Menu

Casa ou apartamento em Brusque? Saiba qual a melhor opção para morar

Uma das mais importantes decisões da vida adulta é a escolha do imóvel em que você irá morar. A decisão envolve pesquisa, afinal de contas, um imóvel é um dos grandes investimentos que fazemos na vida e por isso mesmo, precisa ser bem pensada para ser o mais assertiva possível.

Se você está pensando em investir em um imóvel em Brusque, sabe que alguma dúvidas podem surgir nesse momento. Localização, valores, e, principalmente, tipo de imóvel. 

Casa ou apartamento em Brusque? No texto de hoje vamos mostrar para você os prós e contras de escolher uma casa ou um apartamento para morar na cidade que é a mais segura do Brasil e também conhecida como a Capital da Indústria Têxtil

Você vai descobrir as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções para fazer a melhor escolha, de acordo com o seu estilo e o seu gosto. Fique conosco e confira!

A cidade de Brusque


A cidade de Brusque fica localizada na chamada região do Vale Europeu e está distante 108 kms da capital catarinense Florianópolis.

Berço da indústria têxtil, Brusque concentra diversas fábricas de tecido e lojas a preço de atacado, o que garante movimento intenso de lojistas o ano inteiro na cidade.

Colonizada, em maior parte, por alemães e poloneses, a cidade ainda mantém a lembrança dos seus colonizadores com a arquitetura bem marcada e especialmente com festas como a Fenarreco.

Mas além disso, diversos pessoas têm como destino Brusque também pelas suas belezas naturais, e por ela ser conhecida no Brasil todo como a cidade mais segura para se viver - o que também lhe confere o apelido de Capital da Paz.

casa ou apartamento em brusque

Qualidade de vida em primeiro lugar


A qualidade de vida é o grande diferencial da cidade de Brusque SC. E um dos motivos que contribuem para isso é o fato dela ser considerada a cidade mais pacífica do Brasil.

O índice de homicídios da cidade no ano de 2016 foi o menor de todo o país de acordo com o ranking divulgado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

A média de assassinatos foi de 4,8 a cada 100 mil moradores, o que representa oito vezes menos do que a média de assassinatos no Brasil.

Além disso, os seus 134 mil habitantes, de acordo com a última estimativa do IBGE, sentem a segurança de viver na cidade que tem um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do Brasil - com posição 56 entre os mais de 5.500 municípios brasileiros.

Não é só isso. Em Brusque, a expectativa de vida da população também é considerada a maior do Brasil. A população na cidade vive em média 78,6 anos.

Casa x Apartamento: qual a melhor opção para morar em Brusque?


Como você pode ver, a cidade é uma ótima opção para quem deseja morar em um lugar com segurança e qualidade de vida. E se você pretende adquirir um imóvel, mais do que a localização no qual ele estará, é preciso também definir o tipo do imóvel.

Afinal de contas, qual é a melhor opção para você? Casa ou apartamento? Vamos descobrir abaixo, analisando as vantagens e as desvantagens a seguir:

Morar em casa: vantagens


Independência


Morar em uma casa significa que aquele espaço - desde a parte interna até a área externa - é todo seu. Diferente de um condomínio, em que a área de lazer é compartilhada, em uma casa você tem mais espaços de autonomia.

Ou seja, é você que vai escolher a cor da pintura externa da sua casa, de que maneira quer decorar ou organizar o seu pátio ou sua varanda, e ainda pode fazer mudanças e reformas estruturais.

Morando em uma casa você tem autonomia para deixar o imóvel inteirinho do jeito que você quer.

Pátio


Outra vantagem de morar em casa é que, muitas vezes, as casas têm pátios. E os pátios possibilitam mais um espaço de convivência, além de mais um local para aproveitar e fazer uma jardinagem, uma piscina, ou uma horta orgânica, por exemplo.

Para famílias com crianças, a casa é muito vantajosa, já que traz mais amplitude e pode oferecer um espaço maior para brincadeiras e até instalar pequenos brinquedos.

