Menu

Mantenha sua casa aquecida nesta estação!

Confira algumas dicas e mantenha sua casa aquecida e aconchegante na estação mais fria do ano

 

Ah o inverno. A princípio há quem ame o frio, mas também quem não o suporte! Quem mora em Santa Catarina está acostumado com as estações do ano bem definidas, então, geralmente está preparado para suportar os dias mais frios. Claro que quem mora na serra investe mais em calefação, por exemplo, mas façam temperaturas negativas, ou o frio tradicionalmente gelado nas demais regiões a verdade é que todos querermos nos aquecer no inverno.

Nosso post de hoje vai trazer dicar para manter a casa aquecida nesta estação e o mais importante, aproveitando muita coisa que você já deve ter guardada. Para quem vai construir ou reformar, também falaremos sobre algumas escolhas, como pisos, ou revestimentos que podem dar ao seu lar o conforto térmico indispensável nos dias mais frios.

Como manter sua casa aquecida nesta estação?


Antes de tudo, é comum nessa época do ano, as pessoas manterem as janelas dos ambientes completamente fechadas. E assim, certamente os vírus e bactérias acabam circulando com mais facilidade, já que a circulação do ar não acontece com tanta frequência quanto no verão. Inclusive, em tempos de circulação maior de vírus, como a que vivemos, o ideal é manter a ventilação constante.

Portanto, a primeira dica é: abra as janelas. Ainda que estiver muito frio, abra enquanto é de manhã por alguns minutinhos para trocar o ar do ambiente e depois mantenha pelo menos uma fresta aberta. Isso também deve ser levado em consideração nos transportes públicos e carros.

Confira também se as janelas estão bem vedadas. Muitas vezes a corrente de ar gelado entra, pois falta a proteção no peitoril (que fica entre a parede e o caixilho). Se esse for o caso é necessário aplicar silicone que sela as duas partes e evita a passagem de ar ou infiltrações.

Dica: se estiver fazendo sol, aproveite-o ao máximo. Além de matar vírus e ácaros presentes nos ambientes, ainda ajuda a manter a casa aquecida e a economizar energia com os aquecedores. Se você não fica em casa, abra pelo menos as cortinas para que o sol possa entrar nos cômodos.

O que usar para manter a casa aquecida?


Depois de ventilar, vamos aos objetos que você pode utilizar para aquecer os ambientes.

PAPEL DE PAREDE


Este é um item que permite ter uma casa mais quentinha, pois ajuda a bloquear o frio e contribui para dar um up na decoração, sem sujeira de forma rápida e prática.

TAPETES




Mesmo que na sua casa não tenha piso frio, é natural que no inverno o chão fique mais gelado. Os tapetes são uma ótima forma de aquecer um ambiente e trazer a sensação de conforto, principalmente nessa época do ano.

Não se esqueça de manter o tapete sempre limpo: o aspirador é um ótimo aliado para a manutenção da peça. Outra dica importante é evitar entrar de sapatos em casa. Mesmo que possa parecer frescura, mas imagine só toda a sujeira das ruas entrando dentro do seu lar limpinho. Esse é um hábito muito importante de se manter.

Os tapetes também podem ser utilizados para decorar o ambiente. Aliás, mesmo num espaço neutro, um modelo com mais personalidade pode dar um toque todo especial ao espaço!

Dica: Tente deixar os tapetes tomarem sol para matar ácaros que estiverem presentes na peça. Além disso, mantenha a lavagem em dia – se necessário leve até uma lavanderia em caso dos tapetes mais pesados, o que dificulta a lavagem em casa, principalmente nessa época do ano que a secagem dos tecidos fica mais demorada.

CORTINAS


Além de trazerem mais privacidade, as cortinas ainda ajudam a manter um ambiente bem mais aquecido. O que muda principalmente, entre o modelo utilizado no verão ou no inverno é o tipo de tecido que você pode investir.

No verão, os modelos mais leves, mais transparentes ajudam a bloquear a entrada do sol e calor, mas sem perder a leveza que a época merece. Já no inverno, inegavelmente tecidos mais robustos podem evitar a perda do calor e deixar o ambiente muito mais gostoso.

Aqui a mesma dica do tapete: um modelo mais estampado em um ambiente neutro pode decerto, deixar a cortina se tornar o centro das atenções. Vale à pena investir!

MANTAS


Dispor mantas pela decoração é uma forma de deixar o ambiente muito mais aconchegante. Além disso, podem trazer uma cor para a décor e deixar a hora de ler um livro ou assistir a um filme muito mais gostosa.

