Menu

6 motivos para você morar em Brusque

Se você está se perguntando como é morar em Brusque, esse artigo pode te auxiliar. Pioneira na fabricação de tecidos, também pode ser chamada de cidade da paz. 

Brusque, em Santa Catarina, é uma das cidades mais pacíficas do Brasil e tem a primeira colocação no ranking catarinense de Desenvolvimento Social, segundo pesquisa Urbam System em parceria com a Revista Exame da Editora Abril, em 2014. 

Distante 108 quilômetros da capital Florianópolis, a cidade fica no Vale do Itajaí e guarda heranças das colonizações alemã, italiana e polonesa. 

Os seus 134 mil habitantes - população estimada em 2019, de acordo com o IBGE - sentem a segurança de viver na cidade que tem um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do Brasil - está na posição 56 entre os mais de 5.500 municípios brasileiros. 

O investimento na educação e na saúde e a geração de empregos na indústria têxtil são alguns fatores que levam a entender o porquê morar em Brusque tem sido escolha de muitas pessoas.

Acompanhe a seguir um pouco mais sobre a cidade e os principais motivos que fazem dela uma ótima opção.

História de Brusque


A história da colonização de Brusque começa nas terras localizadas à margem direita do Rio Itajaí-Mirim. 

Em julho de 1860, desembarcou em Itajaí a primeira leva de 55 colonos alemães, cujo núcleo foi chamado de "Colônia Itajahy". 

A cidade foi batizada de Brusque, em homenagem a Francisco Carlos de Araújo Brusque, presidente da província de Santa Catarina na época da fundação da colônia. 

O município foi instituído em 23 de março de 1881, ainda com nome de São Luiz Gonzaga, e recebeu o nome atual em 1890.

A economia de Brusque


Brusque é a capital da indústria têxtil, que também é o carro-chefe da economia local. 

Foi lá que nasceram marcas  consagradas no vestuário, como Colcci, e também foi onde nasceu a Havan, fundada como uma pequena loja de atacado de tecidos, e que hoje é uma das maiores lojas de departamentos do país.

A cidade também é referência na indústria metal-mecânica. Peças produzidas na cidade são responsáveis pelo funcionamento de veículos automotivos, equipamentos eletromecânicos e serviços metalúrgicos.

Foi lá que se originaram as primeiras geladeiras da marca Consul, em 1945.  Também em Brusque foram criadas as urnas eletrônicas, que modernizaram o processo de votação no país.

Tudo isso ajuda a fomentar a economia da cidade, que vem em ascensão nos últimos anos. Só em 2018, o município subiu para quinto lugar no ranking de geração de empregos, ultrapassando importantes cidades, como Blumenau e Itajaí.

6 motivos para morar em Brusque


Quando o assunto é escolher uma cidade com qualidade de vida e segurança, Brusque passa na frente em muitos quesitos. Veja abaixo alguns motivos para morar em Brusque:

1. A cidade mais segura do Brasil para se viver


O Estado de Santa Catarina tem a cidade menos violenta do país para se viver, e essa cidade é Brusque. 

Segundo pesquisa exclusiva do Ipea e do Fórum Brasileiro de segurança pública, Brusque é a cidade mais pacífica do Brasil entre as que têm mais de 100 mil habitantes. Ou seja: tem a menor taxa de mortes violentas do país. 

Aqui, a taxa de homicídios está bem abaixo da média nacional: em 2016, a taxa de assassinatos de todo o ano teve uma média de 4,8 a cada 100 mil moradores. Isso representa quase oito vezes menos do que a média nacional de assassinatos.

morar em brusque

2. Índice de solução de crimes


Outro bom motivo para você morar em Brusque é o elevado índice de solução de crimes - a maioria pequenos furtos - e punição dos responsáveis. 

Em média, 90% dos casos de crime são solucionados na cidade. Tudo graças à integração das forças de segurança e a estrutura das polícias.

Mas não é só os casos de pequenos furtos que têm uma alta resolução de crime: no caso dos crimes mais violentos, a polícia resolve 85% deles. 

O que também funciona como resposta para o combate da criminalidade é a Rede de Vizinhos, uma integração entre as polícias e os moradores. 

Em grupos de WhatsApp, a população informa movimentos suspeitos e as mensagens são monitoradas pelos policiais. Assim, a polícia consegue solucionar os casos de uma maneira mais rápida.

3. Capital da Indústria Têxtil


Brusque é uma das cidades mais estruturadas para quem quer fazer compras, especialmente roupas e tecidos. É que ela é a cidade com o maior polo têxtil do Estado e um dos maiores do país, sendo a pioneira na fabricação de tecidos. 

Este mercado impulsionou a criação de uma estrutura com diversos centros comerciais, que transformam a cidade  em uma grande distribuidora de moda a pronta entrega, atraindo compradores de todo o país. 

São cerca de 9 mil  empresas de indústria têxtil e fábricas de tecidos que geram milhares de empregos no município.

Entre os destaques, Brusque conta com o Stop Shop, a Fip, os shoppings atacadistas na Rodovia Ivo Silveira e ainda conta com a sede da Havan.

morar em brusque

4. Alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)


Brusque tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e isso fez com que recebesse a primeira colocação no ranking catarinense de Desenvolvimento Social, segundo pesquisa da Editora Abril em 2014. 

O levantamento levou em conta itens como população extremamente pobre, índice de desenvolvimento humano dos municípios, taxa de alfabetização, esperança de vida ao nascer.

A expectativa de vida em Brusque é considerada a maior do Brasil. A implantação de projetos e programas sociais do município dão à população acesso à moradia, saúde, alimentação e educação, e essa é uma resposta para o aumento da qualidade de vida da comunidade. 

Segundo o IBGE, o IDH de Brusque é de 0,795 na escala que vai de 0 a 1.

5. Atividades e atrações culturais


Brusque também é palco para grandes festas e atrações culturais, que ajudam a fomentar a  economia do Estado. 

Uma delas é a Fenarreco, a Festa do Marreco, que é realizada em outubro, celebrando as tradições dos colonizadores alemães, e desde 1985 atrai turistas de todo o país.

A Festa das Etnias, desde 2009 também atrai o público da própria cidade, com gastronomia, danças típicas alemãs, italianas e polonesas, que mantêm viva a tradição dos descendentes. 

A cidade ainda conta com eventos como a Fenajeep e rodadas de negócios.

morar em brusque

6. Cidade para investir em negócios


Brusque está listada entre as 11 cidades catarinenses no ranking da Revista Exame das 100 melhores cidades para se investir em negócios.  

O estudo analisou 28 indicadores que levam em conta questões envolvendo perfil sociodemográfico, econômico, saúde, educação, financeiro, transporte e infraestrutura.

Além disso, nos últimos 15 anos, a cidade recebeu 45 mil pessoas de fora, um dos maiores crescimentos populacionais do Brasil.

Qualidade vida para todos


Se você está em busca de maior qualidade de vida para sua família, com ótimas atrações e lazer, Brusque é uma ótima opção.

Como você acabou de acompanhar, são muitos os motivos para você morar nessa cidade encantadora do Vale do Itajaí. 

Principalmente devido a segurança que oferece aos seu moradores, cada vez mais tem atraído os olhos de quem busca tranquilidade e bem estar.

Gostou das dicas?  Não esqueça de deixar suas impressões nos nossos comentários.  

Se você está pensando em morar em Brusque e deseja encontrar as melhores opções de imóveis, fale com a nossa equipe e vamos ajudá-lo a encontrar!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)