Com uma população de cerca de 134 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE feita em 2019, Brusque também é um importante destino turístico de Santa Catarina.
Pessoas de todo o Brasil a escolhem, tanto pelas belezas naturais e arquitetônicas que oferece, quanto pelas peculiaridades gastronômicas.
Soma-se a isso o seu potencial em compras de vestuário e tecidos, com preços direto de fábrica, resultado do seu pioneirismo no ramo.
No artigo de hoje você vai conhecer um pouco da história de Brusque, sua colonização e por que ela é considerada uma das cidades mais seguras para se viver no Brasil.
Surgimento de Brusque
A 108 km de distância da capital Florianópolis, Brusque, em Santa Catarina, começa sua história pelos idos de 1860, nas terras localizadas à margem direita do Rio Itajaí-Mirim.
No mesmo ano em que a Colônia de Blumenau passava pelas mãos do Governo Imperial, o então presidente da província, Dr. Francisco Araújo Brusque, recebeu ordem para que começasse a colonização do Itajaí-Mirim.
Nesse local já haviam outros imigrantes, que exploravam a extração de madeira.
Era julho daquele ano quando desembarcaram em Itajaí a primeira leva de imigrantes, cerca de 55 colonos alemães, junto do austríaco Barão Von Schneeburg. Esse núcleo foi batizado de “Colônia Itajahy”.

Colonização de Brusque
Com o passar dos anos, a população na colônia foi aumentando rapidamente .A maioria dos novos moradores vinha de regiões da Alemanha.
Foi em janeiro de 1890 que a cidade foi batizada de Brusque, em homenagem a Francisco Brusque. Porém, as comemorações são feitas na data em que os colonos alemães chegaram à cidade, dia 4 de agosto de 1860.
A cidade recebeu de herança características bem específicas dos seus colonizadores. Tanto a arquitetura quanto a gastronomia e as festas populares são herdadas da cultura alemã.
Mas Brusque também é feita de uma mistura de outras colonizações, como irlandeses, britânicos, italianos e poloneses. Foram inclusive alguns polacos que trouxeram à cidade técnicas de tecelagem e fundaram as primeiras fábricas na cidade.

Berço da fiação catarinense
Com a história Brusque é possível notar porque ela é também conhecida como a Cidade dos Tecidos, porque foi lá que começou um dos maiores polos têxteis de Santa Catarina e do Brasil.
A primeira tentativa de produção de tecidos na cidade foi feita por João Bauer, em 1890, com o auxílio dos imigrantes poloneses, que eram conhecidos como “tecelões de Lodz”.
Depois disso foram instalados teares de madeira rústicos na cidade, construídos pelos próprios poloneses e que receberam o apoio do comerciante Carlos Renaux. Assim, em 1892, foi fundada a Fábrica de Tecidos Renaux S.A, considerado um ícone da indústria de tecidos no Sul.
Seis anos depois, nasceu a fábrica Buettner, e, em 1911, a Schlösser. Foi assim que essas indústrias acabaram dominando a principal atividade econômica da cidade no século 20.
E é por tudo isso que, ainda hoje, o setor de serviços têxteis ainda é um dos mais fortes setores na economia de Brusque.
Qualidade de vida em Brusque
Muitos se perguntam por que Brusque é considerada uma cidade com grande qualidade de vida. A resposta é fácil: Brusque figura no ranking das cidades mais seguras para se viver no Brasil.
Esses dados foram divulgados em uma pesquisa exclusiva do Ipea e do Fórum Brasileiro de segurança pública.
Brusque é a cidade mais pacífica do Brasil entre as que têm mais de 100 mil habitantes. Ou seja: tem a menor taxa de mortes violentas do país.
A taxa de homicídios praticados em Brusque está muito abaixo da média nacional. Para se ter uma ideia, em 2016, a taxa de assassinatos de todo o ano teve uma média de 4,8 a cada 100 mil moradores. Isso representa quase oito vezes menos do que a média nacional de assassinatos.
Outro fator que exemplifica o porquê a qualidade de vida em Brusque é tão famosa no Brasil, é o fato de que a cidade oferece um elevado índice de solução de crimes - a maioria pequenos furtos - e punição dos responsáveis.
Cerca de 90% dos casos de crime que acontecem em Brusque são solucionados na cidade. Tudo isso graças à integração das forças de segurança e a estrutura das polícias.
A Rede de Vizinhos, integração entre as polícias da cidade e os moradores, é outra maneira de combate à criminalidade que dá certo em Brusque.
Alta expectativa de vida
A cidade também é conhecida por ter uma alta expectativa de vida, considerada a maior do Brasil.
Deve-se a isso a implantação de projetos e programas sociais municipais, que dão acesso à moradia, saúde, alimentação e educação.
Segundo informações do Atlas Brasil, a expectativa de vida de quem nasce e mora em Brusque é de 78,6 anos
7 fatos sobre a cidade de Brusque
A história de Brusque esconde algumas curiosidades que nem todos conhecem. Separamos algumas abaixo para você saber:
- Justamente por ser polo na indústria têxtil, Brusque é a cidade berço da loja de departamentos Havan, uma das maiores do segmento no Brasil. A Havan nasceu em 1986, como uma pequena fábrica de tecidos com apenas 45 metros quadrados. Hoje conta com mais de 140 filiais em todo o país.
- A marca de vestuário Colcci, que hoje conta com grande projeção nacional, também nasceu em Brusque, no ano de 1986.
- As primeiras geladeiras da marca Cônsul também nasceram na cidade, em 1945. Tudo graças também ao cônsul Carlos Renaux, que incentivou uma pequena oficina para protótipos e testes. Graças a esse incentivo foi criada uma das maiores indústrias de refrigeração do Brasil.
- De acordo com o IBGE, Brusque é uma das dez maiores economias de Santa Catarina e está na posição 184 entre as cidades brasileiras. Só em 2018, o município subiu para quinto lugar no ranking de geração de empregos
- Brusque também recebe grandes festas e atrações culturais, que ajudam a fomentar a economia do Estado. Entre elas está a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), que celebra as tradições dos colonizadores alemães. Acontece desde 1985 e atrai turistas de todo o país no mês de outubro.
- A cidade também conta com uma reserva ambiental de preservação da Mata Atlântica. Ela está localizada no Centro de Brusque, na Chácara Edith, e tem 5 milhões de metros quadrados com flora e fauna catarinenses preservados.
- Brusque também é destino para turismo religioso, abrigando o Santuário Nossa Senhora de Azambuja, no Vale dos Milagres. No terceiro domingo de agosto, o local recebe uma romaria com cerca de 80 mil devotos. O Santuário ainda conta com o museu arquidiocesano e uma gruta subterrânea.
Brusque: sinônimo de qualidade e expectativa de vida
Se o seu objetivo é buscar qualidade de vida que garanta uma alta expectativa de vida para você e sua família, o lugar ideal para você morar é Brusque.
Além de oferecer segurança e tranquilidade, a cidade tem ótimas opções de lazer, passeios e atrações culturais, e possui uma economia em constante evolução.
Não é a toa que cada vez mais pessoas estão procurando Brusque para investir e morar.
Nós podemos ajudar você a encontrar os melhores imóveis. Entre em contato conosco e teremos prazer em ajudá-lo a encontrar o seu.