Menu

Brusque Futebol Clube: conheça aqui o "Bruscão"


Se você é fã de futebol, vai gostar de saber que a capital também possui um representante de peso no cenário catarinense. Conhece o Brusque Futebol Clube.





Não é só de fábrica de tecidos e de bons lugares ao ar livre que se faz a Capital da Paz.





Brusque é conhecida por ser o Berço da Indústria Têxtil, mas também é destaque quando o assunto é a ‘paixão nacional’.





É que a cidade é a casa de um clube de futebol que vem se destacando no cenário esportivo. O Brusque Futebol Clube é um pedaço da paixão dos brasileiros em Santa Catarina.





E no artigo de hoje nós vamos contar um pouco sobre a história, conquistas e curiosidades deste clube, que é um dos melhores times de Santa Catarina e que tem se destacado cada vez mais no futebol catarinense.





Acompanhe o que preparamos!





Futebol: uma das paixões dos brasileiros





Uma verdade incontestável é essa: o futebol é, definitivamente, uma das maiores paixões dos brasileiros. 





Isso porque é realmente difícil encontrarmos um brasileiro que não goste de ver a bola rolando pelos campos e telinhas afora.





De acordo com o professor de história Affonso de Miranda Pereira, são quatro motivos que ajudam a entender porque o futebol é, literalmente, uma paixão nacional no Brasil.





O primeiro deles é o fato de sempre ser um esporte popular (fácil de praticar), além de estar normalmente relacionado com a diversão. Também é a representação do nosso país (já que a população se identifica com os jogadores.





O quarto motivo é a convicção de que o Brasil tem o melhor futebol do mundo.





E podemos dizer que a história dessa paixão nos remete ao século passado. O futebol chegou ao Brasil quando Charles Miller chegou da Inglaterra trazendo duas bolas. 





Ele sugeriu a criação de uma equipe de futebol em comunidade de imigrantes britânicos. Em 1894, ele criou o São Paulo Athletic Clube, e não demorou muito para o esporte conquistar admiradores.





Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil e isso gerou grande expectativa sobre a seleção brasileira - que, infelizmente, perdeu para o Uruguai em uma final.





Mas depois disso o país viu craques da bola surgirem, entre eles Nilton Santos, Pelé, Zagallo, Djalma e Garrincha.





Competições anuais, como o Campeonato brasileiro, reúnem milhares de pessoas nos estádios para ovacionar a grande paixão dos brasileiros.





O futebol catarinense





brusque futebol clube




Santa Catarina conta com um cenário forte de clubes de futebol. O conhecido Campeonato Catarinense de Futebol é a principal competição do esporte no Estado.





E é por meio dele que os representantes catarinenses são indicados para as competições nacionais.





Desde a década de 1970, a competição é dominada pelos cinco grandes times catarinenses: o Avaí, o Chapecoense, o Criciúma, Figueirense e Joinville.





Eles ganharam todos os campeonatos, exceto o do ano de 1992, que foi vencido pelo Brusque.





O primeiro campeão da história da competição foi o Avaí, e o atual, da edição de 2020, é o Chapecoense.





Hoje, a série A do Campeonato Catarinense é disputada por cerca de 12 equipes, e acontece entre janeiro e maio.





Santa Catarina está muito bem posicionada dentro do ranking da CBF, ocupando a sexta colocação no Ranking Nacional das Confederações entre os 27 Estados do Brasil.





Outros clubes do Estado são o Atlético Tubarão, Camboriú Futebol Clube, Guarani de Palhoça Futebol, entre outros. Mas você sabia que a cidade de Brusque também é destaque quando falamos do futebol catarinense? 





Abaixo, você conhecerá mais sobre o Brusque Futebol Clube, que vem recebendo cada vez mais destaque no esporte do nosso Estado.





Brusque Futebol Clube





A seguir você conhecerá mais sobre o “Bruscão”, o time de futebol de Brusque. O clube é o vice-campeão do Campeonato Catarinense de 2020, está jogando a série C do Campeonato Brasileiro e também disputa a Copa do Brasil.





