores cidades para se viver por aqui. 

Essa região tem experimentado nos últimos anos grande crescimento populacional, reflexo do aumento na qualidade de vida oferecida à população. Se é isso o que você busca para sua família, então comece a considerar uma das cidades citadas aqui. Temos certeza que você irá se encantar. 

E se você, assim como nós, já está convencido de que a região é um ótimo lugar para se viver, saiba que por aqui o mercado imobiliário também está a todo vapor para atender à demanda por imóveis para a população. Com isso, fica muito fácil para você e sua família encontrarem o imóvel ideal. 

Fique ligado no blog da Imobiliária Moresco e não perca nossas atualizações sobre Brusque e o Vale Europeu. Não esqueça de deixar também sua sugestão de temas que quer ver por aqui!

 

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)