Vagas na garagem


Como o espaço de casas é mais amplo, as vagas na garagem também são uma vantagem de quem escolhe morar em uma casa.

Muitas casas permitem a entrada de diversos automóveis, ao contrário de apartamentos, que oferecem vagas limitadas e fixas. Hoje em dia, esse é um diferencial enorme.

Morar em casa: desvantagens


Apesar de todas as vantagens, sim, morar em casa também pode trazer alguma dor de cabeça, entre elas a maior necessidade de manutenção, e algumas vezes, a falta de segurança.

Manutenção


A manutenção é um fator que oferece uma desvantagem para quem mora em casa. Isso porque, já que o pátio é todo seu, a responsabilidade em mantê-lo limpo, com a grama cortada e as pinturas em dia, também é sua.

Certamente, por causa disso, morar em uma casa dá muito mais trabalho do que morar em um apartamento, onde todas essas funções de manutenção e custos com isso ficam a cargo do condomínio.

Segurança


A segurança é outro ponto de desvantagem para quem escolhe morar em uma casa. 

É claro que não é regra geral, mas morar em casa significa estar mais vulnerável e exposto a possíveis infortúnios relacionados à segurança, como alguém entrar na sua casa, por exemplo.

Isso porque morando em uma casa você possivelmente não vai contar com portaria 24 horas, que controle o acesso à sua casa. Além disso, a proximidade de uma casa com as ruas proporciona mais essa vulnerabilidade e possível insegurança.

casa ou apartamento em brusque

Morar em apartamento: vantagens


Segurança


Apontado como desvantagem para a escolha de morar em casas, a segurança é um ponto forte para quem decide por um apartamento.

A possibilidade de vigilância com portaria e sistemas de câmeras de segurança facilita o monitoramento de acessos ao seu prédio, ao mesmo tempo em que intimida tentativas de entrada.

Esse é um grande diferencial, já que hoje em dia a segurança é um fator relevante e importantíssimo para a sensação do morar bem.

Tranquilidade sem dor de cabeça


Outra vantagem para quem escolhe morar em apartamento é, sem dúvida, a diminuição das dores de cabeça com assuntos relacionados a manutenção que ficam sob a responsabilidade do condomínio e tem custos divididos entre os condôminos a partir das taxas já pagas.

Área de lazer


As áreas de lazer são uma vantagem à parte para quem mora em apartamentos. Hoje em dia, algumas áreas de lazer são completas, comparando-se a clubes, com piscina, academia, sauna e salões de festa.

Com certeza essa vantagem conta muitos pontos, pois você não terá o mesmo custo que teria caso fosse morar em uma casa e ter todas essas estruturas à sua disposição

Morar em apartamento: desvantagens


Barulho


O incômodo com a vizinhança é uma das desvantagens de morar em apartamento. Algumas vezes os apartamentos podem trazer problemas de acústica, e a convivência ouvindo o barulho do vizinho não é nada agradável.

Nesse caso é preciso ter paciência e compreensão mútua para que siga a boa convivência

Espaço


Em grande parte das vezes, o espaço privativo destinado a um apartamento é bem aquém dos espaços disponíveis em uma casa. É claro que existem apartamentos de todos os tamanhos, mas normalmente eles são menores do que uma casa.

Neste caso, a maior desvantagem que destacamos é a falta de uma área externa privativa e aquele espaço pra guardar só as ‘bagunças’, espaços que geralmente em uma casa você encontra com mais facilidades.

Escolha seu melhor imóvel em Brusque!


Agora que você já conheceu as vantagens e desvantagens de morar em uma casa ou em um apartamento, experimente fazer uma visita a imóveis diferentes para conhecê-los melhor e identificar o que melhor se encaixa ao seu perfil e de sua família.

Seja qual for a sua escolha, a Imobiliária Moresco tem uma ampla carteira de imóveis disponíveis, tanto para a compra como para locação.  

Entre em contato conosco e vamos juntos encontrar o seu imóvel perfeito.

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)