Menu

Por que a cidade de Brusque é destaque em Santa Catarina?

Brusque é uma cidade de pouco mais de 130 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE, que fica localizada no chamado Vale Europeu de Santa Catarina.

Conhecida como a Capital da Indústria Têxtil, por concentrar um grande número de fábricas de tecido e por ter sido pioneira no ramo, a cidade tem realmente muitos motivos para ser um grande destaque em Santa Catarina.

Um dos motivos é a qualidade de vida invejável e seu baixo índice de violência, o que a torna uma das cidades mais seguras do Brasil para se viver. E é claro que não para por aí.

No texto de hoje, nós vamos mostrar para você algumas curiosidades sobre Brusque e contar por que ela é uma cidade tão importante no contexto cultural e econômico em Santa Catarina.

Fique com a gente e descubra porque Brusque é um destaque no nosso Estado.

Panorama geral da cidade


Fonte: O Municipio



Colonizada por alemães e poloneses, a cidade de Brusque começa sua história pelos idos de 1860, nas terras localizadas à margem direita do Rio Itajaí-Mirim.

Mas foi oficialmente em 1890 que a cidade recebeu o nome de Brusque, em homenagem a Francisco Brusque, que à época era presidente da província e recebeu a ordem para o início da colonização do Itajaí-Mirim.

Com o passar dos anos, a colônia aumentou rapidamente, e a maioria dos moradores vinha de regiões da Alemanha.

A cidade ganhou como herança características bem marcadas dos colonizadores. Tanto a arquitetura quanto a gastronomia e as festas populares são herdadas da cultura alemã. 

Localizada a 108 km de distância da Capital Florianópolis, Brusque é um importante destino turístico para milhares de visitantes de todo o Brasil, que encontram na cidade, muito mais do que a Capital Têxtil, um polo cultural e de belezas naturais.

Além de ser parada obrigatória de lojistas e de pessoas que procuram peças de vestuário e cama, mesa e banho a preço de fábrica, a cidade é marcada por festas como a Fenarreco e a Fenajeep - a Festa Nacional do Jeep.

Brusque também é destaque para quem busca passeios ao ar livre e muita natureza. O Parque das Esculturas, um parque com obras de artistas renomados, é uma alternativa para relaxar e curtir o dia, entre muitas outras opções.

Uma das melhores cidades do Estado


Fonte: Portal da cidade de Brusque



Brusque é, sem dúvidas, uma das melhores cidades do Estado de Santa Catarina. E nós dizemos isso por vários aspectos.

Além de ser a cidade mais segura do Brasil - considerada também a ‘Capital da Paz’ - vários outros atributos justificam essa fama. 

E claro que entre elas podemos citar a sua localização privilegiada - iremos falar disso mais tarde - , suas belezas naturais, a qualidade de vida e a segurança.

A Capital Têxtil está listada entre as 11 cidades catarinenses do ranking das 100 melhores cidades para se investir em negócios, de acordo com publicação da Revista Exame.

O estudo fez uma análise detalhada de 28 indicadores que avaliam questões envolvendo perfil sociodemográfico, econômico, saúde, educação, perfil financeiro, transporte e infraestrutura.

Outro dado importante mostra o panorama de uma das melhores cidades do Estado: nos últimos 15 anos, Brusque recebeu cerca de 45 mil pessoas de fora, o que representa um dos maiores crescimentos populacionais do país.

Pontos que fazem de Brusque um destaque em SC


Fonte: G1



Mas, afinal, o que faz de Brusque um destaque em Santa Catarina? Abaixo vamos falar de alguns aspectos que se destacam. Acompanhe/

Localização


Como mencionamos anteriormente, a localização de Brusque no Estado de Santa Catarina é privilegiada. Isso porque a cidade é vizinha de outros locais que são ótimos para fazer aquele passeio rápido, para turistar ou fazer compras.

Partindo de Brusque, em até uma hora é possível chegar em praias - como a badalada Balneário Camboriú, ou à capital Florianópolis, entre muitas outras - , festivais cervejeiros, e até o Parque Beto Carrero, por exemplo.

