Menu

Alugar um imóvel em Brusque: pontos aos quais você deve se atentar

Alugar um imóvel pode ser agradável para ambas as partes. Saiba aqui alguns pontos aos quais se atentar antes de alugar um imóvel em Brusque.

Há quem pense que alugar um imóvel é algo simples e sem grandes complicações, mas a verdade é completamente diferente. Por exigir pesquisa, análise e avaliação — tanto pela escolha do imóvel ideal quanto pelas particularidades do espaço —, o processo é mais difícil do que se imagina.  

Muitas vezes, o que parece interessante em um primeiro momento pode trazer consigo diversos problemas. Por isso, se você avalia com cautela as opções disponíveis, evita que percalços façam parte do seu cotidiano.

Nesse sentido, ao longo deste artigo, saberemos um pouco mais quanto aos índices de locação no Brasil, conheceremos as vantagens de alugar um imóvel em uma cidade como Brusque e retomaremos alguns pontos de atenção para você tomar cuidado antes de assinar o contrato. Confira!

Aluguel no Brasil


Em terras brasileiras, a norma que rege o processo de locação de imóveis residenciais e comerciais é a Lei n. 8.245, de 1991. Com ela, evita-se divergências entre proprietário e inquilino, prazos são estipulados, valores são acordados, bem como obrigações e deveres são especificados.

Na legislação, ainda temos o que deve ser feito em casos de inadimplência ou quebra de contrato e quais cuidados o locatário deve tomar ao usufruir do espaço. Dessa forma, as irregularidades passam longe.

Trata-se de uma lei de grande relevância, pois, somente no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18,3% dos imóveis são alugados, o que equivale a 13,3 milhões de moradias no país.

Ainda conforme o IBGE, em 2019, 20,5% dos imóveis situados em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo eram alugados. Isso nos mostra, inclusive, que a locação é uma tendência em cidades maiores.

Morar em Brusque: alugar pode ser uma boa solução


Brusque não é um município grande, mas alugar um imóvel na região pode ser bem vantajoso e atrativo, especialmente por ser um lugar charmoso, de cultura forte e evidente, com diferentes possibilidades a se explorar.

Ao optar pelo aluguel, você pode escolher um espaço disponível perto do seu local de trabalho, a fim de evitar idas e vindas longas e cansativas. Também é uma ótima forma de analisar pontos estratégicos, como o centro da cidade, onde há mais comércio e opções para curtir no tempo livre.

Além disso, caso pense em se mudar ou precise de outro imóvel, ser um locatário é positivo, já que o processo é mais flexível e você não terá que vender sua casa ou seu apartamento para dar o próximo passo.

Trata-se, ainda, de uma maneira de observar suas reais necessidades quando o assunto é a casa própria, pois o aluguel lhe dá a oportunidade de conhecer diferentes regiões e se apaixonar por tantas outras.

Pontos para se levar em consideração antes de alugar um imóvel em Brusque


alugar um imóvel em brusque: pontos a levar em consideração

Assim como em qualquer processo imobiliário, alugar um imóvel envolve documentações e tomada de decisões complexas. Isso, quando aliado ao estresse e à ansiedade de estar procurando um novo espaço, pode fazer com que se esqueça de detalhes importantes.

Pensando nisso, para ajudar você a ter a melhor experiência possível, separamos a seguir algumas dicas valiosas a serem consideradas antes de se alugar um imóvel em Brusque. Acompanhe com atenção!

Avalie a localização e o tamanho do imóvel


A localização do imóvel é um dos fatores mais relevantes no momento da escolha. Quando visitá-lo, dê uma volta pela vizinhança, conheça os serviços e comércios próximos, verifique a mobilidade, analise a distância até certos destinos e tenha certeza de que se trata de um local interessante.

O tamanho do espaço é outra variável a ser considerada. Se você mora sozinho e trabalha o dia inteiro, por exemplo, um imóvel grande pode ser bonito, mas dará mais trabalho. Já se você tem uma família grande, optar por um imóvel mais compacto talvez lhe traga dores de cabeça.

Observe se há problemas de usabilidade


Muita gente aluga um imóvel sem perceber as questões usuais. Exemplos simples são a instalação elétrica, a quantidade de tomadas e o formato delas, o encanamento, os pontos de televisão e internet, a possibilidade de ter animais de estimação e se há vaga de garagem.

A ideia é não ter problemas futuros com vazamentos ou escoamento de água, queima de aparelhos eletrônicos ou barreiras que atrapalharão sua rotina.

Ademais, prestar atenção nas condições do imóvel quanto à umidade, ao barulho e a “gambiarras” ou truques para cobrança indevida do aluguel é essencial. Assim, você pode ficar seguro de estar se mudando para um espaço que atenderá a todas as suas necessidades.

Preste atenção ao contrato de aluguel e à documentação do imóvel


E por falar em truques indevidos, é bom ficar atento ao contrato de aluguel antes de tomar qualquer decisão. Se o imóvel for locado com mobília, por exemplo, sente com o proprietário e anote tudo que há dentro do espaço, incluindo as coisas que estão com defeito.

Ainda, a documentação da casa ou do apartamento também precisa estar em dia, pois se houver qualquer irregularidade, o prejudicado pode ser você.

Nesse sentido, entra em cena a importância do corretor de imóveis envolvido no processo de locação. Como se trata de um profissional experiente e que entende do assunto, ele fará com que o processo seja válido e dentro das leis.

Analise os custos de moradia


Antes de escolher o melhor imóvel, é necessário que você tenha organização financeira para entender o quanto pode investir. Dessa maneira, em vez de acumular dívidas e correr o risco de ficar inadimplente, deve-se analisar os custos ligados ao imóvel do seu interesse.

Coloque na ponta do lápis o valor do aluguel, se há taxa de condomínio, a média gasta com água, luz e internet, se há rateio de gás, entre outros itens que impactam negativamente no seu saldo disponível.

Fique atento a questões de segurança


alugar um imóvel em brusque

Um ponto relevante é que de nada adianta encontrarmos um imóvel incrível e com vista panorâmica de tirar o fôlego se a segurança for precária. No fim, todo o investimento feito pode acabar sendo em vão, pois você não se sentirá confortável, nem seguro em seu próprio espaço.

Por isso, antes de fechar negócio, pesquise bem a respeito da região, analise o índice de criminalidade, confira se o imóvel tem uma estrutura segura e — mais importante ainda — converse com a vizinhança sobre o assunto. Lembre-se de que as pessoas ainda são a nossa maior fonte de informação!  

Venha morar em Brusque e aproveitar os atrativos da região


Como pudemos perceber, o aluguel é uma das práticas imobiliárias mais comuns entre os brasileiros. Seja pela possibilidade de mudanças futuras, seja por questões financeiras, alugar um imóvel pode ser tão reconfortante e empolgante quanto comprar uma casa ou um apartamento.

Brusque é uma cidade cheia de oportunidades nesse sentido. Para entender um pouco mais, sugerimos que leia nosso artigo “Custo de vida em Brusque: conheça quanto você precisa para viver bem na capital da indústria têxtil”, que dará maior segurança para a sua tomada de decisão!

E quando for procurar o imóvel ideal, lembre-se de que nós, da Imobiliária Moresco, temos opções incríveis disponíveis para locação. Confira nosso site e entre em contato com a gente para marcar uma visita e tirar suas dúvidas. Estamos de portas abertas para atender você!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)