Menu

Cafeterias em Brusque: 5 opções para você provar um delicioso café

Bateu aquela vontade de apreciar um delicioso cafezinho? Então você não pode deixar de conhecer aqui as 5 cafeterias em Brusque para provar essa iguaria.  

Há quem prefira um cafézinho expresso depois do almoço com aquele brigadeiro todo especial. Outros gostam de convidar os amigos para tomar um cappuccino naquela cafeteria incrível da esquina de casa. E não podemos esquecer dos que trabalham acompanhados de uma caneca de café forte.

Independentemente do gosto, da marca ou da forma como é servido, o café ganhou o coração do povo brasileiro. Inclusive, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais consomem a bebida.

Pensando nisso, vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa iguaria?

Neste artigo, explicaremos de modo breve quanto à trajetória do café no Brasil e suas combinações. Além disso, traremos algumas cafeterias em Brusque para você matar a vontade de um cafézinho. Acompanhe!

Café no Brasil


O café chegou em terras brasileiras pelas mãos de Francisco de Mello Palheta, que foi enviado à Guiana Francesa em 1727 para conseguir o produto. Após conquistar a confiança da esposa do governador de Caiena, Palheta ganhou uma muda de café Arábica e a trouxe escondida para o Brasil.

A iguaria foi plantado no Pará. As mudas floresceram com facilidade e, por conta das condições climáticas favoráveis do país, o cultivo logo se tornou comum em outras regiões, até chegar ao Rio de Janeiro, em 1781.

Em pouco tempo, a cafeicultura passou de uma atividade secundária para uma das principais fontes da economia brasileira. Assim, ao final do século XIX, o mercado cafeeiro mundial era controlado pelo Brasil.

Historiadores acreditam que esse crescimento no mercado do café foi o grande responsável pelo desenvolvimento do país. Com os lucros e a necessidade de expansão e exportação, ferrovias foram construídas, houve avanço da urbanização, entre outras conquistas consideráveis.

O café ainda trouxe os imigrantes europeus para o Brasil, houve a expansão da classe média, o refinamento de costumes da nação ganhou forma e até a intensificação de movimentos culturais puderam ser observados.

Apesar de ter enfrentado uma crise anos mais tarde, a cafeicultura nacional conseguiu se firmar em territórios que favoreceram o plantio, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rondônia e Espírito Santo.

Variedade de sabores e combinações


Hoje em dia, o café da tarde não é mais o mesmo. Isso porque, com tantas harmonizações e sabores diferenciados incluídos nos cardápios, a bebida que costumávamos tomar com açúcar ou leite já ganhou novas versões.

Quando as primeiras cafeterias foram inauguradas, para atrair mais clientes e ter opções variadas para oferecer, os donos desses espaços passaram a incrementar o café com leite, chantilly, canela e outras especiarias.

O cappuccino, por exemplo, nada mais é que a mistura de café solúvel, leite em pó ou vaporizado e chocolate em pequenos pedaços. Em alguns casos, coloca-se baunilha e chocolate junto para dar mais sabor.

Já o affogato é quase um drink. Ele é feito à base de doses de café expresso e sorvete de baunilha, mas o toque especial fica por conta do licor de amêndoas.

Cada versão da bebida ainda é harmonizada perfeitamente com algum acompanhamento, como pão de queijo, tortas, pães e massas, quadradinhos de chocolate, bolos tradicionais, entre outros elementos.

5 melhores cafeterias em Brusque


Quando se pensa sobre o que fazer em Brusque, um dos maiores pedidos é visitar uma cafeteria. Não apenas pelo sabor dos cafés ou para passar o tempo, mas porque a cidade é repleta de espaços interessantes que merecem atenção e, é claro, uma degustação completa.

Por isso, a seguir, listamos cinco das melhores cafeterias localizadas em Brusque. Assim, quando visitar a região, poderá experimentar um café delicioso. Confira a nossa seleção!

1. Caffè Gourmet


cafeterias em brusque

Localizada no centro de Brusque — na Rua Felipe Schmidt, número 172 —, a Caffè Gourmet é destaque quando o assunto são blends de café gourmet, lanches rápidos, pratos quentes e as melhores bebidas para um happy hour.

Vale destacar que a cafeteria é especializada em seleção, torra e extração do grão de café. Além disso, conta com baristas certificados, degustadores e mestres em torra, tudo para oferecer um café de qualidade para seus clientes.

