Menu

Dicas para saber quanto vale seu imóvel em Brusque


Quer conhecer algumas dicas para saber quanto vale seu imóvel em Brusque? Então se prepare pois no artigo de hoje tiramos todas as suas dúvidas.





O mercado imobiliário brasileiro tem suas baixas e altas, mas já faz um tempo que se mantém no topo, movimentando a economia do país e, mais precisamente, de algumas regiões em específico. Santa Catarina, por exemplo, é destaque nesse quesito, já que suas cidades ficam sempre em evidência.





No estado, em uma pesquisa realizada pela Brain Informação Estratégica em novembro de 2020, 44% dos entrevistados afirmaram que possuem intenção de comprar um imóvel, sendo que 67% das 400 pessoas questionadas pretendem realizar essa ação dentro de um prazo de dois anos.





Isso nos traz um panorama positivo para o segmento. Consequentemente, também revela dados interessantes para os municípios catarinenses, como é o caso de Brusque, que vem crescendo em habitantes e ganhando novos ares para atender à alta expectativa de sua população.





No entanto, quando se investe em imóveis, algumas dúvidas vêm à tona: como avaliar um imóvel para a venda? Será que informações básicas bastam para seguir as normas? Contar com a ajuda de uma imobiliária realmente é necessário? E quanto aos descontos? Será que eles valem o risco?





Nesse sentido, pensando que talvez você tenha um imóvel na região e queira vender ou, então, esteja pensando em comprar um espaço, mas tem dúvida sobre como avaliá-lo corretamente e saber se vale a pena, preparamos este artigo. Então acompanhe as informações e fique por dentro do assunto!





Mercado imobiliário de Brusque e a crescente demanda por imóveis





Na cidade de Brusque, é comum observarmos o desenvolvimento urbano inesperado. Para se ter uma ideia, levando em conta as informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2010 e 2020, mais de 30 mil pessoas se mudaram para a região.





Isso abre portas para os investidores que ficam em dúvida quanto à prosperidade de suas aplicações no município. Afinal, quando se aplica dinheiro em imóveis, a última coisa que se espera é perder o lucro e não conseguir garantir bons negócios futuramente.





Nesse sentido, nada mais justo do que pesquisar e se informar para ter certeza da decisão a ser tomada. Contudo, já adiantamos que Brusque cresce acima da média nacional, movimentando os setores imobiliário e da construção civil, que fazem de tudo para acomodar os novos habitantes.





Com um cenário desses, outro ponto merece atenção: a avaliação do imóvel, em especial para que ele atenda ao mercado e siga as normas que regem o setor. Porém, você realmente sabe a importância de avaliar um imóvel corretamente e dentro dos parâmetros legais? Vamos descobrir!





Importância de uma avaliação correta do valor de um imóvel na hora da venda





dicas para saber quanto vale seu imóvel em brusque




Quando se trata da avaliação de imóveis, você ser proprietário ou comprador não faz diferença, pois se trata de uma questão fundamental para que o negócio seja feito com segurança e transparência. Desse modo, a negociação é realizada com mais tranquilidade e garantindo resultados positivos.





É comum haver confusão entre vistoria e avaliação, mas uma dica para nunca esquecermos a diferença é que a vistoria tem por função analisar criteriosamente as condições de conservação do imóvel. Isto é, ela é focada nos fatores internos relacionados ao bem, a fim de prever problemas.





A avaliação, por outro lado, avalia tanto os fatores internos quanto os externos, uma vez que leva em conta dados do mercado imobiliário brasileiro que contribuem para uma precificação justa e compatível com o segmento.





Para aqueles que pretendem adquirir um espaço para chamar de seu, a avaliação do bem — especialmente a realizada por profissionais qualificados — é fundamental para tornar a negociação uma estratégia certeira, garantindo adequação às pesquisas de mercado e ao bolso.





Por exemplo, se o imóvel estiver sendo vendido por um preço muito acima do praticado — considerando localização e características do espaço —, a margem para negociação será maior. Do contrário, se estiver muito abaixo do valor, a compra deve ser feita o quanto antes, com possibilidade de lucro.





Já para os vendedores, realizar a avaliação do imóvel é uma ótima alternativa para tornar a transação mais próxima da realidade. Consequentemente, a venda estará garantida, sem comprometimento do patrimônio.





Dicas de como saber quanto vale seu imóvel





Agora que você já tem uma base do quanto é importante realizar a avaliação do seu bem para garantir a compra ou venda com segurança, vamos descobrir algumas táticas de como avaliar o preço de um imóvel?





