Menu

Confira dicas para ter férias seguras!

Está planejando um descanso, então confira estas dicas para ter férias seguras

Antes de mais nada, vamos combinar que tirar férias é tudo de bom, não é? Mesmo que você planeje nem sair de casa, o fato de tirar uns dias, ou algumas semanas pra fugir da rotina diária, já traz uma sensação de alívio e tranquilidade. Sobretudo diante do que estamos vivendo, com pandemia, rotinas alteradas e a espera de que todos sejam brevemente vacinados.

Contudo, com planejamento dá pra pensar num passeio em família, ou um programa a dois, ou quem sabe ainda uma viagem internacional, afinal, em muitos países a situação está melhor do que por aqui. Seja como for, se você planeja sair de casa e curtir uns dias fora da rotina, confira estas dicas para ter férias seguras!

Por aqui já demos até um roteiro pra você aproveitar o inverno, confira.


Por onde começar?


Agora que você tomou a decisão de viajar, fique atento aos cuidados necessários para que tudo sair conforme o planejado, afinal, imprevistos podem estragar o passeio, e a dica aqui é ter férias seguras!

Em primeiro lugar se a ideia é sair de carro, a manutenção precisa estar em dia, por isso, preste atenção nestas informações:

Cansaço


Evite dirigir com a sensação de olhos pesados e bocejos constantes. Isso pode causar falta de concentração. Se a viagem for longa, faça pequenas paradas para um café ou suco pelo menos a cada 90 minutos;

Sinalização


A sinalização está presente nas ruas para garantir a segurança de quem dirige e dos pedestres. Então, respeita-a;

Pneus


Verifique o estado dos pneus antes de viajar. É recomendável calibrá-los sempre a cada 15 dias. Além disso, o alinhamento e balanceamento devem ser realizados a cada 20 mil km ou quando sentir que o volante está “puxando” ou “trepidando”. Para verificar o estado geral dos pneus da frente, esterce o volante para um dos lados primeiro. Desta forma você terá a visão total da banda de rodagem.

Óleo do motor


Cheque o nível do óleo e confira a hora de fazer a troca pela quilometragem do veículo. Use sempre a especificação recomendada pelo fabricante.

Velocidade


A velocidade segura para trafegar está associada à capacidade de frear caso algo inesperado esteja no caminho do condutor; você ganhará no máximo alguns minutos e muito provavelmente causará desconforto aos demais passageiros do veículo.

Celular


Seu uso aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito. Não precisamos falar mais nada não é?;

Álcool


Que beber e dirigir não dá certo, todos sabem. O Álcool causa reações mais lentas do que o normal e a falta de noção quanto à velocidade.

Freios


E necessário verificar desgastes de discos e pastilhas de freio, possíveis vazamentos e o nível do fluido de freio, que deve ser trocado, em média, a cada 24 meses.

Palhetas do para-brisa


Cheque se estão com ruído ou trepidação. Neste caso é recomendável trocá-las. Ao pegar a estrada com chuva, a visibilidade proporcionada por palhetas que funcionam é fundamental para a segurança na viagem.

Viagem na pandemia


A pandemia do COVID-19 trouxe muitos receios e dúvidas. Muita gente simplesmente parou de fazer o que fazia rotineiramente, por medo, ou para preservar os familiares mais frágeis. A verdade é que aos poucos a rotina foi voltando ao normal e a vontade de sair de casa também se torna mais forte. 

Depois que a vacina começou a avançar, as pessoas passaram a planejar viagens e passeios, e ao passo que as férias escolares se aproximam, a ideia de viajar se torna uma opção viável. Assim, se você pensa em curtir as férias, seja no Brasil, ou no exterior, mas quer se sentir seguro, confira estas dicas valiosas!

Planeje bem seu roteiro para ter férias seguras!


Para muita gente, essa é a fase mais divertida da preparação, mas alguns cuidados precisam ser tomados para que você não caia numa cilada!

Pesquise sobre os destinos escolhidos em sites de viagens e busque informações em grupos e blogs. Assim, você tem certeza de que o lugar tem a ver com o que você está procurando. Afinal, não adianta ir descansar em um local super badalado, nem ir em busca de noitadas num retiro.

