Menu

É possível ter uma horta em um apartamento em Brusque?


Quer uma alimentação saudável e está se perguntando se é possível ter uma horta em um apartamento em Brusque? A gente te responde essa aqui!





Quem mora em apartamento sabe bem que algumas regalias precisam ser deixadas de lado. Por exemplo, nem todos os condomínios ou prédios oferecem imóveis com sacadas ou áreas em comum, por isso, ter contato com a natureza ou um espaço para viver em meio à ela é mais complicado.





No entanto, aqueles que amam cuidar de plantas ou ter sua própria horta — algo bem comum para os que moram em casas com quintal — acabam ficando presos a espaços que não lhe agradam pela impossibilidade de praticarem o hobby que tanto gostam. É aí que entra em jogo a criatividade!





Com um pouco de organização e pesquisa por inspirações, criar um espaço dentro do apartamento para ver suas plantas crescerem e darem frutos é mais do que possível. Porém, isso só será uma realidade se você se dedicar aos momentos de jardinagem e ter em mente o que cada espécie precisa.





Por isso, queremos ajudá-lo nessa empreitada. Neste artigo, explicamos um pouco melhor sobre como é possível ter horta em apartamento e quais as vantagens envolvidas na prática. Além disso, para não deixá-lo na mão quanto aos cuidados, separamos algumas dicas de cultivo. Acompanhe!





É possível ter uma horta em um apartamento em Brusque?





é possível ter uma horta em um apartamento em brusque




Morar em um apartamento em Brusque é o sonho de muita gente. Não apenas porque a cidade é considerada uma das melhores para se viver em questões como segurança e tranquilidade, mas, também, porque esse tipo de imóvel é bastante prático para os que trabalham o dia todo fora.





Entretanto, como mencionamos, alguns imóveis não possuem tantas possibilidades no que diz respeito a áreas comuns e de lazer, fazendo com que os moradores fiquem limitados aos seus apartamentos. Estes, por sua vez, nem sempre são providos de sacadas ou áreas externas.





Diante desse cenário, certa pergunta tira o sono dos apaixonados por cuidar de plantas: é possível ter uma horta em um apartamento em Brusque?





A resposta é mais simples e positiva do que se pensa, pois sim, é possível e bem comum se pararmos para observar alguns imóvel ao redor da cidade. Ainda que muitos não tenham cômodos extras ou acesso a ambientes externos, os moradores sempre dão um jeito de cultivar suas plantas.





Isso porque, atualmente, o conceito de ter uma horta não está mais ligado exclusivamente a grandes áreas verdes e com muita terra sobrando. Se você tiver uma parede vazia em seu apartamento e ela pegar bastante luz natural, saiba que é um ótimo lugar para criar uma horta vertical, por exemplo.





Vantagens de ter uma horta no seu apê





Em uma matéria publicada pelo jornal Gazeta do Povo, um professor de psicologia menciona algumas das várias vantagens de cuidar de uma planta. Segundo ele, nossa vida corrida nos priva desses momentos de paz e calmaria, transformando o hábito em uma espécie de terapia.





Logicamente que esse efeito não é isolado e deve ser um complemento, mas a jardinagem promove uma série de benefícios para o ser humano, como a diminuição da ansiedade, o equilíbrio emocional, o exercício da afetividade, o aumento da percepção, a interação com o meio e até a harmonia.





Podemos mencionar, ainda, que ter uma horta no seu imóvel em Brusque pode ajudar na organização do dia a dia. O motivo é claro: o tempo que você perderia se deslocando até o supermercado para comprar temperos será economizado, pois os ingredientes estarão sempre ao seu alcance.  





Nessa linha de pensamento, talvez você fique se martirizando sobre as horas que passará cuidando de cada vasinho, porém a prática será tão natural e benéfica para seu bem-estar que, no fim, valerá cada segundo de atenção.





Também não podemos deixar de lado o fato de que, quando se tem plantas em ambientes internos, a coloração de folhas, flores e frutos trazem sensações positivas para o lar. Muitas vezes, o cheiro ou aroma que esses seres vivos exalam é tão gostoso que ainda desperta outros sentimentos inconscientes.





Dicas para você cultivar uma horta





Diante desse contexto, precisamos focar em um ponto interessante: para ter uma horta em apartamento, você não precisa dispor de espaços sobrando. A soleira da janela, a parede vazia, a estante sem utilidade e até aquele lugar vazio que parece não servir para nada pode se transformar em uma hora.





