Menu

Festas em Outubro em Santa Catarina

O circuito de festas em outubro em Santa Catarina costuma fazer muito sucesso todos os anos. Conheça aqui algumas delas e programe-se para visitá-las!

Santa Catarina é um estado que combina uma infinidade de atrações turísticas, culturais e de lazer. É um estado que ainda valoriza muito suas raízes e por isso cultua os seus imigrantes. 

E diferente do imaginário de muitos, por aqui não é apenas lugar de praia, sol e mar. 

O Estado, considerado um dos melhores para se viver no Brasil, abriga diversos tipos de turismo - que passa pela serra catarinense, que contempla quem ama frio (a cidade mais gelada do Brasil está aqui), e também agrada quem gosta de montanhas e muito verde.

E Santa Catarina também é ótimo destino para quem curte uma boa festa típica. A maioria delas exalta os imigrantes europeus, vindos especialmente da Alemanha e Polônia, entre outros lugares.

E outubro é o mês que mais concentra festas em todo o Estado. No artigo que preparamos hoje, você conhece algumas destas festas que acontecem em outubro em Santa Catarina e que você precisa participar. 

Fique com a gente e acompanhe! 

O Estado de Santa Catarina


Um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil, Santa Catarina é marcada pela sua oferta de qualidade de vida e belezas naturais incríveis.

Santa Catarina é, comprovadamente, um dos melhores Estados para se viver no Brasil, de acordo com o Índice de Desafios de Gestão Estadual de 2018.

O Estado ocupa o terceiro lugar no ranking de desenvolvimento,  com Índice de Desenvolvimento (IDH) de 0,846, muito acima do índice nacional, considerado de primeiro mundo. 

O Estado também tem um destaque forte no setor econômico, com algumas de suas cidades estando entre os 50 municípios brasileiros com maior poder econômico.

As influências da cultura europeia no Estado


Apesar de Santa Catarina ter seu movimento turístico muito mais voltado para a natureza, o seu patrimônio histórico e cultural é riquíssimo.

E a influência da cultura europeia, de onde vieram a maior parte dos seus imigrantes, é um dos pontos mais marcantes.

É possível encontrar marcas dessa cultura na arquitetura, nos costumes e também na culinária local - e, é claro, nas festas típicas.

Os imigrantes europeus que povoaram a região sul foram, sobretudo, os alemães, italianos e poloneses.E os seus descendentes têm conseguido preservar as manifestações culturais que vieram com seus antepassados. 

É por isso que será muito fácil identificar aspectos da cultura dos imigrantes nas residências de algumas cidades catarinenses.Os costumes, as festas e as comidas típicas estão presentes na maior parte dos eventos culturais que acontecem em cidades como Blumenau, Pomerode, Treze Tílias, Brusque e Joinville, como você vai ver a seguir.

6 festas que acontecem em outubro em Santa Catarina e que você devia conhecer


O circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina reuniu, no último ano, segundo a Secretaria de Turismo do Estado, cerca de 10 festejos culturais consolidados, em diferentes regiões turísticas. 

A seguir você confere um pouco mais sobre seis dessas festas. Acompanhe!

1. Oktoberfest em Blumenau


festas em outubro em santa catarina

Esta é a maior e mais famosa de todas as festas em Santa Catarina, e também destaque no cenário das festas típicas no Brasil. 

Desde 1984, é considerada a maior festa germânica das américas e reúne todos os anos centenas de milhares de visitantes.

Foi inspirada na tradicional festa que acontece em Munique, na Alemanha. Além de muita cerveja, a festa conta com pratos típicos da cultura alemã.

Foi a partir do sucesso da festança de Blumenau que surgiram outros eventos do gênero nas cidades próximas, e despertaram a criação de um circuito de festas de outubro em Santa Catarina.

Ocorre anualmente no Parque Vila Germânica.

2. Fenarreco em Brusque


a fenarreco em brusque é uma das festas em outubro em santa catarina

A Festa Nacional do Marreco tem como objetivo principal exaltar este prato tão típico da culinária alemã: o marreco.