Também é muito importante pesquisar sobre o clima e o calendário das atrações que você quer visitar. Se vai à praia, saiba quando é a época de chuva; se faz questão de determinado museu ou parque de diversões, verifique se o local estará funcionando nas datas planejadas; na estação de esqui, tenha certeza de ir em pleno inverno.

Saiba exatamente quanto pode gastar


Imagina a frustração de traçar um roteiro maravilhoso e não conseguir tirá-lo do papel por falta de planejamento financeiro? O ideal é fazer um roteiro de acordo com as suas condições financeiras e o que você economizou para a viagem, reservando uma parte para deslocamento e hospedagem, e levando em conta também quanto você vai gastar por dia com comida, ingressos para atrações, compras e até souvenirs.

Providencie os documentos com antecedência


Faça um checklist com toda a documentação que vai precisar:

Passaporte ou identidade;

Cartão de vacina, para alguns países;

Cartão do convênio médico ou seguro viagem e cartões de crédito.

Aproveite e faça cópia autenticada de todos eles (até do cartão de crédito). Dessa forma, caso chegue a perder um documento, é mais fácil para a polícia local encontrá-lo. Também é importante avisar à instituição financeira do seu cartão de crédito a data de sua viagem (data de ida e de volta), principalmente para viagens internacionais. Assim, se pretender usar o seu cartão no exterior, ele estará liberado.

Faça as malas com cuidado




O ideal é levar uma roupa para cada dia de viagem e pelo menos duas peças de reserva para o período inteiro.

Se a viagem for para um local quente, coloque apenas um agasalho na mala, e se for passar muito tempo fora, não precisa levar seu guarda-roupa inteiro: leve sabão de coco para lavar algumas peças na pia do seu quarto no hotel ou use um serviço de lavanderia no seu destino. Para viagens longas, faça uma mala de mão com alguns remédios, uma troca de roupas e um lanchinho leve, como castanhas e barrinhas de cereal.

Além disso, não se esqueça de etiquetar toda a sua bagagem com seu nome e telefone para contato e utilize fitas e adesivos coloridos para identificá-la facilmente na esteira do avião ou saindo do ônibus.

Fique de olho nos horários


Se vai fazer viagens dentro do seu destino ou precisa pegar vários aviões, trens ou ônibus diferentes para chegar, anote todos os horários em um papel ou no seu celular (nesse caso, lembre-se de carregá-lo antes de sair), indicando também quanto tempo você tem entre cada escala.

Saia sempre com antecedência para evitar atrasos e problemas como o trânsito das grandes cidades. Uma boa ideia para chegar sempre cedo é se planejar com o objetivo de estar nos terminais de embarque pelo menos meia hora antes do necessário.

Preste atenção no seu dinheiro


Quando o assunto é dinheiro, é preciso ter atenção redobrada, afinal, sem ele, todo o seu planejamento vai por água abaixo! Por isso, separe um valor trocado para levar na carteira e aproveite as vantagens de utilizar os cartões de crédito e débito.

Em viagens internacionais, verifique ainda qual é a moeda do país de destino e faça essa compra programada e aos poucos. Assim, é possível conseguir os melhores preços.

Contrate um seguro viagem


Agora que você já está bem prevenido, seguindo todas as dicas acima, só falta uma coisa para deixar sua viagem à prova de imprevistos: contratar um bom seguro viagem. Dessa maneira, mesmo que, apesar de todas as precauções que você tomou, algum problema venha a acontecer, você tem a certeza de que ficará resguardado e poderá contar com a seguradora para te ajudar a resolver a situação.

Vale lembrar que no caso de alguns destinos, como os países europeus que fazem parte do Acordo de Schengen, o seguro viagem é obrigatório para desembarcar.

Hora de partir e ter férias seguras!


Por fim, depois de tomar todos os cuidados para ter férias seguras, algumas dicas devem ser consideradas:

Durma bem


Não é só durante a viagem, é sempre! Dormir bem confere inúmeros benefícios para nossa saúde. Quando você estiver viajando, uma boa noite de sono vai te deixar mais alerta e disposto(a) para curtir os passeios e tours.

Leve consigo desinfetante para mãos


Álcool em gel é o novo item obrigatório do nosso dia a dia, sempre tem um vidrinho consigo durante os passeios, afinal nem sempre há um banheiro disponível para lavar e higienizar as mãos.

