Menu

A história da Havan em Brusque

Uma das mais famosas lojas de departamento do país, conheça aqui a história da Havan que nasceu em Brusque.

Brusque é conhecida no Brasil inteiro por ser um grande centro da indústria têxtil. Na cidade estão localizadas várias fábricas de tecidos e foi lá que nasceram várias marcas de vestuário.

Também foi em Brusque que nasceu uma das maiores e mais conhecidas lojas de departamento de todo o Brasil: a Havan.

E é sobre ela que vamos falar no artigo de hoje. Neste texto, você vai conhecer a história da Havan, como a loja está atualmente e algumas curiosidades que envolvem a ‘Casa Branca do Brasil’.

Fique conosco e acompanhe!

Brusque: Capital da Indústria Têxtil


A cidade de Brusque tem a sua história totalmente interligada com a história do surgimento de fábricas têxteis.

Isso porque alguns imigrantes poloneses trouxeram à cidade algumas técnicas de tecelagem. Inclusive foram eles os responsáveis pela fundação de algumas fábricas de tecidos.

É por isso que Brusque é considerado o Berço da Fiação Catarinense. 

Segundo historiadores, consta que a primeira tentativa de produção de tecidos na cidade foi feita em 1890, por João Bauer, junto com o os imigrantes poloneses, que eram conhecidos como os ‘tecelões de Lodz’.

Após isso, teares de madeira rústicos foram instalados na cidade, construídos pelos próprios poloneses, que receberam ajuda de Carlos Renaux.

Foi assim que foi fundada, em 1892, a Fábrica de tecidos Renaux S.A, considerada um ícone da indústria de tecidos na região sul do país.

Logo após, outras fábricas foram nascendo, e dessa maneira, essas indústrias dominaram a principal atividade econômica da cidade no século 20.

O paraíso das compras


Bem, pela história contada acima você pode entender os motivos pelos quais Brusque é considerada o paraíso das compras.

É que essas fábricas de tecido acabaram permanecendo e se fixando na cidade, fazendo com que Brusque fosse conhecida no Brasil todo como um grande centro de compras especialmente para lojistas.

Brusque abriga muitas fábricas e lojas que comercializam vestuários, cama, mesa e banho. Aliás, aqui no blog da Moresco já falamos sobre alguns shoppings em Brusque para ir às compras.

Muitas excursões levam comerciantes e varejistas para fazer compras na cidade, que comercializa vestuário e produtos de moda e de casa de qualidade e com preços acessíveis. 

Um dos mais famosos é a FIP - Feira da Moda em Brusque, que reúne diversas lojas que recebem varejistas de todo o país.

A Havan, uma das lojas mais famosas do Brasil


A Havan completou 34 anos e é uma das lojas mais famosas do Brasil. Impossível que pessoas que morem na região sul do país não conheçam a loja que tem na sua característica o monumento da Estátua da Liberdade.

Já quem não é morador da região, certamente fica curioso ao passar por uma das megalojas, que chamam muito a atenção pela arquitetura grandiosa. O que muitos não sabem é que a casa em que surgiu a Havan é exatamente a cidade de Brusque.

Confira um pouco da história e curiosidades sobre a Havan.

História


história da havan em brusque

A Havan nasceu em um espaço de apenas 45 metros quadrados, como uma pequena fábrica de tecidos. Foi fundada em junho de 1986 e contava com apenas um funcionário.

Luciano Hang, o dono da empresa, conta que iniciou a fábrica com um tear muito antigo, datado de 1940. 

Já em 1989, foi construída sua sede própria, na Rodovia Antônio Heil, localizada no Centro de Brusque. A estrutura atual desta loja principal tem cerca de 30 mil metros quadrados apenas de área de vendas.

Em uma dessas ampliações, a fachada da loja foi estilizada no estilo da Casa Branca, sede do governo americano - vamos contar mais sobre isso na área de curiosidades do texto.

Não demorou muito para a loja ser destaque no varejo nacional. A primeira filial da Havan foi aberta no ano de 1995, em Curitiba, no Paraná, no mesmo ano em que a Estátua da Liberdade foi implantada na sede de Brusque.

A Havan atualmente


Com 147 lojas físicas em 18 Estados no país inteiro, hoje, a Havan continua seguindo à risca a meta de ser a loja de departamentos mais completa do Brasil.

As suas lojas contam com artigos de decoração, utensílios para casa, cama, mesa e banho, ferramentas, jardim, beleza e saúde, eletrônicos, brinquedos e alimentos.

São, no total, mais de 100 mil variedades de produtos nacionais e importados - ‘com a melhor qualidade e o menor preço’, como costumam definir.

Só em 2020, ano em que comemora 34 aniversários, já investiu mais de R$ 300 milhões para que o ano seja encerrado com mais de 150 megalojas em todo o Brasil.

Atualmente, a empresa faz cerca de 10 mil contratações anuais em toda a rede. O objetivo do proprietário Luciano Hang sempre foi muito claro, e ele costuma dizer em entrevistas que quer “pintar todo o Brasil de azul”.

Por isso, o plano de expansão da Havan pelo país leva em conta um objetivo audacioso, mas que não está longe de ser cumprido.

Até 2022, a ideia é que todos os Estados do Brasil tenham uma Havan, e a meta principal é que se chegue a 200 lojas e 35 mil colaboradores.

Curiosidades sobre a Havan


Nome


O nome HAVAN vem da junção dos nomes de Luciano Hang, e o de seu ex-sócio, Vanderlei de Lima. No total, suas lojas contabilizam mais de 1 milhão de metros quadrados construídos.

Foi uma viagem a Washington, nos Estados Unidos, em 1994, que inspirou Luciano Hang a mudar a arquitetura da loja. Inspirado na sede do Governo nos EUA, Hang criou a ‘Casa Branca Brasileira’

Estátua da Liberdade


Em 1995, uma criança de 7 anos sugeriu a Luciano Hang que colocasse uma estátua da Liberdade na fachada. A primeira foi instalada em Brusque e o símbolo representa a liberdade de compras para os clientes

Em 2010, foi inaugurada a megaloja Parada Havan, na cidade de Barra Velha, SC. Ela conta com mais de 100 mil metros quadrados, e recebeu uma estátua da liberdade com 57 metros de altura - considerado o maior monumento do Brasil.

Mais de um milhão de produtos são movimentados todos os dias no centro de distribuição da loja, e cerca de 300 caminhões levam cargas por todo o país diariamente.

Conquistas


história da havan em brusque

Em 2014, Hang figurou no ranking do s 100 líderes de melhor reputação no Brasil, pela Consultoria Merco, publicado na Revista Exame.

No mesmo ano, a Havan atingiu o ranking dos 35 maiores varejistas do Brasil, pela Exame e Ibevar,  e ainda recebeu a comenda ‘Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana’, prêmio do governo italiano

No ano de 2019, a Havan conquistou a certificação ‘Great Place to Work’ e foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Conheça Brusque, o paraíso têxtil e casa da Havan


No texto de hoje você pôde conhecer um pouco melhor sobre a Havan, uma das lojas de departamento mais antigas do Brasil e que teve seu embrião em Brusque.

A Capital da Indústria Têxtil faz jus ao seu nome por tantas histórias empreendedoras que guarda, e também foi berço de marcas de vestuário como a famosa Colcci. 

Você já conhece Brusque? Já fez suas compras por aqui? Não esqueça de deixar nos comentários a sua opinião sobre o artigo de hoje e dicas para os próximos textos! 

Se você ainda não conhece Brusque, está convidado a ser feliz por aqui!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)