Colonizada por imigrantes que vieram especialmente da Alemanha, a cidade busca cultuar as tradições dos seus colonizadores, especialmente com festa.
Berço na fabricação de tecidos também em função da chegada de poloneses à região, Brusque também é uma cidade com característica de promover uma série de atividades culturais e eventos que cultuam suas tradições.
Um desses eventos mais tradicionais é a Fenarreco, Festa Nacional do Marreco, que geralmente acontece em outubro.
No artigo de hoje vamos contar para você tudo sobre essa festa que, neste ano, chega em sua 35ª edição.
O turismo e atrações culturais em Brusque
Além de ser parada obrigatória de lojistas e de pessoas que procuram peças de vestuário e cama, mesa e banho a preço de fábrica, a cidade, considerada a Capital da Paz, também tem muitos outros atrativos.
Brusque ainda tem outros eventos, como a Fenajeep - a Festa Nacional do Jeep. Geralmente realizada em junho, conta com atrações como jeep cross, passeios radicais e rallys.
Para quem busca passeios ao ar livre e muita natureza, Brusque também oferece muitas opções. O Parque das Esculturas,por exemplo, é um parque com obras de artistas renomados e uma alternativa para relaxar e curtir o dia. Neste link, nós preparamos outras 5 opções para você aproveitar melhor a cidade.
A Fenarreco como opção de entretenimento todos os anos
Desde 1985, a tradicional Festa Nacional do Marreco atrai milhares de turistas do Brasil inteiro e ajuda a impulsionar a economia de Brusque. Só na última edição, a estimativa da organização é que mais de 120 mil pessoas tenham passado pela festa.
É considerada desde o seu início a festa mais importante de Brusque e uma das mais tradicionais festas de outubro em todo Estado.
A Fenarreco é tipicamente regada a chopp gelado e embalada pelo som das músicas germânicas. No último ano, a festa recebeu cerca de 30 bandas, divididas em três palcos, para oferecer ao público as melhores atrações culturais.
Além disso, uma ampla área de gastronomia e mais 14 food trucks possibilita que o visitante escolha seus cardápios entre as delícias típicas da culinária alemã.
São mais de 10 dias de festa que celebram a tradição germânica, onde o marreco, que faz parte da culinária tipicamente alemã, é a estrela da festa.
Anualmente, um tradicional desfile com trajes típicos na Avenida Cônsul Carlos Renaux abre a festa. No ano passado, mais de 5 mil pessoas participaram do desfile, entre bandinhas, grupos de danças típicas e famílias.
Vamos falar mais sobre o desfile abaixo.
História da Fenarreco
A Fenarreco nasceu 35 anos atrás e foi inspirada para ser um complemento para a Oktoberfest, que acontece em Blumenau. Hoje ela é uma das principais celebrações do calendário cultural do Vale do Itajaí.
O foco inicial da Fenarreco era a divulgação do pato recheado, prato típico da cozinha alemã e tradição que veio com os imigrantes, que no continente europeu, usavam o ganso como prato principal da ceia natalina.
A combinação entre o exótico e o tempero da região acabou se tornando referência para turistas e curiosos
Com o objetivo de transformar a divulgação do prato em uma festa gastronômica, a ideia era proporcionar um almoço ou jantar para que o público pudesse aproveitar, depois, a Oktoberfest.
Por isso, inicialmente a previsão de término da festa era às 23h. Mas a adesão do público e o sucesso foi tão grande que essa determinação não foi cumprida nem na primeira edição.
Conheça a seguir os principais motivos pelos quais vale a pena participar dessa festividade brusquense.

Fonte: Brusque Memórias
5 motivos para você conhecer a Fenarreco
1. Conhecer a gastronomia e provar pratos exóticos
Um dos motivos pelos quais com certeza vale a pena visitar a Fenarreco é a variedade gastronômica que a festa oferece. O prato principal é o marreco recheado com repolho roxo.
Mas os visitantes também podem saborear outros pratos diferentes, como o eisbein (joelho de porco), as salsichas especiais, o petisco alemão e o marreco crispy, que são as tiras empanadas de peito de marreco.
Para beber, os visitantes podem escolher entre os vários tipos de chope: pilsen, weiss (trigo), bock ou de vinho.

Fonte: OCP News
2. Assistir ao desfile e conhecer a tradição alemã
Como já mencionamos acima, um dos pontos fortes da Fenarreco é a abertura da festa, que conta com um grande desfile temático.
O desfile reúne mais de 5 mil pessoas que participam da ação na avenida central da cidade. Grupos folclóricos mostram, por meio da cultura e da dança, a tradição e a cultura germânica dos imigrantes.
Os desfiles são temáticos e contam também com diversos carros alegóricos. No ano de 2019, os grupos levaram para a avenida os 190 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães em Santa Catarina e a Imobiliária Moresco marcou presença nos últimas edições do desfile.
3. Brincadeiras e muita diversão
Se você for visitar a Fenarreco, com certeza vai se divertir com alguma das brincadeiras tradicionais que rolam pela festa.
Entre elas estão o chopp em metro, uma competição tradicional em que o chopp fica em uma taça com um metro de comprimento. O objetivo é ver quem toma a bebida mais rápido.
Outra brincadeira tradicional é a serra-serrador. Afinal de contas, serrar um tronco de madeira vira uma tarefa divertida quando feita entre um grupo e com clima de competição.
A Fenarreco reúne também outras atividades recreativas e ainda competições como a corrida do tamanco e a corrida do saco. Nenhuma dúvida de que é pura diversão, não é?

Fonte: Prefeitura de Brusque
4. Muita música
Só em 2019, mais de 30 bandas subiram ao palco da Fenarreco para animar o público. Em 2018, foram 40 atrações musicais!
A soma de cada atração em seu respectivo palco é equivalente a mais de 140 horas de música. E o melhor: as músicas começam logo cedo, às 11h da manhã, e se estendem até a madrugada.
5. Variedade de chopp
A Fenarreco geralmente conta com 11 dias de festa, e claro, todos eles regados a muito chopp. O evento oferece pelo menos 10 variedades da bebida. E a novidade que mais marcou o último ano foi o chopp sem glúten.
Um dos momentos mais aguardados é a sangria do primeiro barril de chopp, que geralmente acontece no Pavilhão de Eventos e que marca o início da festa todos os anos.

Fonte: Rádio Araguaia
Venha conhecer Brusque e a Fenarreco
A Fenarreco, como já contamos para você, é realizada todos os anos no mês de outubro. Planeje-se para participar, você também, de uma das maiores festas de Santa Catarina e da maior festa típica da cidade.
Se você ainda não conhece tudo o que Brusque tem para oferecer, aproveite para conferir o artigo que preparamos contando um pouco da história da Capital da Indústria Têxtil.
Brusque é uma cidade com uma infinidade de atrativos e tem sido cada vez mais procurada por quem busca uma vida mais tranquila e com mais qualidade.
Se você pretende viver na cidade e oferecer maior conforto e tranquilidade para sua família, conte com a nossa equipe!
Somos uma imobiliária especialista no mercado imobiliário d a região e podemos te ajudar a encontrar o seu imóvel ideal. Entre em contato conosco!