Use máscara


Sempre que necessário use a máscara e mantenha o distanciamento social recomendado.

 Use somente seus itens pessoais


Não compartilhe itens pessoais, use somente as suas coisas, isso vai garantir que nenhuma contaminação cruzada aconteça.

Hidrate-se e alimente-se bem


Mantenha sua alimentação balanceada rica em vitaminas e minerais, além disso consuma bastante líquidos, especialmente água (sendo o recomendado tomar no mínimo 2 litros por dia).

 Alongue-se


Cuide do seu corpo, alongue-se e exercite-se, aproveite a sua viagem para mudar a sua rotina e adaptar-se para um estilo mais saudável.

 Kit de viagem saudável


Sabe o kit banheiro que sempre levamos conosco nas viagens: com lenço umedecido, escova de dentes, etc? Adicione ao kit: máscara, luvas, lenços umedecidos a base de álcool e desinfetante para as mãos.

 Emoções no limite


Manter a mente positiva é a melhor maneira de tomar decisões claras e também evita que você entra em pânico. Lembre-se você vai viajar e curtir suas férias, jogue a negatividade no lixo!

 Use meias de compressão


O uso das meias de compressão quando estiver no avião permitem que a circulação sanguínea não seja afetada, evitando o inchaço das pernas e em alguns casos até a trombose. 

 Atente-se ao seu corpo


Se você se sentir indisposto(a) durante a viagem ou adoecer, fique atento(a) para os sintomas e procure atendimento médico imediatamente.

 Tenha um kit de primeiros socorros


“O seguro morreu de velho”, leve consigo um kit básico de primeiros socorros. Pode te ajudar muito! Além disso leve medicação básica como remédios para dor de cabeça, enjoo, etc. (antes de separar uma farmácia inteira, pesquise qual a política de entrada de medicamentos no país que você vai visitar).

 Proteja sua pele


Não esqueça de adicionar na sua mala protetor solar, creme de hidratação e outros cremes que você faz uso no seu dia a dia. Fique de olho nas datas escolhidas da sua viagem e na previsão do tempo, para saber como o clima poderá afetar a sua pele e a sua saúde.

 Beba com moderação


Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, além disso saiba quais são as leis relacionadas ao consumo de álcool no país que você vai visitar.

 Limpe tudo quando voltar para casa


Ao voltar para o hotel após o passeio, limpe os seus pertences como celular, câmera, sapatos e roupas. Além disso tome um bom banho para refrescar e eliminar qualquer chance de contaminação. Ao fim da viagem quando retornar para sua casa, faça o mesmo procedimento, e claro adicione na fila da limpeza: as malas e os souvenirs.

 Alergias comuns no destino escolhido


Procure saber se há relatos de alergias no destino escolhido, por exemplo: picadas de inseto, clima seco, etc. E saiba como outros viajantes resolveram essa questão. Se não achou nada sobre isso, fique no lado seguro e leve consigo cremes hidratantes e repelente.

 Localize o hospital mais perto de você


Em qualquer viagem “não só durante o novo normal” ter consigo uma lista dos números de emergência é questão de sensatez e prudência. Procure saber quais os hospitais próximos ao hotel que você vai ficar, e além disso, não esqueça de fazer um seguro viagem antes de embarcar para as suas férias.

 Cuidado com possíveis alergias de comida


Alguns países estão repletos de pratos exóticos, outros usam e abusam de especiarias, o que resultam em uma gastronomia peculiar e diferente do que você está acostumado a comer todos os dias. Provar os pratos locais faz parte da imersão cultural, mas se você é uma pessoa que tem alergia alimentar fique atento aos ingredientes do prato, e claro, não abra mão de carregar com você um antialérgico. Além disso, opte por comer somente nos locais recomendados pelo seu guia ou hotel.

Veja um dentista e faça um check up geral antes de viajar


Por fim, a última dica é uma das mais importantes: esteja com sua saúde em dia e visite tanto o seu médico quanto o dentista para fazer um check up geral. Já pensou em ter uma dor de dente no exterior? Ninguém merece interromper a viagem para correr ao dentista, por isso vale a pena prevenir-se.

Então, divirta-se e aproveite suas férias com segurança!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)