Invista em um modelo que tenha uma textura diferente ou uma estampa chamativa. Você pode escolher uma cor que esteja presente no tapete, ou nos objetos decorativos ou ainda nas cores das almofadas. Outra alternativa é, por exemplo, se tiver um azul claro na paleta de cores, escolher um azul mais escuro. O charme é garantido!

ALMOFADAS




E para complementar a composição, as almofadas deixam qualquer sofá ou cama muito mais gostoso. Uma sugestão é escolher tecidos que sejam naturais como, por exemplo, o algodão. O toque é mais confortável e a durabilidade aumenta.

Invista em capas de almofadas diferentes. Assim quando enjoar é só trocar para ter um visual repaginado!

Sempre que possível, deixe as almofadas tomarem sol. Essa é uma forma de evitar os ácaros que se acumulam para que se preserve a saúde da casa!

INVISTA EM VELAS




As velas são uma forma incrível de deixar o ambiente bem quentinho e cheiroso! Além disso, tem modelos que são aromatizados e tem fragrâncias que atendem a todos os gostos (dos mais cítricos aos mais doces).

Se você preferir, aliás, existem modelos de lareiras ecológicas (que são portáteis e não produzem fumaça) disponíveis no mercado. Uma pesquisa pode te ajudar a encontrar o modelo ideal, inclusive para não pesar no bolso.

Mantenha sua casa aquecida com tecnologia!


Depois que você investiu nos acessórios, que tal apostar na tecnologia, afinal nos dias frios nada melhor que um ambiente quentinho e confortável. E não precisa muito pra ter uma casa aquecida. É possível preparar sua casa para o inverno com alguns itens e não precisa gastar muito pra isso. Inclusive, com a alta na conta de energia elétrica, sempre é bom economizar!

Mas antes é preciso isolar o ambiente dos jatos de ar frio para que os produtos tenham efeito nas baixas temperaturas. Por exemplo, um aquecedor não tem efeito algum em uma casa mal isolada do ar frio.

Antes de investir nos itens abaixo é necessário pensar também no espaço que será instalado, assim fica fácil combinar o item com o estilo da sua casa.

AQUECEDOR


O aquecedor é um produto essencial para ter uma casa quentinha. É prático, pois pode ser transportado com facilidade para qualquer ambiente da casa. Antes de escolher o modelo, é preciso verificar a quantidade de espaço máximo que precisa para o aquecedor funcionar corretamente.

AR CONDICIONADO


Quem pensa que o ar condicionado só é bom durante o calor, está enganado, pois tem modelos com ar frio e quente, servindo para o ano inteiro.

TORNEIRA ELÉTRICA


 Quem não quer lavar a louça com água quente nos dias frios? Escolha o modelo que tenha mais a ver com o estilo da sua cozinha e não passe frio.

LÂMPADA


As lâmpadas nos tons amarelos permitem um ambiente mais quente, pois a energia liberada é em forma de calor.

LUMINÁRIA


É indicado ter uma luminária com a lâmpada amarela para aquecer o lugar. Além do mais, luminárias deixam o ambiente ainda mais bonito.

E na hora de construir, ou reformar!


 Agora que você já viu dicas do que fazer com a casa já construída é hora de conferir algumas ideias de como aquecer o imóvel na fase de construção ou reforma.

REFORMA


Primeiramente, escolha bem os revestimentos. Sendo assim, dê preferência aos pisos vinílicos ou de madeira, já que a madeira é um isolante térmico, deixando o ambiente mais confortável no verão e aquecido no inverno.

CONSTRUÇÃO


Por fim, quem está construindo do zero deve se atentar à posição da casa no terreno. Portanto, observe a localização em relação à incidência solar. Dê preferência aos quartos na hora de escolher os cômodos que devem receber mais iluminação natural. Já falamos sobre o que saber antes de comprar um imóvel aqui no blog, mas a dica vale para terrenos também. Confira aqui!

Além disso, na hora de escolher o telhado,opte por telhas de barro por conta de suas características térmicas. Porém, antes disso, não se esqueça da laje ou dos forros. Enfim, esse processo impedirá a circulação de ar nos dias gelados.

Na hora de construir as paredes, opte também por tijolos de barro, pois este material dificulta a passagem do calor e do frio através das paredes. Além disso, inclua os revestimentos de madeira no acabamento.

Em resumo, existem diversos passos para te ajudar a manter sua casa aquecida durante as estações mais frias do ano. Nesse sentido, escolha o que melhor se encaixa na sua rotina e aproveite os dias frios com mais conforto.

 

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)