A cidade também fica pertinho de atrações e belezas naturais como trilhas, rios e cachoeiras que estão no Vale Europeu. 

O chamado Vale da Cerveja - que inclui Blumenau, Gaspar, Pomerode, Ibirama e Timbó - também pode ser visitado em um bate-e-volta. 

Confira aqui várias cidades que ficam bem perto de Brusque e que valem a sua visita

Segurança


a cidade de brusque

Fonte: O Município



Não é novidade no blog, mas reforçamos sempre: um dos motivos que fazem Brusque se destacar em meio às outras cidades catarinenses é que a capital têxtil é a cidade menos violenta do país para se viver.

A taxa de homicídios na cidade representa um número muito abaixo da média nacional: quase oito vezes menos.

Brusque foi escolhida pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a cidade mais pacífica do Brasil para se viver entre as que têm mais de 100 mil habitantes. 

O índice de solução de crimes também contribui para a segurança, já que cerca de 90% dos casos de crime que acontecem em Brusque são solucionados na cidade, com a integração de forças de segurança e estruturas policiais.

É claro que esse também é um dos motivos que fazem a cidade ser cada vez mais procurada por moradores que buscam qualidade de vida e tranquilidade no dia a dia.

Qualidade e expectativa de vida


qualidade de vida em brusque

Fonte: Portal Brusque



Além de tudo isso, Brusque também é conhecida por ter a maior expectativa de vida do Brasil. Graças à implantação de projetos e programas sociais do município, que dão acesso à moradia, saúde, alimentação e educação.

De acordo com informações divulgadas pelo Atlas Brasil, a expectativa de vida de quem nasce e mora em Brusque é em média de 78,6 anos.

Não bastasse esses dados, a cidade de Brusque também tem um alto índice de desenvolvimento humano (IDH), o que possibilitou à Brusque a primeira colocação no ranking catarinense de desenvolvimento social, de acordo com pesquisa da Editora Abril em 2014.

A taxa de alfabetização, esperança de vida ao nascer, população extremamente pobre e índice de desenvolvimento humano dos municípios foram os itens levados em conta no levantamento.

Economia forte


Não é novidade para ninguém que o carro chefe da economia de Brusque é a indústria têxtil. Afinal de contas, foi lá que nasceram marcas  consagradas no vestuário, como Colcci, e também onde nasceu a Havan, fundada como uma pequena loja de atacado de tecidos, e que hoje é uma das maiores lojas de departamentos do país.

E inclusive é em Brusque que estão localizadas grandes fábricas de tecidos, que atraem lojistas e público que busca materiais de qualidade com preços acessíveis.

Mas para além disso, a cidade de Brusque também é referência na indústria metal mecânica, com produção de equipamentos eletromecânicos para veículos automotivos, por exemplo, e também de serviços metalúrgicos.

Também foi em Brusque que foram criadas as urnas eletrônicas, que modernizaram o processo de votação no Brasil,  e as primeiras geladeiras da marca Cônsul, nos idos de 1945.

Tudo isso ajudou e ainda ajuda a movimentar a economia da cidade. Como resultado desse fomento está o quinto lugar no ranking de geração de empregos, atribuído a Brusque em 2018 e que fez com que ultrapassasse cidades como Blumenau e Itajaí.

Encante-se por Brusque você também


a cidade de brusque em santa catarina

Como você pode perceber com o texto de hoje, Brusque é encantadora em vários aspectos. Se você procura uma cidade para morar com tranquilidade e qualidade de vida, com certeza seu lugar é aqui. 

E se ainda não está convencido, não deixe de conferir 6 motivos para você morar em Brusque.

Além disso, Brusque também é a cidade perfeita para você investir em imóveis para ter mais uma renda extra. Pensou em morar ou investir na cidade que é sinônimo de qualidade de vida? 

Entre em contato conosco e vamos juntos encontrar o melhor imóvel para você!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)