História do Brusque Futebol Clube





O Brusque Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro da cidade de Brusque, Santa Catarina. Foi fundado em 12 de outubro de 1987.





Ele nasceu da união entre os então tradicionais clubes brusquenses Atlético Carlos Renaux e Clube Esportivo Paysandu.





Entre os destaques, está o fato de ele fazer parte de uma seleta lista de clubes brasileiros que nunca foram rebaixados por nenhuma das divisões nacionais do brasileirão.





O ano mais importante da história do clube foi o de 1992. Naquela época, duas grandes conquistas marcaram o time. A primeira delas foi a Copa Santa Catarina, que dava ao campeão um ponto a mais no Campeonato Catarinense. 





O Brusque chegou a ficar em segundo lugar na fase de classificação, e na de eliminação, empatou com 3 x 3 no oeste catarinense, e ganhando de 2 a 0 no Estádio Augusto Bauer.





Já em 1993 foi a primeira vez de Brusque na Copa do Brasil. O time foi eliminado na primeira fase, pelo União Bandeirante.





Conquistas do Brusque Futebol Clube





Confira abaixo quais são as conquistas acumuladas pelo Brusque nestes mais de 30 anos





Títulos nacionais





Campeonato Brasileiro Série D - 2019





Títulos Regionais





Recopa Sul-Brasileira - 2008





Títulos Estaduais





Campeonato Catarinense - 1992





Campeonato Catarinense Série B - 1997, 2008 e 2015





Copa Santa Catarina - 1992, 2008, 2010, 2018 e 2019





Recopa Catarinense - 2020





Curiosidades





brusque futebol clube




O jogo mais importante da história do Brusque Futebol Clube foi em dezembro de 1992. Na ocasião aproximadamente 6 mil pessoas lotaram o Estádio Augusto Bauer e viram o Brusque derrotar o Avaí por 2 a 1 no tempo normal, arrematando um terceiro gol na prorrogação, deixando a cidade toda em festa.





Já a contratação mais badalada da história do Brusque aconteceu em 2010, com o atacante tetracampeão Viola.





Ele foi contratado em parceria com o patrocinador e deu uma visibilidade ao clube como ainda não se havia visto na cidade. Viola chegou a marcar seis gols com a camisa do time.





Já no ano de 2019, mais precisamente em 21 de julho, o Brusque venceu o Juazeirense pelo placar de 4 a zero, pelas quartas de final do Brasileirão (série D).





Na ocasião, conseguiu acesso à Série C do Brasileirão pela primeira vez na história do clube, além de também ostentar o título de campeão da série D do Brasileirão.





A final foi em dois jogos, o primeiro, disputado na casa do Brusque Futebol Clube, e o outro, na cidade de Manaus, com o time Manaus Futebol Clube.





Dois fatos marcaram a final do campeonato, além do Bruscão sair invicto. No jogo, que foi realizado na Arena da Amazônia, houve recorde de público, ultrapassando plateias como as de torcidas de Vasco e Flamengo e Copa do Mundo de 2014.





A renda da partida com a bilheteria foi de aproximadamente R$ 1 milhão. Nesse dia, a CBF sorteou pela primeira vez na história, uma árbitra para apitar uma decisão de Campeonato Brasileiro.





Conclusão





Você acabou de conhecer um pouco mais sobre o Brusque Futebol Clube, carinhosamente chamado de Bruscão, um dos clubes de futebol que vem se destacando no cenário esportivo de Santa Catarina.





Se você quer conhecer mais sobre essa maravilhosa cidade, não deixe de conferir nosso artigo que explica porque a cidade de Brusque é destaque em Santa Catarina.





Gostou do nosso conteúdo? Então deixe nos comentários a sua opinião e a sua sugestão de próximos assuntos para abordarmos por aqui! Até logo!


Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)