Menu

Como chegar em Brusque

Planejando visitar a capital da paz em Santa Catarina? Não deixe de conferir aqui dicas importantes de como chegar em Brusque.

Muitas vezes quando decidimos fazer uma viagem sempre ficamos muito felizes e ansiosos a respeito de qual local escolher. Uma outra dúvida recorrente é a respeito da logística do caminho. O que fica melhor? Ir de carro, ônibus ou avião? 

Para sanar todas as suas dúvidas, no artigo de hoje você irá conferir dicas imprescindíveis de como chegar em Brusque, o berço da indústria têxtil catarinense. 

Um passado glorioso


A história de Brusque começa por volta dos anos 1860, quando o Barão Von Schneeburg, de origem austríaca, acompanhado por outros imigrantes alemães, chegaram até o território que hoje conhecemos por Brusque. 

Inicialmente o povoado recebeu o nome de “Itajahy”. Com o passar dos anos, a população alemã e europeia foi sendo intensificada no território. Muitos afirmam que mais se falava o idioma alemão em Brusque, do que o próprio português. 

Neste período o velho continente estava passando por um dos períodos mais importantes da industrialização do mundo. Foi a Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra, influenciando todos os países ao redor, incluindo os países baixos, que trouxeram as tendências industriais aos imigrantes europeus em Brusque. 

Foi o empresário João Bauer que em 1890 iniciou a produção de tecidos na cidade. Rapidamente a prática da tecelagem foi tomando conta de toda população de Brusque. 

No século XX a atividade industrial foi o pilar de sustentação econômica para toda Santa Catarina, por conta do seu potencial de exportações. 

Foi por isso que Brusque recebeu carinhosamente o título de “A cidade dos tecidos”, o que faz juz até hoje. O município é grandemente conhecido em todo Brasil por sua produção de roupas. 

Só que a Capital da Indústria Têxtil catarinense não parou por aí. O turismo de Brusque também entra no páreo dos destinos a serem visitados no Vale Europeu de Santa Catarina.

Turismo para toda a família


Toda família pode se divertir e levar muito conhecimento para casa ao escolher Brusque como destino para “turistar”

São opções de passeios por dentro das indústrias têxteis que mostram como o tecido é feito, até o beneficiamento tornando-se uma peça de roupa, por exemplo.

Se a preferência é por um passeio na natureza, Brusque também dispõe de parques ao ar livre. Com uma estrutura bem bacana e uma ótima conservação, é um bom ambiente para piqueniques e brincadeiras com seus filhos e pets. 

Os parques ecológicos são uma experiência inesquecível. Lá, é possível ter contato com uma variedade de 200 animais de cerca de 70 espécies, incluindo aves, mamíferos e répteis. É ideal para levar as crianças, que podem conhecer os animais e aproveitar a calmaria da mata e do ar limpo e puro.

As festas típicas da cidade são as “queridinhas” dos turistas. Tem o Festival Nacional da Cuca que premia as melhores receitas de cuca do país. 

A Fenarreco é uma das principais festas típicas germânicas do estado, com amplo destaque para a gastronomia. Acontece sempre em outubro. 

Para religiosos, Brusque pode ser um ótima opção quando o assunto são passeios em igrejas. Com arquiteturas diferenciadas, as unidades católicas da região despertam a atenção de todos que passam pelo local. 

O santuário de Azambuja e a Igreja Matriz de São luiz Gonzaga são alguns dos pontos mais visitados. Todos que optam por esta rota, mencionam a beleza interior e exterior do locais. 

Inclusive, o Mapeamento de Turismo Religioso no Brasil, um estudo realizado pela Rede de Inteligência de Mercado do Turismo, em todo o país, aponta que Brusque está entre os cinco principais destinos mais procurados, quando o assunto é turismo religioso em Santa Catarina. 

Como chegar em Brusque


como chegar em brusque: de carro o acesso é pela BR 101

Agora que já sobram motivos para você escolher Brusque para ser o seu próximo destino como turista, a gente vai te explicar direitinho quais são as melhores opções para chegar neste pedacinho da Alemanha, em Santa Catarina. 

Brusque está localizada na região da foz do Rio Itajaí. Pertencente, também, ao Vale do Itajaí, região que compreende cidades como Gaspar, Blumenau, Indaial e Pomerode. 

O município está localizado cerca de 100 km da capital, Florianópolis, trajeto que geralmente demora 1h15 de viagem. 

Chegar em Brusque de carro


Se você está vindo do sentido capital para o interior, a BR 101 é a sua melhor opção. Como falamos logo acima, o tempo de viagem é de cerca de 1h15, para percorrer os quase 100 km de distância. 

Há também a opção da rota pelo litoral, passando por Tijucas, Itapema e Balneário Camboriú, acrescentando 23 km no caminho. 

Chegar em Brusque de avião


como chegar em brusque de avião: aeroporto de navegantes

Dois aeroportos na região podem ser a opção se você vem de outros lugares do país.

O aeroporto mais próximo de Brusque é o Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT), também conhecido como Aeroporto Ministro Victor Konder. Ele fica na cidade de Navegantes/SC.

A distância do aeroporto de Navegantes até Brusque é de cerca de 52 km. Ele é o principal acesso para viajantes que desejam ir até às praias do litoral norte ou a cidades do Vale do Itajaí. 

Passam por lá cerca 1,4 milhão de passageiros por ano, segundo dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Com uma boa estrutura, atende às necessidades das pessoas que decolam e pousam diariamente. Possui lanchonetes, lojas, caixas eletrônicos, casa de câmbio, agência de turismo, locadora de carros, entre outros. 

Por ser um aeroporto menor que o da capital, os preços das passagens até Navegantes costumam ser um pouco mais caros e geralmente passam por conexão em Florianópolis.

O outro aeroporto da região, é o da capital Florianópolis. Também leva o nome de Aeroporto Internacional Hercílio Luz. É o principal do estado e recebe todos os tipos de voos. Muitas vezes pousar em Floripa é uma vantagem financeira, já que as passagens costumam ser mais baratas e o trajeto para Brusque por carro ou ônibus não demora tanto.

Recentemente uma nova estrutura do aeroporto na capital foi montada, dando um visual totalmente moderno. Se assemelha muito a grandes aeroportos do Brasil. 

Ônibus


Outra forma de chegar em Brusque é por meio de ônibus. A cidade dispõe de uma rodoviária para viagens intermunicipais e interestaduais, com ônibus vindos de diversas partes.

Algumas das principais cidades de origem são: Florianópolis, Curitiba, Balneário Camboriú, Blumenau, Tijucas, São Paulo, Itajaí, Porto Alegre e muitas outras. 

Ao todo, são 10 as empresas que operam os trechos até Brusque: Catarinense, Cidade do Aço, Cometa, Penha, Progresso, Reunidas, Transbrasiliana, Transfada, Transnorte e Transpen.

É, sem dúvida, uma alternativa mais econômica para chegar até a cidade da paz. 

Sua escolha certa é Brusque


Neste artigo você conseguiu conhecer um pouco mais sobre Brusque e quais são os principais acessos à cidade. 

Brusque é realmente encantadora. Seja pelo turismo, por sua história e pela cultura do seu povo. Com toda certeza, se essa for sua escolha, vai ser inesquecível. 

A Capital da Indústria Têxtil está esperando por você! Comece a se programar hoje mesmo. 

Caso você deseje aproveitar o mercado imobiliário aquecido de Brusque, entre em contato com a gente e descubra o imóvel ideal para você.

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)