Menu

Como conseguir um inquilino mais rápido para seu imóvel em Brusque?


Quer encontrar um inquilino mais rápido para o seu imóvel em Brusque? Então confira aqui as nossas dicas para quem quer lucrar com o aluguel de imóveis na cidade.





Os investimentos no mercado imobiliário brasileiro, em sua maior parcela, são realizados por pessoas que almejam um dinheiro extra no final do mês. Até porque, com a locação de um imóvel, é possível ter uma renda a mais para pagar contas, acertar dívidas ou, simplesmente, aproveitar a vida.





O problema é que nem sempre o processo de alugar um imóvel é rápido ou eficiente. Aqueles que lidam com essa burocracia sabem que conseguir um inquilino responsável e que se encaixe às características do espaço disponível é uma tarefa complicada, a qual requer cuidado e atenção.





Afinal, ninguém quer locar seu bem para alguém que não paga corretamente ou desrespeita as regras do contrato de aluguel. No entanto, também não se espera que o processo leve tanto tempo, já que ter um imóvel parado, sem inquilino, acaba por se tornar um gasto desnecessário.





É dentro desse contexto que entram as estratégias para se alugar uma casa ou um apartamento com maior agilidade. Assim, em vez de prejuízos, o investidor consegue suprir suas necessidades de locação e lucro, enquanto o locatário, por sua vez, encontra o imóvel ideal para seu dia a dia.





Pensando nisso, imaginemos que você comprou um apartamento em Brusque e precisa saber o que fazer para alugar seu imóvel mais rápido. É justamente nesse sentido que queremos ajudar, então acompanhe nosso artigo!





Aluguel de imóveis no Brasil





Em nosso país, a Lei n. 8.245, de 1991, é a responsável por normatizar o processo de locação de imóveis residenciais e comerciais. Com essa legislação, é possível evitar divergências entre proprietário e inquilino, estipular prazos, acordar valores e observar as obrigações e os deveres de cada parte.





Trata-se de uma lei de grande importância para os procedimentos imobiliários, visto que, somente no Brasil, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18,3% dos imóveis são alugados. Isso equivale a 13,3 milhões de moradias espalhadas pelo país.





Ainda de acordo com o IBGE, no ano de 2019, 20,5% dos imóveis localizados em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo eram alugados. Inclusive, isso nos mostra que a locação é uma tendência em cidades maiores, mas também vem se tornando comum em municípios mais compactos.





Já o Índice FipeZap nos traz que o preço médio do aluguel encerrou agosto de 2020 em R$ 30,50 por metro quadrado. Em estudo, a empresa registrou uma queda na média a ser paga pelos inquilinos, chegando a 0,28%.





Com isso, é possível observar que o brasileiro tem grande propensão a alugar imóveis, mas a compra ainda é algo sonhado pela maioria da população. Normalmente, a decisão entre um ou outro é tomada por uma série de fatores, como estilo de vida, fundos financeiros e preferências pessoais.





Vantagens de locar seu imóvel em Brusque





Em se tratando da cidade de Brusque, temos uma região tranquila e bastante cultural que chama a atenção de visitantes e turistas durante o ano inteiro. Em época de festividades tradicionais, contudo, o número de pessoas praticamente dobra, pois todos querem participar das movimentações.





Se analisarmos fatores mais consistentes, como educação, renda e longevidade dos habitantes, o município tem uma colocação interessante no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alcançando uma média de 0,894 em questão de qualidade de vida.





Outro fator a ser considerado é que Brusque vem crescendo nos últimos anos. Em 10 anos, do período de 2010 a 2020, a cidade ganhou em torno de 20 mil novos moradores locais, batendo a marca de mais de 137 mil habitantes.





Vale mencionar que o último ponto está relacionado à alta empregabilidade da indústria têxtil, que constantemente abre vagas para diferentes setores e níveis de estudos. Dessa maneira, quem busca por uma vida mais estável, acaba se identificando com a região e procurando por moradia fixa.





Cada um desses itens, quando em conjunto com as opções para lazer, fazem de Brusque uma cidade recheada de possibilidades. Consequentemente, o mercado imobiliário na região se aquece e aqueles que querem locar seus imóveis conseguem pessoas interessadas com mais facilidade.