A Caffè Gourmet funciona de segunda a sexta, das 8 às 19 horas. Para entrar em contato, basta mandar uma mensagem para (47) 99936-9464 ou ligar no número (47) 3044-2303.

2. Villa Café


cafeterias em brusque

A Villa Café está localizada em dois espaços privilegiados e de fácil acesso: dentro da vila gastronômica da FIP, na Rodovia Antônio Heil, número 3800; e dentro da Havan de Brusque, na mesma rodovia, porém no número 200. É, portanto, uma ótima pedida para quem está passeando e quer um café!

No cardápio, podemos encontrar uma variedade de opções, desde o café tradicional a shakes e outras bebidas diferenciadas. Para acompanhar, nada como os deliciosos doces e salgados da cafeteria.

Na loja da FIP, o espaço funciona de segunda a sexta, das 9 às 19 horas; e aos sábados, das 9 às 17 horas. Já na Havan, o horário se estende de segunda a sábado, das 9 às 22 horas; e aos domingos, das 9 às 21 horas. Para fazer encomendas, é só ligar no número (47) 3255-6140.

3. Sassipan Panificadora, Confeitaria e Empório




Situada na Rua Carlos Graff, no número 459, a Sassipan foi fundada em 1986 e, desde então, vem desenvolvendo receitas de influência europeia. Sua missão é aliar tradição, sabor e carinho para marcar o paladar de quem se rende a provar os pratos e as bebidas oferecidos.

Por nove anos, foi vencedora do Prêmio Baker Top, relacionado às melhores padarias do Brasil. Também tem Selo Social, foi vencedora na etapa regional da Copa Bunge de Panificação e traz uma infinidade de combinações de café para tornar seu dia ainda melhor.

A Sassipan funciona de segunda a sábado, das 7 às 19:30 horas; e aos domingos, das 8:30 às 19:30 horas. Para encomendas ou contato, os números são o (47) 3351-4508 ou o (47) 99969-0917 (WhatsApp).

4. Quintal 39 Café Bistrô




Aos fundos da casa de número 39, na Rua Paes Leme, encontramos a Quintal 39 Café Bistrô, uma cafeteria simples, caseira e com muito amor envolvido para servir o melhor do mundo da cafeteria para seus clientes.

Para os responsáveis pelo espaço, a pausa para o cafézinho é sagrada, uma vez que a bebida estimula o ser humano, recarrega as energias e fornece aquela dose de ânimo que todo mundo precisa para continuar o dia. Por isso, o cardápio da Quintal tem café de sobra para que aprecia a iguaria.

A cafeteria funciona de segunda a sábado, das 15 às 20 horas. O delivery, por outro lado, começa um pouco antes, às 11 horas.

5. Panificadora Tomasi




Para fechar nossa lista, precisamos falar da Panificadora Tomasi, localizada na Rua Arno Furbringer, número 62. Inaugurada em 2002, o que era apenas um espaço no porão de casa logo se transformou em um estabelecimento reconhecido e de muita qualidade.

Na Tomasi, o famoso cafézinho de fim de dia vem acompanhado de tortas enfeitadas e grandiosas, sabores de dar água na boca, sanduíches suculentos, além de pães e massas feitos pelas mãos do responsável pelo local, que tem mais de 30 anos de experiência no ramo da panificação.

A panificadora funciona de segunda a sexta, das 6 às 20 horas; e aos sábados, das 6 às 18:30 horas. Para entrar em contato ou fazer uma encomenda, basta ligar para os números (47) 3355-2300 ou (47) 3396-7139.

Venha provar um delicioso café em Brusque


Falando tanto em café, fica difícil não querer sair correndo para tomar a iguaria e se deliciar com seus acompanhamentos, não é mesmo? Afinal, além de fazer bem para a saúde, o cafézinho é uma ótima companhia a qualquer momento!

Sendo assim, convidamos você a vir conhecer as cafeterias de Brusque e aproveitar a oportunidade para se apaixonar pela cidade. Porém, antes de planejar viagem, confira nosso artigo sobre “Como é o clima em Brusque - SC?”, para não ter erro na hora de fazer o roteiro.

E se gostou deste artigo, assine a nossa newsletter e fique por dentro das particularidades dessa cidade encantadora que é Brusque!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)