Na sequência, com base em simulações de vendas e em nossos conhecimentos no setor imobiliário, separamos dicas interessantes a respeito da temática para que consiga entender o processo. Dessa forma, poderá acompanhar a avaliação de perto e identificar falhas. Confira!





Analisar as características do imóvel





Um dos fatores de maior relevância na avaliação diz respeito às particularidades do espaço, como quantidade de cômodos, quantos quartos possui, quantos banheiros há disponíveis, se há garagem ou varanda, se conta com peças extras ou modificadas, entre outras características.





Isso também envolve outras verificações, como a presença de rachaduras nas paredes, comprometimento da estrutura, estudo de manutenção do imóvel, reformas feitas anteriormente e tempo de construção. Para os mais atentos, vazamentos e infiltrações também são fatores determinantes.





Para os compradores, a presença de qualquer problema aparente pode ser motivo para um desconto significativo no valor total. Porém, pensando pelo lado do vendedor, é melhor gastar com melhorias e reformas para evitar a desvalorização do espaço e a consequente perda de lucro.





Ter em mãos a documentação do bem





Os documentos do espaço são essenciais para que a transação possa ser realizada com eficácia e transparência, pois, caso não estejam em dia, o comprador terá de arcar com um gasto extra para regularizar o que precisa. Dessa forma, o valor do imóvel será alterado ao final.





Dentro desse contexto, há duas possibilidades: analisar se o vendedor tem a intenção de adequar os arquivos ou verificar as chances de o comprador arcar com as despesas relacionadas à tal ação. De uma maneira ou de outra, um dinheiro extra será gasto para a regularização dos documentos.





No entanto, em um cenário perfeito de documentação em dia, nem comprador, nem vendedor precisarão se preocupar com o assunto. Assim, a precificação do bem também não será impactada negativamente.  





Avaliar a localização e as proximidades





dicas para saber quanto vale o seu imóvel em brusque




Mais um fator de destaque é a localização do espaço. Ele fica em uma rua movimentada? Há supermercados, farmácias e outros serviços nas proximidades? O morador precisa andar quilômetros de distância para encontrar aquilo que deseja? E a segurança? É boa?





Esses questionamentos podem fazer com que o imóvel seja mais ou menos valorizado na avaliação. Sendo assim, quando pensar sobre como avaliar um imóvel, tenha em mente que o local é de extrema relevância, uma vez que todos querem maior comodidade para lidarem com o dia a dia.





Importante lembrar que esse ponto ainda está ligado à mobilidade e ao desenvolvimento urbano. Se próximo a pontos de ônibus, com vagas de estacionamento ao redor e perto de estabelecimentos ou empreendimentos luxuosos, é normal que o valor da avaliação seja bem positivo.





Contar com a ajuda de uma imobiliária





Por fim, contar com uma imobiliária de confiança para realizar a avaliação do seu imóvel é peça fundamental no processo. Isso porque os profissionais da empresa normalmente possuem licença para fazer a análise, colocar um preço adequado e, mais ainda, considerando o mercado imobiliário.





Afinal, é comum que os corretores de imóveis tenham conhecimento apurado nas estratégias mercadológicas e saibam avaliar cautelosamente cada detalhe para que você tome uma decisão adequada, de acordo com o esperado e sem perder de vista sua integridade ou seu investimento.





Com esses pontos de vantagem — seja você comprador, seja você vendedor —, certamente terá mais segurança e tranquilidade na empreitada. Assim, fará um bom negócio para adquirir seu lar ou vender o imóvel de modo certeiro.





Avalie seu imóvel em Brusque corretamente com a Imobiliária Moresco





Como pudemos analisar, a cidade de Brusque está crescendo e se desenvolvendo de forma positiva, garantindo que o mercado imobiliário se movimente junto a suas evoluções constantes. Nesse contexto, ter seu imóvel avaliado adequadamente pode fazer toda a diferença.





Por essas e outras, conte com a Imobiliária Moresco. Já temos mais de 40 anos fazendo história e realizando o sonho de diversos brusquenses que desejam ter a casa própria ou vender seu imóvel. Nossa equipe está preparada para realizar a avaliação do seu bem e garantir a você uma transação de qualidade, com total transparência.





Por isso, entre em contato com a gente ou venha nos visitar: estamos localizados na Rua Alexandre Atanázio Gevaerd, número 45, no centro de Brusque!


Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)