Dicas para você locar seu imóvel mais rápido em Brusque





dicas para alugar seu imóvel em Brusque mais rápido




Agora que pudemos compreender quanto à prática de locação de imóveis no Brasil e ao potencial da cidade de Brusque no que diz respeito ao mercado imobiliário, precisamos conversar sobre como alugar seu imóvel com rapidez.





Para que você consiga locar seu apartamento ou sua casa de forma ágil e segura — contando com vantagens tanto para si quanto para o inquilino interessado no imóvel —, separamos a seguir algumas dicas que devem ser colocadas em ação e que fazem a diferença. Confira o que preparamos!





Mantenha o imóvel em boas condições





Se você está tentando alugar um imóvel, mas não recebe feedbacks positivos, talvez o problema esteja nas condições do seu bem. Há muita sujeira acumulada? Os ambientes estão com problemas de infiltração? Os móveis incluídos no contrato estão desgastados e velhos?





Pontos como esses soam superficiais em um primeiro momento, porém, a pessoa que alugar seu espaço provavelmente perceberá os detalhes. Caso ela conclua que há muito a ser feito, a negociação não será uma opção.





Por isso, mantenha seu imóvel impecável, limpo, com a estrutura renovada, a pintura em dia e tudo funcionando perfeitamente bem. Desse modo, ao visitá-lo, o futuro inquilino se sentirá acolhido e perceberá o zelo para com o espaço.





Invista em melhorias





Sabemos que fazer reformas significa um gasto extra, não é mesmo? Entretanto, quando se trata de alugar um imóvel, investir em melhorias para modernizá-lo e mantê-lo em boas condições é essencial. Além disso, na maioria das vezes, o investimento se transformará em lucro.





Assim, para acelerar o processo de locação, tire um tempo e analise o que pode ser modificado no espaço, bem como o quanto as mudanças serão significativas para quem irá morar ali. Com isso, mais interessados aparecerão e mais chances de alugar seu imóvel você terá em mãos.





Esteja aberto a negociações





Ninguém quer alugar um imóvel por menos do que o avaliado ou esperado, mas, dependendo da situação, é válido ouvir o que as pessoas têm a dizer e o quanto elas estão dispostas a oferecer para fechar negócio com você.





Dessa maneira, além de dar a oportunidade para que inquilinos realmente interessados aluguem seu espaço, a negociação é uma forma de agilizar o processo. Além disso, abrir mão de algumas coisas pode ser a porta de entrada para se encontrar um bom locatário.





Pense em outras formas de locação





Muita gente foca no aluguel anual ou semestral, pois sabe que terá um retorno garantido por determinado tempo e, em caso de quebra de contrato, o inquilino terá que reaver algum valor extra por estar saindo do imóvel.





No entanto, vale mencionar que há outras formas de locação, como a por temporada. Mesmo que seja algo temporário, é uma opção e tanto para quem não está conseguindo alugar seu bem ou precisa que o processo seja feito mais rapidamente por motivos pessoais ou financeiros.





Encontre uma imobiliária de valor





dicas para alugar seu imóvel em Brusque mais rápido




Por último, mas não menos importante, encontrar uma imobiliária pode ser a chave para você alugar seu imóvel mais rápido. Afinal, com a ajuda de profissionais especializados e estratégias validadas no campo imobiliário, você alcança mais gente interessada e ainda divulga o espaço.





Uma dica valiosa é escolher uma imobiliária ou até um corretor de imóveis que já conheça a região e consiga identificar potenciais inquilinos. Com isso, as informações repassadas e as técnicas de vendas serão o diferencial.





Optar por aquela empresa que tem presença digital e um time de marketing focado em divulgar os imóveis disponíveis para locação também é importante, já que, como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”.





Invista em imóveis na cidade de Brusque com a Imobiliária Moresco





A cidade de Brusque encanta aqueles que se deixam conquistar. Repleta de atrativos e com alto índice de qualidade de vida e empregabilidade, quem busca por novos ares certamente procura por imóveis na região.





Por isso, se a ideia é investir em bens como esse — seja para ganhar uma renda extra, seja para completar sua carteira de investimentos —, converse com quem conhece o município e seus segredos.





Fundada em 1974, a Imobiliário Moresco foi a primeira a ser aberta na cidade. São anos de análise de mercado e negociações de sucesso. Portanto, entre em contato com a gente e deixe que o ajudemos a encontrar o locatário ideal para seu imóvel em Brusque!


Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)