A Fenarreco é considerada uma das maiores festas de outubro em Santa Catarina e atrai milhares de turistas e visitantes em Brusque.

O marreco recheado com repolho roxo é a atração da festa, combinado também com outros deliciosos pratos típicos, como o joelho de porco, e também com brincadeiras e competições tradicionais, como o chope em metro.

Mas não é só de gastronomia que sobrevive a festa: durante todos os dias de evento, bandas ao vivo fazem a festa dos visitantes com muita música.

A Fenarreco acontece anualmente em outubro, no Pavilhão de Eventos da Fenarreco (Rua Gentil B. Archer, s/nº)

3. Marejada de Itajaí


festa que ocorrem em outubro em santa catarina: marejada em itajaí

Realizada na região chamada Costa Verde e Mar, a Marejada de Itajaí é considerada a maior festa do pescado do Brasil, de acordo com a prefeitura de Itajaí. 

Os principais atrativos desta festa são a gastronomia com base de frutos do mar. O destaque fica por conta da tradicional sardinha - frita e assada.

A edição de 2019 da Marejada, por exemplo, contou com 40 opções gastronômicas preparadas por dez restaurantes.

A festa também oferece espaço exclusivo para cervejarias de Itajaí, contemplando o gosto daqueles visitantes que apreciam um chope ou cerveja artesanal.

Paralelamente à festa, acontece a Regata Marina Itajaí Marejada, uma prova que integra a Copa Veleiros do Oceana, considerada a maior competição de vela oceânica de Santa Catarina.

A Marejada acontece anualmente no Centreventos de Itajaí.

4.Tirolerfest, em Treze Tilias


tirolerfest acontece todos os anos em outubro na cidade de treze tilias

No oeste catarinense, a Tirolerfest complementa o circuito de festas de outubro em Santa Catarina. Por lá, esta festa celebra a cultura austríaca, mantida pelos imigrantes de Treze Tílias.

Entre os principais atrativos da festa estão pratos típicos, apresentações de bandas, desfiles e feiras com produtos regionais.

O evento é realizado no Parque de Exposições Johann Otto Küng.

5. Bierville, em Joinville




Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, também está na rota das festas de outubro, com a Bierville.

A festa tem como protagonista a cerveja artesanal, e na sua última edição, contou com 120 opções de cervejas, além de diversas opções gastronômicas, música, folclore e dança.

A Bierville é realizada no Centro de Convenções Expoville (Rua XV de Novembro, 4315 – Glória)

6. Festa do Imigrante, em Timbó


festa do imigrante em timbó

Na cidade de Timbó, a Festa do Imigrante comemora o aniversário de colonização de Timbó, que foi fundada em 12 outubro de 1869.

Na última edição, a festa foi realizada em dois finais de semana e comemorou os 150 anos da colonização.

O evento preserva e resgata as tradições dos colonizadores locais, com muita dança folclórica, desfiles típicos, apresentações musicais, esportivas e recreativas, além de muita gastronomia típica alemã, italiana e brasileira.

A Festa do Imigrante de Timbó tem como objetivo comemorar o aniversário de colonização do município de Timbó, fundado no dia 12 de outubro de 1869.

É realizada no Pavilhão de Eventos “Henry Paul” e no Pavilhão Cultural.

Em outubro, venha para Santa Catarina!


Você acabou de conhecer algumas das principais festas que ocorrem em outubro em Santa Catarina e que você precisa visitar!

Essas festas são chamarisco para muitos visitantes que conhecem a cidade e movimentam a economia local a partir desses eventos.

Destaque especial para a Fenarreco, uma das maiores atrações da nossa cidade de Brusque, e responsável por receber anualmente milhares de turistas!

E aí, o que você achou do texto? Já participou de alguma dessas festas? Conte para a gente nos comentários. E se ainda não conhece, coloque na sua lista de coisas a fazer!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)