Caso o espaço seja uma sacada, use e abuse das jardineiras e dos cachepots. Por outro lado, se a única opção for um ambiente interno, procure ideias de jardins ou hortas verticais — em sua maioria feitas de pallets —, aposte em suportes para pendentes e invista em vasos auto-irrigáveis.





E para que suas plantinhas estejam sempre verdes, dando flores e frutos, separamos a seguir algumas dicas de ouro para você colocar em prática e cultivar sua horta com perfeição. Confira o que preparamos!





Escolha o que plantar





Para ter uma horta impecável, é necessário optar por plantas em específico, não é mesmo? Dessa maneira, para dar o primeiro passo, é preciso pensar nas espécies que quer ter e nos cuidados que cada uma delas exigirá.





A hortelã, por exemplo, pode ser plantada por semente ou muda, mas não pode pegar fortes ventos, uma vez que prejudica seu crescimento. A salsinha, por outro lado, necessita de tempo para o desenvolvimento de suas raízes, porém aguenta maiores mudanças de temperatura.





Já o manjericão não tolera climas muito frios e tem certos segredos para que crie raízes, assim como o alecrim. Por sua vez, o tomate cereja é plantado por sementes, o que deve ser feito no início da primavera, sendo que a colheita é mais breve, visto que os frutos logo aparecem.





Defina onde as mudas serão plantadas





Outro ponto relevante é definir o local para o plantio, se definitivo ou temporário. Já mencionamos algumas ideias de como você pode montar sua horta no apartamento, mas ainda é possível pensar em mais possibilidades, desde que se comprometa com o cuidado e a saúde dessas plantinhas.





Uma ideia bacana é pegar potes de vidro e construir uma espécie de quadro com vários desses recipientes. Dentro deles, coloca-se terra, adubo e o que mais a planta precisa, bem como a muda ou as sementes que tiver.





Contudo, é preciso levar em consideração a iluminação do local e a temperatura do ambiente. Como descobrimos com o item anterior, algumas espécies não toleram vento, nem mudanças climáticas bruscas, por isso, o local onde serão cultivadas deve ser bem protegido.





Adube os vasos com frequência





Também não adianta fazermos o plantio e não tomarmos cuidado com os detalhes. Isso porque manter o solo da sua horta rico em nutrientes é essencial para que as plantas estejam sempre viçosas e bonitas, desenvolvendo-se com tranquilidade e recebendo as vitaminas que necessitam.





Tudo isso é feito por meio da adubação, em especial a complementar, que é realizada a cada 15 dias depois que as plantas começarem a crescer. Já em casos de colheita única, o solo ainda precisa ser adubado para receber a nova planta, pois assim estará preparado para ajudar em seu desenvolvimento.





O mercado da jardinagem é amplo nesse quesito, oferecendo diferentes tipos de adubos, principalmente os químicos e tratados. Entretanto, os orgânicos são preferíveis, tanto para a sua saúde quanto a das suas plantas.





Faça controle de pragas





é possível ter uma horta em um apartamento em brusque




Como nem tudo são flores nesse universo das plantas, vale lembrar que elas podem ser acometidas por pragas. Há quem se desespere quando os bichos aparecem e tomam conta da horta, mas um controle atencioso pode prevenir o problema ou tratá-lo antes que estrague suas mudas por completo.





Uma dica nesse sentido é retirar as folhas doentes ou remover as pragas individualmente, caso não sejam tantas. Isso ajuda na cicatrização da planta e faz com que ela retome seu crescimento natural, sem transtornos.





No entanto, se as pragas forem muitas, vale fazer inseticidas caseiros, como os de óleo vegetal (óleo, detergente e água), coentro (coentro e água), pimenta (pimenta e água) e alho (alho, cravo da índia e água). Depois, basta colocar em um recipiente com ponteira em spray e borrifar na horta.





Dê asas à imaginação com seu imóvel em Brusque





Como pudemos observar, é possível ter uma horta em um apartamento, independentemente do espaço disponível ou da presença de áreas externas. Com cuidado, vontade de aprender, desejo pelo cultivo de plantas e criatividade, pode-se montar um cantinho verde e saudável.





Aliás, se você gosta de ter plantas por perto, não deixe de ler nosso artigo “Melhores plantas para você decorar seu apartamento em Brusque”. No texto, explicamos sobre algumas espécies que podem ser cultivadas em ambientes internos e que ajudam a valorizar os cômodos do seu lar!


Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)